Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço regressa a Alenquer

Dez anos após a estreia na Base Aérea da Ota, o Air Cargo Challenge, na altura organizado pela Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço, regressa a Alenquer para a segunda edição mundial, na qual participarão 31 equipas, vindas de 17 países. 
Competição bienal destinada não só a universitários de engenharia e ciências e tecnologia, mas também a engenheiros, tem como finalidade projetar e conceber uma aeronave que seja capaz de levantar o maior peso possível de carga útil, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento.
A história do Air Cargo Challenge remonta ao ano de 2003, com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (AEROUBI) a arrecadar o primeiro lugar. Dois anos depois conquista o terceiro lugar e, na edição de 2007, fica novamente em primeiro. Em 2009 é o anfitrião da competição, recebendo, na cidade da Covilhã, as 26 equipas inscritas, provenientes de nove países europeus. Há dois anos, na primeira edição mundial, vence novamente, resultado que valeu a esta associação independente sem fins lucrativos, inserida na European Association of Aerospace Students (EUROAVIA), a organização da competição pela segunda vez.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Miguel Ferreira reconduzido na liderança do Futebol Clube de Ota

Miguel Ferreira, 40 anos, vai continuar a liderar o FC Ota
Miguel Ferreira foi reeleito presidente da direcção do Futebol Clube de Ota numa assembleia-geral do clube, realizada no passado dia 12 de Julho, que ratificou, por unanimidade, a única lista candidata aos corpos gerentes. O experiente dirigente associativo otense, de 40 anos, conta com uma renovada equipa directiva para os próximos dois anos, que integra Pedro Gomes (vice-presidente), Sónia Delfim (tesoureira), João Manuel Mateus (secretário) e os vogais Luís Dias, João Gomes, Paulo Borges e Maria Fátima Mateus. A assembleia-geral será presidida por Lúcio Carvalho, que será coadjuvado por José Augusto Honrado (secretário) e Gui Fazendeiro (2.º secretário). Já o conselho fiscal será presidido por Diogo Carvalho, tendo como secretário Pedro Maia Santos e como relator José Carilho.

Notícia desenvolvida na edição de 01AGO2013 do jornal "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

AD Carregado estreia hóquei em patins sénior

Equipa carregadense é composta maioritariamente por ex-atletas do S Alenquer e Benfica
A Associação Desportiva do Carregado vai apresentar pela primeira vez no seu historial uma equipa de hóquei em patins.
Com alguns jogos particulares já realizados durante a passada época, os responsáveis por esta secção no clube a Norte de Lisboa achou que estavam criadas as condições para a participação nas competições oficiais. 
Sob orientação técnica de Acácio Rodrigues, esta equipa que é composta maioritariamente por atletas que fizeram a sua formação no Sport Alenquer e Benfica tem como objectivo a participação no Distrital da AP Lisboa, e segundo o seu técnico é uma aposta que tem como mira a conquista do título distrital que na passada época teve o SL Benfica-B como vencedor.
Para além da criação desta equipa sénior, os responsáveis pelo hóquei em patins do AD Carregado apostam forte na formação, e tem aqui um espaço onde poderão tirar dividendos deste trabalho agora iniciado.

Plantel 2013-2014

Paulo Conceição
André Botelho
Bruno Fonseca
Miguel Nobre
João Simões
Miguel Sousa
Samuel Branco
Fernando Rodrigues
Ricardo Inácio
Paulo Ferreira
Miguel Branco
Fábio Xina (gr)
Hugo Guedelha
Samuel Vitor (gr)
Tiago Oliveira (ex-FC Alverca)
Fábio Júnior (ex-S Alenquer B)

Treinador: Acácio Rodrigues
Director: Marco Romão

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sport Alenquer e Benfica ainda sem o plantel definido

 Equipa alenquerense precisa de mais dois jogadores para colmatar saídas de atletas
O Sport Alenquer e Benfica, que terminou na passada época na 4.ª posição da classificação final, do campeonato nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins (zona Sul), viu sair Rúben Martins para França, Hugo Nascimento para o UD Vilfranquense e Fábio Júnior que vai representar a próxima época a AD Carregado, procura ainda os substitutos para colmatar estas saídas.
Contactado pela Plurisports, Carlos Garção o Director para o HP do Clube da Vila Presépio, foi claro sobre o futuro imediato da equipa sénior. “As despesas são muitas, os patrocínios são cada vez menos, daí a dificuldade de fechar o plantel. Precisamos de mais dois jogadores, mas sem dinheiro, será difícil. Vamos esperar para ver o que dá”.
Confirmado por Carlos Garção é a entrada na equipa sénior de dois jovens da “cantera”, Renato Melício e João Patrício.
Diogo Ganchas continuará a ser o técnico da formação de Alenquer que terá à sua disposição, para já, de:

João Mendes
André Valério
Alexandre Silva
Pedro Lourenço
Flávio Santos
André Garção
Fábio Bogalho
Renato Melício (ex-júnior)
João Patrício (ex-júnior)

Fonte: http://www.plurisports.com/ (*) com M@is Akenquer

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Morreu antigo presidente do Benfica Fernando Martins

 Fernando Martins era natural de Paúla, freguesia de Cabanas de Torres,  Alenquer
Faleceu, este domingo, Fernando Martins, antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica, que assumiu a liderança do Clube durante três mandatos. 
Nascido em Paúla (freguesia de Cabanas de Torres), Alenquer, a 25 de Janeiro de 1917, o sócio n.º 1.308 do Clube acabou por ser um dos presidentes marcantes da história do Benfica. 
Foi a 29 de Maio de 1981 que se tornou no 27.º líder máximo dos “encarnados”, tendo cumprido três mandatos, entre 29 de Maio de 1981 até 3 de Abril de 1987. 
O fecho do Terceiro Anel, que permitiu que o Estádio da Luz ficasse com capacidade para 120 mil pessoas, a contratação do treinador sueco Sven-Goran Eriksson e a presença na final da Taça UEFA de 1983 são alguns dos destaques do período em que foi presidente. 
Em 1965 ocupaou as funções de suplente no Conselho Fiscal e em 1967/1968 presidiu à Comissão de Obras do Novo Parque de Jogos, função que desempenhou com grande zelo. 
Enquanto líder máximo do Sport Lisboa e Benfica, conquistou quatro Campeonatos Nacionais de Futebol, quatro Taças de Portugal e ainda uma Supertaça.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brisa investe 3,2 milhões para aumentar segurança na auto-estrada entre Vila Franca e Carregado

 As obras de beneficiação do piso da A1 devem estar concluídas a 3 de agosto
As obras de beneficiação do piso da Auto-Estrada nº1 (Lisboa - Porto) entre Vila Franca de Xira e Carregado devem estar concluídas no dia 3 de agosto, segundo prevê a Brisa, concessionária da A1. Os trabalhos que decorrem a bom ritmo visam dotar este troço de melhores condições de circulação e segurança. Duas das grandes vantagens é dar mais conforto a quem circula na via e reduzir o ruído provocado pelos milhares de veículos que circulam na zona diariamente dando mais qualidade de vida a quem mora perto da A1.
Os condutores que circulam na A1 já sentem em algumas zonas a diferença. A repavimentação está praticamente concluída no sentido sul - norte. Esta semana a Brisa vai começar a pavimentar a via do sentido contrário. O pavimento que está a ser colocado é betume modificado com borracha, tendo por base a reciclagem de pneus usados. Este piso proporcionará um melhor conforto aos condutores e reduzirá também o ruído.
A concessionária da A1 tem tido desde o início das obras que arrancaram nos finais de maio a preocupação de causar o mínimo de transtornos aos automobilistas. Por isso tem feito os trabalhos durante o período nocturno, entre as 22h00 e as 7h00, quando o trânsito é muito mais reduzido. Esta é mais uma das obras que a Brisa tem realizado na A1, entre Alverca e Aveiras nos últimos três anos.
O novo piso é “adequado para zonas mais urbanas que registam um tráfego mais intenso de pesados como é este o caso”, explica a directora de fiscalização da Brisa, Isabel Gonzalez. A empresa realizou também trabalhos para corrigir irregularidades, degradações e assentamentos pontuais do pavimento. O novo piso também tem um efeito aproximado de um drenante, o que vai trazer mais segurança quando chove. A Brisa colocará uma pintura provisória e só daqui a dois meses é que colocará a definitiva, quando o piso estiver preparado para receber a pintura definitiva.
Todas as noites trabalham no local três dezenas de operários e várias máquinas. As últimas obras realizadas neste troço datam de 1993. Em 2004 existiram alguns trabalhos de reparação. E esta é mais uma das obras que a Brisa tem realizado na A1, entre Alverca e Aveiras nos últimos três anos. Estima-se que o novo piso tenha uma durabilidade entre 10 a 15 anos. O custo total é de cerca de 3,2 milhões de euros. Por dia, passam neste troço em média cerca de 53 mil viaturas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Concelhia da JS apresenta manifesto autárquico 2013

A iniciativa da JS contou com a presença do candidato do PS à câmara, Pedro Folgado
A concelhia de Alenquer da Juventude Socialista apresentou no passado dia 8 de Julho o seu Manifesto Autárquico 2013. Contando com a presença do candidato a presidente da Câmara Municipal pelo PS – Pedro Folgado e da restante equipa que compõe a lista candidata ao Executivo, bem como com a presença de José Lourenço, candidato que encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Com a publicação do documento, a JS Alenquer pretende dar a conhecer à candidatura do Partido Socialista os principais problemas que afetam os jovens do concelho de Alenquer.
Apontando ao mesmo tempo soluções para os referidos problemas, soluções essas que os jovens socialistas de Alenquer esperam ver integradas na estratégia de desenvolvimento do município para os próximos quatro anos. Por outro lado, a JS Alenquer refere o objetivo de “divulgar junto dos munícipes alenquerenses e das camadas jovens do concelho o trabalho de proximidade que tem sido desenvolvido pela estrutura no presente mandato e que agora se concretiza através do manifesto”.
Abordando áreas tão importantes como o emprego, a habitação, a cidadania ou a gestão autárquica, o manifesto revela o objetivo central de contribuir para a fixação de jovens no concelho, apontando para tal, medidas que permitam aumentar quer a qualidade dos serviços pretados pela autarquia, quer a relação com entidades publicas e privadas que são consideradas essenciais para a promoção da qualidade de vida no concelho de Alenquer. Refere-se ainda que “dadas as dificuldades orçamentais do município e os entraves criados ao poder local pelo governo PSD/CDS, a JS Alenquer tentou encontrar as melhores soluções com o menor impacte orçamental possível”, referindo que “é possível observar que uma larga fração das medidas apresentadas não carece de qualquer investimento monetário por parte da autarquia e no entanto fazem toda a diferença entre o concelho que temos hoje e o concelho que queremos amanhã”.
Através do Manifesto Autárquico 2013 a Juventude Socialista pretende contribuir para o debate político autárquico no concelho de Alenquer, encontrando-se a estrutura concelhia aberta ao debate e à inclusão de novas medidas e novos vetores estratégicos de atuação. Esperando também com a iniciativa promover a participação dos jovens na política e contribuir ativamente na procura das melhores soluções, que garantam a qualidade de vida no concelho e, em última análise, a fixação de jovens nas vilas e aldeias de Alenquer. O manifesto encontra-se disponivel para consulta na página de Internet da Juventude Socialista de Alenquer, em www.jsalenquer.pt.vu .

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Obras na auto-estrada entre Vila Franca e Carregado concluídas em agosto

Na próxima semana, a Brisa irá começa a pavimentar a via do sentido contrário
As obras de beneficiação do piso da Auto-Estrada nº1 (Lisboa Porto) entre Vila Franca de Xira e Carregado devem estar concluídas no dia 3 de agosto, segundo prevê a Brisa, concessionária da A1. Os trabalhos que decorrem a bom ritmo visam dotar este troço de melhores condições de circulação e segurança.
Os condutores que circulam na A1 já sentem em algumas zonas a diferença. A repavimentação está praticamente concluída no sentido sul norte. Na próxima semana, a Brisa irá começar a pavimentar a via do sentido contrário.
O pavimento que está a ser colocado é betume modificado com borracha, tendo por base a reciclagem de pneus usados. Este piso proporcionará um melhor conforto aos condutores e reduzirá também o ruído.
As obras têm decorrido durante o período nocturno, entre as 22h00 e as 7h00, de modo a não prejudicar o trânsito durante o dia quando o tráfego é mais intenso. Esta é mais uma das obras que a Brisa tem realizado na A1, entre Alverca e Aveiras nos últimos três anos.
Estima-se que o novo piso tenha uma durabilidade entre 10 a 15 anos. O custo total é de cerca de 3,2 milhões de euros. Por dia, passam neste troço em média cerca de 53 mil viaturas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Base da Ota recebe Air Cargo Challenge 2013

Dez anos após a estreia na Base Aérea da Ota (atual Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea), o Air Cargo Challenge, na altura organizado pela Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço, regressa a Alenquer para a segunda edição mundial, na qual participarão 31 equipas, vindas de 17 países. 
Competição bienal destinada não só a universitários de engenharia e ciências e tecnologia, mas também a engenheiros, tem como finalidade projetar e conceber uma aeronave que seja capaz de levantar o maior peso possível de carga útil, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. 
A história do Air Cargo Challenge remonta ao ano de 2003, com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (AEROUBI) a arrecadar o primeiro lugar. Dois anos depois conquista o terceiro lugar e, na edição de 2007, fica novamente em primeiro. Em 2009 é o anfitrião da competição, recebendo, na cidade da Covilhã, as 26 equipas inscritas, provenientes de nove países europeus. Há dois anos, na primeira edição mundial, vence novamente, resultado que valeu a esta associação independente sem fins lucrativos, inserida na European Association of Aerospace Students (EUROAVIA), a organização da competição pela segunda vez.

Informações:
http://acc2013.ubi.pt
https://www.facebook.com/AirCargoChallenge2013
https://twitter.com/ACC2013Official

Fonte: http://www.cm-alenquer.pt/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

"Arrependo-me de matar os meus filhos"

Keli Oliveira, de 32 anos, está em prisão preventiva na prisão-hospital de Caxias
"Estou arrependida de ter matado os meus filhos. Não me importa a pena. Não tenho projetos para a vida". Foi desta forma que Keli Oliveira – que matou os dois filhos em dezembro do ano passado para se vingar do pai das crianças – comentou o pedido do Ministério Público para que lhe seja aplicada a pena máxima de prisão: 25 anos. A mulher, de 32 anos, fechou os dois filhos – um bebé de 11 meses e uma criança de dois anos – no quarto e ateou fogo a um sofá da casa, em Preces, Alenquer. Raphael e Cláudio morreram asfixiados.
Para o advogado de Cláudio Português, o pai das crianças, "não havendo uma doença que justifique este crime, só demonstra que Keli tem um caráter de maldade". Por isso foi implacável e pediu pena máxima.
Na sua intervenção, o procurador do Ministério Público sublinhou o facto de "ninguém ter assumido que Keli poderia ser inimputável ou ter uma imputabilidade reduzida", até porque o crime foi premeditado. Uma semana antes já tinha tentado levar a sua vingança adiante, mas acabou por desistir.
A brasileira manteve-se calma e serena durante toda a audiência. A psiquiatra que a acompanha no hospital-prisão de Caxias, onde está detida, foi uma das cinco testemunhas ouvidas ontem. A médica revelou que Keli está sob forte medicação, nomeadamente antidepressivos, ansiolíticos e neurolépticos e que "existe risco de suicídio".
Por sua vez, a advogada da arguida sublinhou que é preciso entender a motivação que a levou a cometer tal crime, pedindo que lhe seja atribuída imputabilidade diminuída pois, lembrou, "foram várias as perícias médicas que atestaram que a arguida padece de uma forte depressão pós-parto".
A leitura do acórdão está agendada para o próximo dia 14 de agosto.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pedida pena máxima para mãe que matou filhos

O Ministério Público pediu hoje pena máxima para a mulher que está a ser julgada no Tribunal de Alenquer por ter matado os dois filhos menores, tendo a leitura acórdão ficado agendada para 14 de Agosto.
Um dos advogados intervenientes no processo disse à agência Lusa que, na sessão de hoje, nas alegações finais, o procurador do Ministério Público pediu 25 anos de prisão (pena máxima) para a arguida, ao contrário da advogada de defesa, que optou por pedir uma "imputabilidade reduzida".
De acordo com a acusação do Ministério Público, a mulher terá aproveitado o facto de estar sozinha em casa com os dois filhos, no dia 19 de dezembro, para os fechar no quarto, deitá-los na cama e incendiar aquela divisão.
A acusação refere que terá ateado fogo a um sofá com um isqueiro, feito as malas e, antes de se pôr em fuga, deixado uma carta ao companheiro e pai das crianças, a responsabilizá-lo.
Depois, terá telefonado à sogra a dizer que "pegou fogo à casa e [que] os meninos morreram", tendo a familiar alertado de imediato a GNR e os bombeiros, vindo a confirmar-se as duas mortes. No dia seguinte, foi detida pela Polícia Judiciária, após se entregar na GNR de Castanheira do Ribatejo.
A arguida está detida no Estabelecimento Prisional de Tires.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ricardo Pereira em 4.º nas meias-finais dos Mundiais de Atletismo

Ricardo Pereira ficou a apenas sete centésimos do seu recorde pessoal
O alenquerense Ricardo Pereira foi o quarto classificado numa das meias-finais dos 100 metros do Campeonato do Mundo de Juvenis de Atletismo 2013, que está a decorrer em Donetsk (Ucrânia), com a marca de 10,79 segundos.
O tempo do velocista do Sport Lisboa e Benfica foi o 11.º no conjunto das três semifinais, numa corrida feita com vento favorável de +0,3 metros por segundo, ficando a apenas sete centésimos do seu recente recorde pessoal. Ricardo Pereira foi o quarto melhor europeu em prova, só superado por dois atletas britânicos e um espanhol, que acederam à final.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

GNR identifica 11 jovens por furto em loja

Onze jovens entraram na madrugada deste domingo numa loja na zona do Carregado/Alenquer e roubaram várias peças de roupa, mas já foram identificados pela GNR.
«Os 11 rapazes partiram os vidros da loja e entraram, roubando peças de roupa e pondo-se em fuga», revelou à Lusa fonte da GNR.
Segundo a mesma fonte, o furto ocorreu às 03:00 da manhã, mas os 11 jovens já foram identificados pela GNR, tendo um deles sido reconhecido por uma testemunha e será presente na segunda-feira a tribunal.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

«Roteiro contra a Austeridade» traz secretário-geral da JS a Alenquer

A comitiva da JS e o candidato à câmara Pedro Folgado visitaram a MCG - Mind for Metal
O secretário.geral da  Juventude Socialista (JS), João Torres, trouxe ontem a Alenquer um roteiro nacional, denominado «Roteiro contra a Austeridade», que tem sido realizado nas últimas semanas alguns dos os distritos e regiões do país, com o objetivo de focar a prioridade do país na promoção de uma agenda de crescimento económico. 
Em Alenquer o secretário-geral da JS, foi recebido pelo candidato do PS à Câmara de Alenquer, Pedro Folgado e pelo coordenador da JS Alenquer, João Nicolau, que acompanharam a comitiva de elementos da JS, juntamente com o presidente da JS Oeste, Carlos Granadas.
A primeira visita do «Roteiro» deu-se nas instalações da empresa Manuel da Conceição Graça. MCG – Mind for Metal, na Quinta da Carambancha, Carregado. A comitiva Socialista foi recebida pelo diretor-geral José Miguel Medeiros, numa sessão de acolhimento em foram dadas a conhecer à comitiva as instalações e os investimentos realizados pela empresa MCG, bem como a estratégia, missão e visão que tornam esta empresa uma referência nacional, líder de mercado e um bom exemplo para o sector industrial nacional.
O candidato socialista à Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, destacou a importância estratégica desta empresa para o concelho de Alenquer, pelo facto desta empresa de âmbito familiar, fundada no Carregado há 60 anos, empregar hoje cerca de 300 colaboradores, na sua grande maioria oriundos do concelho de Alenquer e ter conseguido ultrapassar um momento de crise profunda vivido em 2009, e hoje, investir fortemente no capital humano dos seus colaboradores, na eficiência dos processos de produção, bem como, na certificação e qualidade dos seus produtos, melhorando assim a sua competitividade tanto a nível nacional como internacional.
A segunda parte do «Roteiro» passou pela Escola Básica Integrada de Abrigada, para conhecer o projeto TANGO – EPIS (Metodologia LEAN). Numa reunião com o professor Rui Costa (número dois da lista do PS candidata à câmara alenquerense) e restantes membros da direção do agrupamento, a comitiva da JS ficou a conhecer as potencialidades da metodologia LEAN que tem sido implementada por esta instituição em colaboração com a Fundação EDP.
O secretário-geral da JS ficou impressionado com as potencialidades deste projecto pioneiro, a metodologia LEAN normalmente é usada em contexto de produção industrial e até à data, nunca havia sido implementada no âmbito da administração pública, neste caso em concreto na área de Educação. Para além dos ganhos de eficiência na gestão dos recursos energéticos e materiais, foi possível constatar um elevado envolvimento da comunidade escolar, que engloba pais, professores e alunos e que resulta em ganhos para todos os envolvidos, mas acima de tudo para uma Escola Pública de qualidade e sustentável.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Camiões TIR colocam em perigo circulação na estrada da Torre

Os camiões TIR ocupam a via, obrigando outros condutores a circular em contra-mão 
No troço da estrada municipal que serve o lugar da Torre, os abusos por parte dos camionistas são gritantes. Perante a complacência prolongada no tempo do pelouro do Trânsito da Câmara de Alenquer e a passividade da GNR, os condutores dos TIR estacionam indevidamente ao longo da via que serve de acesso à transportadora Luís Simões, pondo em causa os demais utentes da estrada, que para circularem, e se dirigirem ao seu destino, se vêm frequentemente forçados a percorrerem a faixa de rodagem contrária, em claríssima contra-mão.
Os inúmeros relatos de episódios de insegurança, ou se preferirmos verdadeiros sustos, que muitos automobilistas ali têm passado são do conhecimento público, mas ninguém faz nada…
Ali ao lado, no Edifício da AERLIS, curiosamente, funciona um Centro de Exames de Condução do Automóvel Clube de Portugal… Portanto, retenha-se o “belo exemplo” dado aos candidatos a obter a carta de condução…
Será que os responsáveis estão à espera que haja ali um acidente grave, em resultado do estacionamento anárquico dos camiões?

Fonte: "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội