Servidão aeronáutica da antiga base da Ota vai ser reduzida

Pista da antiga base de Ota passará a ser utilizada 
apenas para voos visuais
A servidão aeronáutica da antiga base da Ota está a ser revista com o objectivo de reduzir substancialmente a área abrangida, na qual não é permitida a construção. A informação foi prestada pelo presidente da Câmara de Alenquer, com base em contactos informais que manteve com responsáveis da Força Aérea Portuguesa, considerando Jorge Riso que se trata de “uma boa notícia para o Município e em especial para os munícipes que, por força da lei em vigor desde 1958, têm estado impossibilitados de construir em determinadas zonas como forma de salvaguardar a segurança e a normalidade do tráfego aéreo”.
“A alteração que está a ser equacionada, no sentido de ser reduzida a área de servidão aeronáutica, tem a ver com a transferência da realização de voos por instrumento para outros aeródromos, passando a pista de Ota a operar apenas para voos visuais, que serão mais limitados em termos de área abrangida, o que já é uma grande ajuda”, explicou ao Nova Verdade o edil alenquerense, assumidamente agradado com a perspectiva de a medida – há muito reclamada pela autarquia – vir a tornar-se realidade a breve trecho.

Notícia desenvolvida na edição de 01JUL2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Estudantes de Alenquer e Alcochete conquistam troféu no mundial de robótica

A equipa vencedora, com os alunos Mário Amaro 
e  João Silva, e a coordenadora Carla Bettencourt 
A equipa de Alenquer/Alcochete, integrada na Seleção Portuguesa de Robótica, sagrou-se campeã do mundo, na modalidade Superteam Primary, no Campeonato do Mundo de Robótica – RoboCup 2012, que decorreu na Cidade do México, de 18 a 24 de Junho.
Constituída por um aluno de Alenquer, Mário Amaro (11 anos), e por um aluno de Alcochete, João Silva (13 anos), a equipa vencedora foi acompanhada pelos professores Carla Bettencourt e Carlos Rosa, coordenadores dos respetivos Clubes de Robótica dos Agrupamentos Damião de Goes e D. Manuel I, contando com o apoio técnico, via videoconferência, do professor Carlos Amaro, que por motivos profissionais não se pôde deslocar ao México. Os dois estudantes partiram para o mundial de robótica com muita determinação e empenho, com cinco robots para colocar em palco e uma coreografia pensada ao pormenor e preparada com a ajuda da professora Alda. 
Cinco dias de trabalho, no World Trade Center, na Cidade do México, resultaram num primeiro lugar da Superteam Primary.

Notícia desenvolvida na edição de 01JUL2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conheça os títulos da edição de 01JUL2012 do jornal Nova Verdade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Governo chumba parque eólico na Serra de Montejunto

Projecto da Ventinveste previa um investimento de
45 milhões de euros na instalação de 17 aerogeradores 
O secretário de Estado do Ambiente, Pedro Afonso de Paulo, decidiu chumbar o projecto de construção do parque eólico do Cercal, na Paisagem Protegida da serra de Montejunto (PPSM). A decisão surpreendeu os promotores e agradou aos ambientalistas.
No parecer desfavorável emitido a 30 de Maio, o secretário de Estado afirma que o projecto “acarreta impactos negativos muito significativos sobre o território” nos domínios geológico, paisagístico e patrimonial, e tem “potenciais impactos significativos sobre os valores ecológicos”. Estes impactos, considera o governante, não são minimizáveis.
O projecto, lançado pela empresa Parque Eólico do Planalto, do universo Ventinveste (detida em 49% pela Galp Energia), previa um investimento de 45 milhões de euros na instalação de 17 aerogeradores de 2050 kW e respectivos acessos, e ainda uma linha eléctrica de 60 kV. O parque estava projectado para uma área de 636 hectares em plena PPSM e num Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, no concelho do Cadaval, distrito de Lisboa.
O administrador executivo da Ventinveste, António Sá da Costa, admite que a decisão do Governo surpreendeu a empresa. O projecto foi “estudado à exaustão e com todo o detalhe”, prevendo medidas de minimização e compensação “compatíveis” com os eventuais impactos ambientais, garante.
A empresa está a analisar os fundamentos da decisão de Pedro Afonso de Paulo para depois decidir o futuro do projecto e avaliar os impactos deste chumbo. “Na envolvente do ponto de recepção atribuído pelo Governo, não existem alternativas viáveis para a sua localização [do parque]”, diz Sá da Costa.
As associações ambientalistas, como a Quercus, a Alambi e o Espeleo Clube Torres Vedras, mostraram-se desde o início contra o projecto por este prever a instalação de dois aerogeradores perto de um abrigo de morcegos onde existem espécies ameaçadas, como o morcego-de-peluche e o morcego-de-ferradura-mediterrânico. Este foi também um dos impactos negativos da construção do parque que pesaram na decisão do secretário de Estado do Ambiente.
Paulo Lucas, da Quercus, considera que o chumbo representa “uma grande decisão para a conservação dos valores naturais em Portugal”.
Posições contraditórias
O processo de avaliação de impacto ambiental do projecto foi marcado por posições contraditórias do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e da Câmara do Cadaval.
O ICNB emitiu um parecer favorável condicionado à construção do parque, concluindo que “não se prevê” que a instalação das torres “possa colocar em risco a integridade do sítio nem que acarrete impactos muito significativos sobre espécies e habitats protegidos”.
Mas enquanto membro da Comissão Directiva da PPSM, o ICNB deu nota negativa ao projecto, em “solidariedade” com a posição das autarquias. Esta comissão integra representantes das câmaras do Cadaval e de Alenquer (concelhos abrangidos pelo projecto), e o parecer negativo foi decidido por unanimidade.
A Câmara do Cadaval, depois de ter votado contra o parque na Comissão Directiva, acabou por assumir uma posição diferente. "A câmara deliberou, por maioria, manifestar interesse na construção do parque eólico, que será uma mais-valia financeira para o concelho, mas não a qualquer custo", afirmou, em Março, o vereador socialdemocrata Vítor Lemos.
A autarquia era favorável ao projecto desde que fossem corrigidos alguns aspectos. É o caso do traçado da estrada para o transporte do equipamento necessário à montagem das torres eólicas, que está projectada para um terreno onde a câmara quer criar um parque temático.
Vítor Lemos escusou-se agora a comentar a decisão do Governo, limitando-se a dizer que a autarquia vai “analisar os fundamentos” do chumbo.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Suspeitos de assalto a ourivesaria julgados

Tentativa de assalto ocorreu em 
Novembro do ano passado
O Tribunal de Alenquer está a julgar um caso de assalto à mão armada ocorrido em Novembro a uma ourivesaria do Carregado, seguido de tiroteio entre o proprietário do estabelecimento e os assaltantes, um dos quais ficou ferido.
Os quatro arguidos, entre os 21 e os 28 anos, são acusados dos crimes de roubo qualificado na forma tentada, de falsificação de matrículas automóveis e de detenção de arma proibida. Dois deles estão ainda acusados de crime de incêndio e um outro de homicídio qualificado, na forma tentada.
O julgamento prossegue na quarta-feira, com a audição de testemunhas de defesa e com alegações finais, e reporta-se a factos ocorridos a 3 de Novembro do ano passado.
Segundo a acusação, a que a agência Lusa teve acesso, a 2 de Novembro, os arguidos furtaram em Santo António dos Cavaleiros, Loures, um automóvel, agredindo fisicamente de forma violenta a condutora, e retiraram as respectivas chapas de matrícula, instalando outras falsas.
No dia seguinte, deslocaram-se de Loures ao Carregado, onde por volta das 10h00 se dirigiram à ourivesaria empunhando uma caçadeira furtada. Como a porta estava fechada, partiram os vidros da montra com martelos.
Os actos chamaram a atenção do proprietário da ourivesaria, que se encontrava na casa-de-banho e que regressou apontando a arma de defesa pessoal aos assaltantes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fogo em sucateira

.
Uma sucateira em Casal das Eiras, Alenquer, ficou ontem parcialmente destruída por um incêndio, que não causou feridos. Devido ao forte vento que se fazia sentir, o fogo propagou-se ao mato circundante, obrigando à intervenção de quatro corporações de bombeiros, com 13 veículos e 41 homens.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crise directiva no Carregado com fim à vista

                 José Aurélio Lameiras reconsiderou e vai recandidatar-se        
José Aurélio Lameiras vai recandidatar-se ao cargo de presidente da Associação Desportiva do Carregado (ADC), colocando assim um ponto final na crise directiva do clube.
A ADC está a ser gerida desde 1 de Junho por uma comissão administrativa, liderada precisamente por José Aurélio Lameiras, que se tinha manifestado indisponível para um segundo mandato.
O anúncio foi feito na assembleia-geral realizada na noite de quarta-feira, durante a qual voltou a não ser apresentada qualquer lista para os corpos sociais do clube.
José Aurélio Lameiras explicou à Rádio Voz de Alenquer as razões que o levaram a reconsiderar a sua posição e a avançar para um novo mandato de dois anos na presidência da direcção da ADC.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cruzamento perigoso no Carregado à espera de soluções

Acidentes no cruzamento são uma 
constante  (Foto: M@is Alenquer)
O perigoso cruzamento à entrada do Carregado, na intercepção da Estrada Nacional 1 com a Estrada Nacional 3, continua sem uma solução. Em 2008 foi prometida uma variante para desviar o trânsito da zona onde todas as semanas há acidentes, mas a variante ainda não saiu do papel. O processo para a construção da variante está parado e não se prevê que seja implementado atendendo às dificuldades financeiras. Entretanto a Câmara de Alenquer está a tentar encontrar outras soluções, mas recusa a instalação de uma rotunda ou semáforos porque isso causaria enormes filas de trânsito.
A variante era a única forma de ajudar a escoar o trânsito para Vila Franca e Azambuja e assim reduzir a sinistralidade de um cruzamento que, segundo a GNR, regista um acidente todas as semanas e que serve milhares de condutores por dia, dos concelhos de Azambuja, Alenquer e Vila Franca de Xira. A variante iria ligar Vila Nova da Rainha, no concelho de Azambuja, à central termoeléctrica da Vala do Carregado, concelho de Vila Franca de Xira, permitindo desviar a grande quantidade de camiões que passam pelo centro do Carregado.
No cruzamento confluem quatro estradas muito movimentadas, o que torna difícil o cumprimento da regra da prioridade, provocando acidentes com regularidade tal como o que se verificou na última semana, entre um ligeiro e um pesado. O problema é antigo e assumido pelos autarcas locais mas pouco tem sido feito para ser resolvido. A Câmara de Alenquer já havia garantido, em 2008, que a construção de uma rotunda “estava fora de hipótese” e a regulação do trânsito com semáforos causaria filas “insuportáveis”. Fonte da autarquia refere agora que o município está a estudar alternativas.
No local os comerciantes trabalham de porta fechada por causa do barulho e os moradores deparam-se com passeios demasiado estreitos que os obrigam a caminhar pela estrada. A maioria diz estar revoltada com o facto de nada ter ainda sido feito para minimizar ou mesmo resolver o problema.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Governo quer avançar com posto da GNR no Carregado

-
O Ministério da Administração Interna vai avançar com a instalação um posto da GNR no Carregado, concelho de Alenquer, um anúncio que deixou hoje satisfeitos os autarcas que têm alertado para o aumento populacional e da criminalidade violenta.
"O senhor ministro já se tinha comprometido junto da câmara e é uma boa notícia", disse à agência Lusa o presidente da câmara, Jorge Riso (PS), que espera que a candidatura à regeneração urbana da vila possa ser aprovada para obter fundos comunitários necessários a adaptar as instalações, onde o posto vai funcionar.
À margem de um jantar do PSD na segunda-feira à noite no Carregado, o governante afirmou à agência Lusa que "há luz verde" para se instalar o posto da GNR na vila, uma situação que "carece de intervenção prioritária" da tutela, admitiu.
Miguel Macedo adiantou que já houve uma visita ao Carregado da Direção-Geral das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança para conhecer possíveis localizações. O ministério está "a avaliar" a hipótese de instalar o futuro posto da GNR na antiga escola do primeiro ciclo do Carregado, uma localização proposta pela câmara municipal, e está a encetar medidas no sentido de "mobilizar" o dispositivo policial necessário.
A Câmara de Alenquer aprovou, por unanimidade, uma moção enviada ao Ministério da Administração Interna, a alertar para os problemas de insegurança no Carregado e a propor localizações para instalar o novo posto.
A proposta foi apresentada pelos vereadores da coligação PSD/CDS-PP. O vereador e presidente da concelhia do PSD de Alenquer, Nuno Coelho, lembrou ao ministro que, entre 1991 e 2001, a vila do Carregado cresceu 116 por cento e cresceu 23 por cento, de acordo com os últimos Censos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Gasóleo mais barato só com dinheiro na mão

Depois de se ter tornado conhecido por vender o terceiro gasóleo mais barato do País, o posto de combustível Prio, do Pingo Doce de Alenquer, tem nos últimos dias perdido um número considerável de clientes. Tudo porque não está a aceitar cartões Multibanco e de Crédito, para descontentamento de muitos utentes, que não indo prevenidos com dinheiro na mão acabam por ter que se deslocar a outros postos de combustível da região para abastecer. 
Nas próprias bombas, foi afixado um aviso informando que “Multibanco e Visa [estão] fora de serviço”. Não é dada qualquer explicação se o terminal de pagamento está avariado ou se, pura e simplesmente, não são aceites, a partir de agora, pagamentos com cartões. Quando questionados, os funcionários dizem “nim”. Os utentes, esses, não escondem o mal-estar gerado, tendo em conta que se trata do único posto de combustível existente na vila de Alenquer. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Medidas apertadas para carros abandonados

A autarquia refere que existe um número crescente
 de veículos abandonados no concelho
Entra em vigor no próximo dia 22 de Junho o “Regulamento Municipal de Remoção de Veículos em Situação de Abandono, ou em Estacionamento Indevido ou Abusivo”, documento que pretende “responsabilizar os proprietários de veículos em fim de vida, bem como todos os intervenientes com competências para a fiscalização”. 
Verifica-se hoje na área concelhia uma situação crescente de veículos abandonados, em circunstâncias que causam dificuldades para a normal circulação e estacionamento, e também prejuízos de ordem ambiental com a degradação de veículos em locais públicos, o que, segundo a Câmara de Alenquer, impõe uma resposta urgente por parte do município.
Face a tais preocupações, tendo ainda em consideração o que se dispõe no Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 114/94 de 3 de Maio, revisto e republicado pelo Decreto-Lei n° 44/2005 de 23 de Fevereiro, bem como as suas posteriores alterações, em matéria de princípios de prevenção da sinistralidade, aumento da segurança rodoviária e fluidez de tráfego, “pretende-se com este regulamento, de um modo geral, disciplinar as ações e procedimentos necessários à remoção e recolha de veículos abandonados, ou cujo estacionamento seja considerado indevido ou abusivo, na área do município de Alenquer”.

Notícia desenvolvida na edição de 15JUN2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mega-operação da GNR apanha traficantes de droga

GNR deteve quatro indivíduos no Carregado
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Alenquer deteve, no dia 14, no Carregado, quatro indivíduos, com idades entre os 20 e os 26, anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
No âmbito da operação foram realizadas seis buscas domiciliárias nas localidades de Carregado (Alenquer), Camarate (Loures) e Vialonga (Vila Franca de Xira), tendo resultado na apreensão do seguinte material: 100 doses individuais de cocaína e 350 de haxixe; € 1960,00; um revólver; munições; uma réplica de arma de fogo; duas viaturas ligeiras; 13 telemóveis; cinco relógios; vários aparelhos eletrónicos; uma consola de jogos; rádios, leitores MP3, computadores, impressoras, auriculares, amplificadores; objetos em ouro e material de corte e acondicionamento de produtos estupefacientes.
Foram ainda identificados quatro potenciais consumidores com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos. Um dos detidos possui antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, cumprindo atualmente a medida de coação de trabalho comunitário. Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Alenquer, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas. A operação envolveu um total de 29 militares e contou com a colaboração de militares do NIC de Vila Franca de Xira, do Destacamento de Intervenção, do Posto Territorial de Alenquer e quatro binómios cinotécnicos da Unidade de Intervenção, bem como de agentes da PSP de Sacavém.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Paulo Matias é candidato único à Concelhia do PS

Paulo Matias assume como principal desafio a reconquista
da maioria absoluta na câmara
Recuperar a maioria absoluta do Partido Socialista na câmara e vencer as freguesias do concelho, nas Autárquicas de 2013, é o principal objectivo de Paulo Matias, candidato único à presidência da comissão política concelhia do PS de Alenquer. 
As eleições estão marcadas para esta sexta-feira, dia 15, e o presidente da Junta de Santo Estêvão será, assim, o sucessor na liderança do actual número dois do executivo camarário, João Hermínio, que tal como o edil Jorge Riso não integra a lista única proposta a sufrágio dos 135 militantes com quotas em dia.
Em declarações ao Nova Verdade, Paulo Matias, de 49 anos, coordenador geral de serviços comerciais do Grupo Caixa Geral de Depósitos, revela que outra prioridade assumida pela sua candidatura “será revitalizar as estruturas locais do partido, tendo como meta atingir 400 militantes socialistas no concelho”.

Notícia desenvolvida na edição de 15JUN2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conheça os títulos da edição de 15JUN2012 do "Nova Verdade"


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

«Autarquias passam sérias dificuldades»

Jorge Riso   diz que o aumento da tarifa 
de resíduos sólidos urbanos é de cerca de 3 euros
Jorge Riso, Presidente da Câmara de Alenquer, sobre a subida de 1240% na tarifa de resíduos sólidos urbanos

Correio da ManhãA autarquia de Alenquer vai aumentar as tarifas dos resíduos sólidos urbanos de 0,5 euros para 6,7 euros. O que motiva o aumento?
Jorge Riso – A nossa taxa tinha 22 anos, nunca tinha sido actualizada e não estava de acordo com a lei, que limita uma taxa fixa e variável. Estávamos a cobrar o mínimo, que não suporta os custos com a recolha e tratamento do lixo: 1300 mil euros anuais. Aplicámos apenas o que é exigido pelo regulador.

Justifica-se um aumento de 1240%?
– Como a taxa é indexada ao consumo da água, estamos a falar de cerca de três euros a mais por mês, são apenas alguns cafés. Só poderá atingir esse valor em grandes clientes empresariais.

A população compreende o aumento em tempo de crise?
– Creio que sim, porque estamos a falar de um serviço que serve todos os munícipes, mas há uma série de isenções para famílias numerosas ou carenciadas. Hoje pagam todos o mesmo valor, munícipes e empresas, e assim há muitos que ficam beneficiados e deixam de pagar. É uma medida de inteira justiça.

As dificuldades da autarquia levaram ao aumento?
– Neste momento, a autarquia está a subsidiar o serviço porque cobra um terço do que ele custa. No momento em que as câmaras deixam de ter receitas e o governo corta outras, como o IMI, é natural que passem sérias dificuldades.

Quando entra em vigor o aumento?
– Possivelmente só depois de Setembro. Foi aprovado em reunião de Câmara, tem de ir à Assembleia Municipal e tem de ser aprovado pela entidade reguladora, mas o aumento será aplicado na factura de forma gradual, ao longo de três anos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Câmara aprova aumentos de 1240 por cento nas tarifas do lixo

Presidente da câmara diz que  autarquia 
"foi obrigada  a proceder à atualização de valores"  
A câmara de Alenquer decidiu aumentar de 0,50 para 6,7 euros as tarifas dos resíduos sólidos urbanos, cobradas aos cidadãos do concelho na fatura da água, devido às dificuldades financeiras, disse hoje o presidente da câmara.
"A câmara nunca tinha atualizado as tarifas e não estava a aplicar as regras impostas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos [ERSAR] e, por causa das dificuldades financeiras, foi obrigada a proceder agora à atualização dos valores", afirmou o presidente da câmara, Jorge Riso (PS).
A tarifa refletida na fatura da água passa dos atuais 0,50 euros para 6,7 euros para a maioria dos cidadãos do concelho, consumidores domésticos com um gasto mensal de 15 metros cúbicos de água, e isenta juntas de freguesia, coletividades e organizações não governamentais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica fecha campeonato com derrota

             Encarnados terminam campeonato no 7.º lugar                            
A equipa de hóquei em Patins do Sport Alenquer e Benfica acabou por sair derrotada na deslocação ao reduto do Campo de Ourique, este sábado, em jogo da 30.ª jornada e que encerrou o Nacional da II Divisão.
Os alenquerenses não podiam ter entrado melhor no jogo e atingiram expressivos 0-4, com golos apontados por André Garção, Rúben Martins (2) e Pedro Lourenço. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa reduziu para 2-4.
Na segunda parte a formação encarnada cometeu inúmeros erros defensivos e permitiu a “cambalhota” no marcador ao adversário. Alex, Dário Santo e Rúben Martins ainda animaram a discussão do resultado, mas a equipa lisboeta acabou por conquistar os três pontos. 
O Alenquer e Benfica termina o campeonato no 7.º lugar, com 48 pontos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mantém-se impasse na Associação Desportiva do Carregado

-
Ainda não foi desta que a Associação Desportiva do Carregado ultrapassou a crise diretiva. Em assembleia-geral realizada na noite de quarta-feira, não foi apresentada uma vez mais nenhuma lista para os corpos sociais do clube.
José Aurélio Lameiras e restantes membros da direção que cessou funções no passado dia 31 de Maio voltaram a manifestar-se indisponíveis para assumir um novo mandato, apesar das pressões por parte de alguns associados.
A comissão administrativa constituída pelos elementos da direção cessante vai, assim, continuar em funções, pelo menos, até ao próximo dia 20, data para a qual ficou agendada nova reunião magna dos associados carregadenses, com vista à apresentação de listas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conheça os títulos da última edição do "Nova Verdade"

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ABC organiza 11º Torneio de Basquetebol

       Torneio decorre entre 8 e 10 de Junho                        
O Alenquer Basket Clube (ABC) organiza, entre 8 e 10 de Junho, a 11.ª edição do Torneio de Alenquer de Basquetebol. O evento realiza-se no Pavilhão Desportivo Municipal de Alenquer, e conta com a participação de nove clubes, nos escalões de sub14 e sub16, em ambos os sexos, e sub18 masculinos e sub19 femininos.
Entre os emblemas presentes na competição estarão Sport Algés e Dafundo, Atlético Clube de Moscavide, S.I.R. Pimpões, CEBI Basket Alverca, Amigos do Basquete da Covilhã, Scalipus Clube de Setúbal, Clube Recreativo de Palhavã e CTM Vila Pouca de Aguiar.
Complementarmente à competição, no dia 9, sábado, das 9h30 às 13h00, terá lugar no pavilhão da EB 2,3 Pêro de Alenquer um convívio de Mini-Basket.

Fonte: "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Única bomba de gasolina de Alenquer sem ar para os pneus

                                          CLIQUE PARA AMPLIAR                                                 
A única bomba de gasolina da vila de Alenquer – a Prio, do Pingo Doce – tem o equipamento de ar para pneus avariado há mais de um mês, não tendo conta o número de queixas dos utentes em relação a esta falha no serviço.
Os condutores que acedem àquele posto de combustível e tenham necessidade de proceder à regularização da pressão dos pneus do seu veículo dão de caras com um aviso, já gasto pelo tempo, informando que o equipamento está “temporariamente FORA DE SERVIÇO”. Certo é que os dias vão passando e não há maneira de o serviço ser reposto, obrigando os utentes a deslocar-se ao Carregado para concretizar a necessária regularização da pressão dos pneus das viaturas. 
De nada têm valido os protestos, já que os funcionários vão dizendo que “está pedida a reparação do equipamento e que se aguarda pela vinda dos técnicos...”. Por isso, a única solução passa mesmo por pedir o Livro de Reclamações… Talvez deste modo o serviço seja reposto rapidamente!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fogos ateados em mato e zonas agrícolas punidos com 1 a 8 anos de prisão

Zona rural do concelho de Alenquer é frequentemente 
pasto das chamas, muitas vezes originadas por queimadas
O crime de incêndio em mato e zonas agrícolas é agora punido com uma pena de prisão de um a oito anos, à semelhança dos fogos florestais, nos termos de uma alteração no artigo 274.º do Código Penal. Tendo em conta que um número significativo de ignições na zona rural e nas áreas florestais do concelho é originado por queimadas e fogueiras, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Alenquer vai promover uma campanha de sensibilização alertando os munícipes para a moldura penal em que, nos termos da nova legislação, incorrem no caso de provocarem incêndio em terreno ocupado com floresta, incluindo matas, ou pastagem, mato, formações vegetais espontâneas ou em terreno agrícola.
Os responsáveis do SMPC de Alenquer estão particularmente preocupados com a eventual falta de informação da população rural mais idosa em relação à criminalização dos crimes de incêndio em mato e zonas agrícolas, que foi introduzida por duas directivas europeias sobre crimes contra a natureza, actividades perigosas para o Ambiente e poluição, que foram transpostas para o ordenamento jurídico português, tendo entrado em vigor, através da referida alteração ao Código Penal, em 15 de Dezembro de 2011.  

Notícia desenvolvida na edição de 01JUN2012 do Nova Verdade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Seniores do Carregado ganham espaço próprio para convívio

Espaço de Convívio Sénior fica situado ao lado 
da Loja Social, nas antigas instalações do pré-escolar
A inauguração do espaço de Convívio Sénior, nas instalações do antigo jardim-de-infância do Bairro 25 de Abril, onde agora também funciona a Loja Social da freguesia, é um dos pontos em destaque no programa com que o Carregado irá assinalar, na segunda-feira, os 15 anos de elevação a vila.
“Foi a pensar no combate à solidão dos mais velhos que a junta de freguesia decidiu avançar com a criação do Convívio Sénior. Um equipamento social que é necessário na vila e que irá proporcionar a todos os seniores maiores de 50 anos um espaço de convívio e de lazer”, disse ao Nova Verdade o autarca do Carregado, José Manuel Mendes, adiantando que “o espaço vai ter várias actividades, como jogos tradicionais, jogo da malha, dominó e cartas, entre outros, assim como sala de televisão”. “Um espaço humilde, mas digno, criado com o objectivo de, pura e simplesmente, proporcionar que os seniores da freguesia se juntem e falem uns com os outros”, sublinhou.
José Manuel Mendes explicou que “o espaço de Convívio Sénior vai ser gerido por uma comissão de utilizadores, que será autossustentável e regulará toda a actividade”. “Será mais um empurrão para que no Carregado haja ligação entre todos”, rematou.

Fonte: "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer tem hoje mais 431 desempregados do que há um ano

Mais 431 pessoas ficaram desempregadas entre Abril de 2011 e Abril deste ano, no concelho Alenquer. Estes dados elevam para 2 360 o número de trabalhadores sem emprego no município e, apesar de alguma tendência de estabilização, consolida a preocupação que advém do crescente agravar do flagelo do desemprego no tecido social concelhio, que atinge números nunca vistos.
De acordo com as estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativas a Abril de 2012, a população desempregada no concelho de Alenquer é superior em 22,4% relativamente a igual período do ano passado. O número de pessoas que perderam o emprego subiu de 1855 para 2263, o equivalente a mais 408 desempregados, correspondendo os restantes 97 inscritos a indivíduos que procuram o primeiro emprego.

Notícia desenvolvida na edição de 01JUN2012 do Nova Verdade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Exames nacionais fora do calendário escolar obrigam câmara a despesa extra em transportes

Exames nacionais do 6º e 9º  anos obrigam autarquia a despesa extra
A câmara de Alenquer contestou hoje a marcação dos exames nacionais do 6º. e 9º. anos fora do calendário escolar, obrigando a autarquia a gastar mais 15 mil euros em transportes escolares.
"Não faz sentido que o Governo, que nos impõe a Lei dos Compromissos e nos pede contenção da despesa, tenha agendado a realização dos exames nacionais do 6º. e 9º. anos fora do calendário escolar, obrigando as câmaras a fazer despesas acessórias que não estavam programadas", afirmou o presidente da câmara, Jorge Riso (PS).
O autarca explicou que, de acordo com o contrato com a empresa que assegura o transporte dos alunos, entre os locais de residência e as escolas, os transportes escolares estavam previstos até 08 de junho, o último dia do ano letivo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội