Sociedade Recreativa do Camarnal está a comemorar 50 anos de vida

.
A Sociedade Recreativa do Camarnal está a promover um conjunto de iniciativas destinadas a assinalar o seu 50º aniversário, que se completa a 1 de Janeiro. Um concerto da Banda Filarmónica de Alenquer, baile, torneio de futebol (Taça Amizade 2012) e um torneio de matraquilhos são alguns dos eventos organizados no âmbito do programa comemorativo, que engloba ainda uma prova de karting, no Campera, entre outras realizações, tendo como corolário o já tradicional almoço-convívio na sede da prestigiada colectividade da freguesia de Triana, durante o qual serão entregues aos associados com 50 anos de inscrição os respectivos emblemas de ouro.
A Sociedade Recreativa do Camarnal nasceu do sonho de criar uma colectividade que pudesse corporizar uma referência social, recreativa e desportiva capaz de  servir  toda a comunidade. O Camarnal, conquanto se localizasse perto da sede do concelho, estava estruturalmente atrasado, sem quaisquer condições de desenvolvimento, isolado e, por isso mesmo, carecido e receptivo a qualquer movimento tendente a quebrar a inércia a que estava votado.
Em  1 de Janeiro de 1963, um plenário dos cidadãos deliberou instituir a Sociedade Recreativa do Camarnal.

Notícia desenvolvida na edição de 01DEZ2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Câmara contrata empresa para fiscalizar qualidade das refeições escolares

Alenquer contrata empresa para fiscalizar qualidade das refeições escolares
 Dezenas de crianças sofreram intoxicação alimentar
A Câmara de Alenquer decidiu contratar, a partir da próxima semana, uma empresa para fiscalizar a confeção, transporte e distribuição das refeições pelas escolas do concelho, seis dias depois de várias crianças terem sofrido intoxicações alimentares.
Reunido em sessão extraordinária, o executivo municipal aprovou a proposta do presidente da Câmara, em alternativa à suspensão imediata do contrato, disse à agência Lusa o vereador Nuno Coelho, coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPP, depois de meia centena de pais o requererem na reunião pública de segunda-feira.
O autarca explicou que, ao contrário da rescisão do contrato, a sua suspensão implicaria a abertura pela câmara de um novo concurso e escolha de uma nova empresa, um procedimento que poderia demorar mais de um mês e que poderia pôr em causa o fornecimento diário das refeições.
A reunião extraordinária foi pedida pelos vereadores da coligação de direita.
Dos contactos feitos com encarregados de educação nos últimos dias, o vereador adiantou que, na escola do Carregado, a maioria dos alunos "ficou sem almoço porque a comida cheirava mal e só foram fornecidos fruta e pão" na sexta-feira, dia em que ocorreram intoxicações alimentares em alunos de várias escolas e jardins-de-infância. Antes disso, teve também conhecimento de alunos que sofreram gastroenterites.
"É preciso uma inspeção à cantina do centro escolar onde a comida é confecionada para se apurar se tem capacidade, porque o que se passa é que as refeições são confecionadas cedo e, em alguns casos, são entregues às 09.30 horas nas escolas, ficando embaladas até às 12.00 horas", alertou.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pais exigem rescisão com empresa de refeições

Sintomas de intoxicação alimentar apareceram após almoço de sexta
Meia centena de pais de alunos das escolas de Alenquer, que na sexta-feira foram vítimas de intoxicações alimentares, exigiu hoje a suspensão imediata por parte da câmara do contrato com a empresa fornecedora de refeições. Os pais marcaram presença na sessão de câmara e solicitaram à autarquia a suspensão imediata do serviço.
Ouviram-se queixas à qualidade da comida e alguns questionaram o modo de transporte da comida e as horas em que é confecionada, para chegar a algumas escolas ao início do dia de aulas.
O presidente da câmara, Jorge Riso, esclareceu que a autarquia aguarda pelo final da semana para conhecer os resultados das análises que foram feitas à comida, para tomar decisões.
"Se houver fundamentos, a câmara rescindirá o contrato" e vai escolher o segundo classificado do concurso que lançou há várias semanas atrás, disse.
Na sexta-feira, 75 crianças de vários jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do concelho necessitaram de acompanhamento médico, mas o autarca admitiu que o número de alunos com sintomas de intoxicação deverá ser superior a uma centena, uma vez que houve crianças a serem atendidas por médicos do sistema privado.
Os sintomas de intoxicação alimentar apareceram depois do almoço desse dia, em que foi servido caldo verde e carne com arroz e couve lombarda.

Fonte: www.dn.pt/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Oriental goleou (5-1) o Carregado


No início da partida apenas 3 pontos separavam as duas equipas
 O Oriental goleou o Carregado, por 5-1, este domingo, em jogo da 9ª jornada do campeonato nacional da II Divisão de futebol / zona Sul.
No Campo Engenheiro Carlos Salema, o médio Adilson colocou a equipa carregandense na frente do marcador, aos 11 minutos, mas o Oriental reagiu e chegou ao empate logo a seguir, num canto direto, batido por Sérgio Mendonça, que deixou o guardião Fialho ficar mal na fotografia. 
Samarra consumou, de grande penalidade, aos 18 minutos, a reviravolta no marcador, que a formação da casa ampliou para 4-1 antes do intervalo, com tentos de Figo (32’) e Sabry (38’).
Na etapa complementar, Sérgio Mendonça fixou o resultado final, que castiga a  permissividade defensiva e a ineficácia atacante dos azuis e brancos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica perde invencibilidade à 8ª jornada

O Alcobacense pôs este sábado fim à série de invencibilidade do Sport Alenquer e Benfica no campeonato nacional da II Divisão de hóquei em patins / zona Sul, ao vencer em casa, por 4-2, a equipa encarnada, em jogo da 8ª jornada.
Os golos dos encarnados foram apontados por Pedro Lourenço e Fábio Bogalho.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sete das 10 crianças de Alenquer internadas devido a intoxicação tiveram alta

Autarquia já abriu um inquérito para "apurar responsabilidades"
Sete das 10 crianças de escolas do concelho de Alenquer que foram internadas na sexta-feira no hospital de Vila Franca de Xira devido a sintomas de intoxicação alimentar já tiveram alta, disse hoje à Lusa uma fonte hospitalar.
A mesma fonte adiantou que permanecem internadas três crianças, que se encontram “perfeitamente estáveis” e que possivelmente terão alta ainda hoje. Na sexta-feira foram atendidas nas urgências do hospital 55 crianças com sintomas de intoxicação alimentar, das quais dez ficaram internadas para fazer soro endovenoso. Sete tiveram alta ainda na sexta-feira à noite, acrescentou a fonte.
O director clínico do hospital disse na sexta-feira que as crianças iam ficar internadas por terem sido vítimas de “sintomas mais intensos”.
Muitas crianças dos jardins-de infância e escolas primárias do Agrupamento de Alenquer começaram a sentir-se mal após o almoço de sexta-feira, com vómitos e diarreia. Foi necessário instalar um pequeno hospital de campanha numa das escolas para assistir as crianças e 55 delas, com sintomas um pouco mais graves, foram conduzidas ao Hospital de referência, em Vila Franca de Xira. Os pais explicam que comeram perna de peru, sopa de caldo verde e maçã assada e que alguns terão apontado, logo, algum sabor estranho na comida.
O presidente da Câmara de Alenquer, Jorge Riso, disse que os alunos são oriundos das escolas de Pocariça, Labrugeira, Olhalvo (Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros) e de Cheganças (Agrupamento de Escolas de Alenquer), com um total de 440 alunos.
O município já anunciou que vai abrir um inquérito para “apurar responsabilidades e para perceber o que aconteceu e porque é que afectou alunos de umas escolas e não de outras”, uma vez que a empresa que presta o serviço fornece refeições a todas as escolas do concelho.
No dia 12, uma nova empresa passou a fornecer as refeições escolares para a câmara. Com o novo contrato, a autarquia reduziu o preço da refeição de 2,92 para 1,34 euros, uma vez que os alimentos passaram a ser confeccionados na cantina de uma escola do concelho.
A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) recolheu ainda ontem amostras dos almoços fornecidos pela empresa contratada pela Câmara de Alenquer para fornecer refeições e vai apurar responsabilidades.

Fonte: http://www.publico.pt/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

80 crianças assistidas devido a intoxicação alimentar

-
(ATUALIZADA) Subiu para 80 o número de crianças dos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo de Alenquer que tiveram hoje de ser assistidas por médicos, com sintomas de intoxicação alimentar. A câmara vai instaurar um inquérito para apurar as causas.
A diretora de comunicação do hospital de Vila Franca de Xira adiantou ao DN que tinham já sido observados 80 alunos oriundos de escolas de Alenquer, dos quais seis chegaram a ficar internados a receber soro, por estarem desidratados.
Na escola da Pocariça, foi montado durante a tarde um hospital de campanha, com 10 ambulâncias dos bombeiros, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Vila Franca, dois médicos e um enfermeiro, que assistiram 16 crianças.
O presidente da câmara, Jorge Riso, disse à Lusa que vai abrir um inquérito para "apurar responsabilidades e para perceber o que aconteceu e porque é que afetou alunos de umas escolas e não de outras", uma vez que a empresa que presta o serviço fornece refeições a todas as escolas do concelho.
Segundo o autarca, surgiram sintomas de intoxicação alimentar nos alunos das escolas de Pocariça, Labrugeira, Olhalvo (Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros) e de Cheganças (Agrupamento de Escolas de Alenquer).
Estas escolas possuem um total de 440 alunos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Intoxicação Alimentar: Estudantes são de diversas escolas do concelho de Alenquer

Só no Hospital de Vila Franca foram atendidas cerca de 50 crianças
O Hospital de Vila Franca de Xira informou hoje à agência Lusa que recebeu a partir das 18:30 cerca de 50 crianças de várias escolas do concelho de Alenquer com sintomas de intoxicação alimentar.
As crianças apresentam sintomas de mau estar, vómitos, diarreia, estando, às 20:00, em observação, indicou a fonte hospitalar.
Algumas crianças foram mesmo internadas porque estiveram durante a tarde a vomitar, acrescentou o hospital, ressalvando que «nenhuma delas inspira cuidados de maior».
Contactado pela Lusa, o presidente da câmara, Jorge Riso, afirmou à Lusa que surgiram sintomas de intoxicação alimentar nos alunos das escolas do primeiro ciclo de Poçarica, Labrugeira, Olhalvo (Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros) e de Cheganças (Agrupamento de Escolas de Alenquer).
O autarca acrescentou que a câmara vai instaurar um inquérito para perceber as causas do incidente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cerca de 50 crianças sob suspeita de intoxicação alimentar

As ambulâncias do INEM ainda não  pararam de transportar crianças
(Em atualização) Cerca de 50 crianças deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas de uma alegada intoxicação alimentar. Apenas seis necessitaram de ficar internadas para receberem soro.
Edla Pires, médica responsável pela comunicação no Hospital de Vila Franca de Xira, disse ao JN que as crianças começaram a chegar ao serviço de urgência pediátrica cerca das 18,20 horas desta sexta-feira.
As crianças, com idades entre os 3 e os 9 anos, frequentam escolas do agrupamento de Alenquer.
"As crianças vieram de casa ou da escola para o hospital com sintonas típicos de intoxicação alimentar, com diarreias e vómitos", revelou a médica.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Assaltantes de gasolineira em Alenquer foram presos

Gang apanhado pela GNR
Dois brasileiros e um cabo-verdiano – os primeiros com vistos caducados e o terceiro com ordem de expulsão –, entre os 18 e 35 anos, foram ontem detidos pela GNR por suspeitas de roubo à mão armada em três bombas de gasolina, em Alenquer, Torres Vedras e Ericeira.
O último crime ocorreu pelas 16h30 de ontem, na Ericeira, com os ladrões a fugirem com 165 euros num Seat Leon. A GNR foi alertada para o roubo e acabou por localizar e interceptar a viatura na zona da Terrugem. Apesar de armados com uma pistola – encontrada no interior do carro –, os ladrões (dois da Margem Sul e um do concelho de Odivelas) não ofereceram resistência. A PJ assumiu o resto da investigação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Câmara impedida de transportar funcionários de casa para o trabalho

Decisão afeta 71 funcionários da Câmara de Alenquer
Vários municípios [entre os quais Alenquer] organizaram sistemas de transporte de funcionários entre as suas casas e os locais de trabalho. O Tribunal de Contas (TC) considera que tais despesas "constituem uma violação da legalidade" e deu um prazo de 180 dias para que estas situações sejam corrigidas.
O caso foi detectado numa auditoria orientada aos suplementos remuneratórios e outros abonos da administração local concluída a 31 de Maio passado pelo TC. A Associação Nacional de Municípios Portugueses já abordou o assunto e as autarquias com serviços semelhantes deverão suspendê-los até final deste ano.
Palmela e Alenquer são duas das câmaras a braços com o problema. A primeira suspendeu imediatamente este tipo de transportes em Fevereiro, quando foi questionada pelo TC. A segunda promete fazê-lo no final deste ano, mas a oposição local não concorda, considerando que não se pode exigir agora a funcionários que ganham o salário mínimo (485 euros) que passem a pagar 50 euros de passe social ou que adquiram carro e percorram mais de 50 quilómetros por dia nas deslocações de e para o local de trabalho.
Embora se saiba que são comuns nas empresas (mesmo entre empresas públicas) estes mecanismos de transporte dos funcionários e que isso também acontece, por exemplo, nas Forças Armadas, o Tribunal de Contas entende – de forma "inequívoca" – que estes serviços de transportes não fazem parte da remuneração-base e não podem ser considerados "suplementos remuneratórios". Por isso, os juízes do TC concluem que não há nenhuma norma legal que habilite a administração local a realizar despesas com o transporte do seu pessoal e que não é legalmente admissível efectuar estes gastos.
Peso nas despesas totais
A auditoria em causa debruçou-se sobre os exercícios de 2009 de cinco municípios (Faro, Figueira da Foz, Palmela, Rio Maior e Valongo), escolhidos com base em vários critérios, entre eles o facto de terem um "maior peso das despesas de pessoal nas suas despesas totais". No caso de Palmela, o transporte de funcionários decorre desde 2003, na sequência da aprovação de Normas de Transporte de Trabalhadores. Anualmente, a autarquia gastava cerca de 54 mil euros em combustíveis, manutenção e seguros, num serviço de que beneficiavam 179 funcionários e que envolvia seis circuitos distintos.
A presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, esclareceu, em resposta ao TC, que esta opção fundamentou-se na "dificuldade em garantir a operacionalidade dos serviços municipais, por manifesta falta de transportes públicos dentro do concelho, incluindo ligações dos terminais para os principais destinos da área metropolitana. A autarquia pretendia atrair recursos humanos qualificados, considerando que a existência de transporte era, para isso, "condição indispensável".
A autarca considera que, embora o relatório do TC "afirme que o transporte de trabalhadores através de veículos integrados no domínio municipal constitui a atribuição de um benefício ilegal aos trabalhadores, não se encontra provado, nem sequer indiciado, que assim seja, pois nada é referido sobre a motivação (...) dessa conduta, não se demonstrando a existência de ilícito". Apesar deste entendimento, a Câmara de Palmela decidiu, logo em Fevereiro , cessar o serviço, acolhendo o entendimento assumido pelo Tribunal de Contas.

O caso de Alenquer

O vereador da CDU José Manuel Catarino colocou esta semana o problema na sessão camarária de Alenquer, vincando que a cessação do transporte de casa para a sede do município vai afectar 71 dos cerca de 400 funcionários da autarquia, sobretudo aqueles que vivem no chamado Alto Concelho (faldas da serra de Montejunto), em freguesias onde os transportes públicos para a sede de concelho são muito escassos.
"As pessoas ficarão com a vida fortemente dificultada. Estamos perante um problema gravíssimo para estes trabalhadores, que não sei se terão transportes públicos que lhes permitam chegar a tempo e horas ao serviço", sustentou o eleito comunista, frisando que muitas destas pessoas recebem o salário mínimo, têm a vida organizada a contar com este transporte municipal e residem a mais de 20 quilómetros da sede de concelho.
Também o presidente da Câmara de Alenquer, o socialista Jorge Riso, reconhece que "as leis são para todos", mas sublinha que cada concelho é um caso e que os senhores juízes do Tribunal de Contas não conhecem provavelmente a rede de transportes públicos que existe em Alenquer. O autarca diz que tem procurado sensibilizar também as operadoras de transportes públicos rodoviários, de modo a tentar encontrar respostas alternativas, articulando melhor as necessidades destes funcionários com as carreiras existentes e criando eventualmente um passe com custos mais reduzidos. Mas assinalou que ainda não tem respostas definitivas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica vence (8-2) UF Entroncamento

Rúben Martins foi o melhor em pista, ao apontar cinco golos
O Sport Alenquer e Benfica recebeu e venceu, este sábado, a União Futebol Entroncamento, por concludentes 8-2, em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da 2ª Divisão, zona Sul.
Os encarnados abriram a contagem logo aos 3 minutos, por intermédio de Rúben Martins. Pedro Lourenço, Rúben Martins (de grande penalidade) e André Garção ampliaram o marcador da equipa alenquerense, que aos 6 minutos já vencia por 4-0. 
Já depois de Hugo Nascimento ter feito o quinto golo para a formação comandada por Diogo Ganchas, o UF Entroncamento reduziu para 5-2, com tentos de Pedro Brazete e João Capitolino.
Na ponta final do desafio, Rúben Martins acabou com a reação da equipa visitante, apontando um hat-trick que estabeleceu o resultado final.
O Alenquer e Benfica, que continua assim invicto (seis vitórias e um empate), alinhou com um cinco inicial composto por André Valério (GR), Fábio Bogalho, Rúben Martins, André Garção e Pedro Lourenço. Jogaram ainda: Hugo Nascimento, Flávio Santos, Alexandre Silva e Fábio Júnior.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pedro Folgado avança pelo PS à câmara

Pedro Folgado prepara-se para render Jorge Riso, para já como candidato à câmara  
Pedro Folgado, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alenquer, deverá ser o candidato do PS à presidência do município nas autárquicas do próximo ano, já que Jorge Riso decidiu não se recandidatar ao cargo. O professor e também vereador substituto disputa com o atual número dois do executivo camarário e ex-líder concelhio, João Hermínio, a indigitação como sucessor de Jorge Riso como cabeça de lista do partido para a autarquia, nas eleições agendadas para Outubro de 2013, mas não parece haver dúvidas sobre aquela que deverá ser, por larga maioria, a decisão dos militantes inscritos na estrutura socialista concelhia, a quem cabe a designação do primeiro candidato à câmara municipal nos termos do novo regulamento eleitoral interno e de designação de candidatos do PS a cargos de representação política. 

Notícia desenvolvida na edição de 15NOV2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado consente empate ao cair do pano

Azuis e brancos estiveram  em vantagem por duas vezes   
Um empate a duas bolas foi o resultado final do jogo, da 8ª jornada da zona Sul do campeonato nacional da II Divisão de futebol, que opôs, este domingo, o Quarteirense ao Carregado.
Na ponta final de uma primeira parte marcada pelo equilíbrio, foi feliz a equipa carregadense na forma como inaugurou o marcador, através de Adilson. 
No segundo tempo, a formação da casa alcançou o empate, à passagem do minuto 76, por intermédio de Diamantino Conceição.
Os comandados de Sérgio Ricardo voltaram a sobrepor-se, numa jogada de insistência conduzida por Adilson. O jogador do Carregado foi derrubado na área pelo guardião Joel, que recebeu ordem de expulsão, e Marmelo aproveitou para fazer, de grande penalidade, o 1-2.
Já decorria o tempo de compensação quando o Quarteirense, aproveitando uma falha clamorosa da defensiva azul e branca, acabaria por restabalecer o empate, com Diamantino Conceição a "bisar".

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica empata em Valado dos Frades e mantém invencibilidade

.
O Alenquer e Benfica empatou por 4-4, com o Biblioteca IR, esta noite, em Valado dos Frades (Nazaré), e mantém-se invicto na zona Sul do campeonato nacional da II Divisão de hóquei em patins. Os encarnados, que venciam ao intervalo por 2-4 mas pecaram na segunda parte em termos de finalização, perdem, contudo, a liderança, que agora pertence ao Sporting de Tomar.
Os golos do Alenquer e Benfica foram apontados por Fábio Bogalho, Rúben Martins (2) e Alexandre Silva.
Decorridas seis jornadas, os encarnados ocupam agora o 2.º lugar, somando 16 pontos, menos dois que o líder Sp. Tomar e mais um que o Alcobacense, que é terceiro.
Na próxima ronda, agendada para 17 de Novembro, o Alenquer e Benfica recebe o UF Entroncamento.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ministro da Defesa Nacional visita CFMTFA

 Ministro visitou as instalações escolares da Força Aérea na antiga base da Ota
O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) - Ota – recebeu esta sexta-feira a visita do ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, no âmbito do Roteiro da Modernidade.
O ministro da Defesa Nacional assistiu a um briefing de apresentação sobre o CFMTFA e a sua missão, ao qual se seguiu uma visita pelas instalações escolares desta Unidade militar. Dos vários locais por onde passou, conheceu, entre outros, o simulador da aeronave C-130, o simulador de manutenção integrada de aviónicos da aeronave F-16 e alguns projetos desenvolvidos por militares do Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente da Força Aérea, na Prova de Aptidão Tecnológica.
Na sua deslocação, o ministro da Defesa Nacional elogiou o papel da Força Aérea e do CFMTFA na formação militar, humanística, técnica e científica, ministrada aos militares.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Governo vai fundir freguesias de Alenquer

Reforma deverá extinguir cinco das atuais 16 freguesias do concelho 
Na batalha naval da reforma administrativa, o governo e Miguel Relvas vão mandar ao fundo as freguesias de Cadafais, Aldeia Gavinha, Cabanas de Torres, Pereiro de Palhacana e Triana.
O documento que prevê a extinção de freguesias no concelho de Alenquer vai ser apresentado hoje no debate sobre a reforma administrativa, a decorrer na Assembleia da República, coincidindo este mesmo debate com a realização do Conselho de Ministros também previsto para hoje.
Foram cinco tiros certeiros, não tendo os generais de Alenquer sido suficientemente unidos e astutos em sede de Assembleia Municipal para conseguir preservar as 16 freguesias do município. Cadafais vai ser integrada na freguesia do Carregado, Triana e Santo Estevão fundem-se numa só freguesia, tal como Ribafria e Pereiro de Palhacana, Abrigada e Cabanas de Torres e as Aldeias - Galega e Gavinha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Escolas do concelho de Alenquer com comportamento modesto no ranking

Escolas do concelho têm que fazer mais para melhorar posições no ranking
As escolas do concelho de Alenquer obtiveram, na maior parte dos casos, melhores resultados no ranking nacional dos estabelecimentos do ensino básico e secundário 2012, mas ainda estão longe do ideal. Se a secundária Damião de Goês, e as EB 2,3 Visconde de Chanceleiros e Pêro de Alenquer registaram melhorias relativamente ao ano passado, já as EBI de Abrigada e do Carregado caíram significativamente no ranking.
Vários foram os jornais e estações de televisão que deram conta das suas tabelas e rankings escolares. À semelhança do que sucedeu em anos anteriores, optámos pelo ranking apresentado pelo jornal Expresso, devido à sua antiguidade e à profundidade das suas análises.
No ensino secundário, a Escola Secundária Damião de Goês posicionou-se no174º lugar (em 2011 estava colocada na 205ª posição), com uma média final nos exames de 10,42 valores (média resultante das 565 provas efectuadas). O ranking neste escalão de ensino, num total de 615 estabelecimentos, é liderado pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, do Porto, com uma média de 14,69 valores.
Já no ensino básico (9.º ano), com uma escala de 1 a 5 valores, só as escolas básicas dos 2º e 3º ciclos Visconde de Chanceleiros, da Merceana, e Pêro de Alenquer, da sede de concelho, melhoraram as respectivas posições. Num ranking de 1330 escolas, que é liderado pelo Colégio Horizonte, do Porto, a EB 2,3 Pêro de Alenquer ocupa a melhor posição entre os estabelecimentos deste escalão de ensino no concelho: 487º lugar (em 2011 estava colocada em 489º), com uma média final nos exames de 2,96 valores, entre as 256 provas realizadas.
A EB 2,3 Visconde de Chanceleiros é a escola básica concelhia que regista a melhoria mais significativa no ranking, ao saltar para o 711º lugar (em 2011 estava colocada no 1136º lugar), com uma média de 2,81 valores nos 112 exames do 9º ano realizados.
Já a Escola Básica Integrada de Abrigada desceu do 689º lugar de 2011 para o 765º lugar no ranking deste ano (média final de 2,78 valores para um total de 115 provas realizadas).
Também a Escola Básica Integrada do Carregado sofreu uma queda considerável, passando do 874º lugar de 2011 para a 982ª posição no ranking deste ano (média final de 2,65 valores para um total de 192 provas realizadas).

Notícia desenvolvida na edição de 01NOV2012 do "Nova Verdade"


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Reuniões da Câmara de Alenquer passam a ser quinzenais a partir de dezembro

Jorge Riso e a maioria socialista levaram a melhor
Jorge Riso acaba de anunciar que as reuniões de Câmara de Alenquer passarão a realizar-se quinzenalmente a partir de 3 de dezembro. "Tenho a certeza de que vou ter saudades disto", declarou o presidente do executivo alenquerense. 
Recorde-se que as reuniões de Câmara em Alenquer têm a periodicidade semanal desde o início do actual mandato, por imposição dos eleitos da CPNT e da CDU, que agora mudaram de ideias e abdicam de reunir todas as manhãs de segunda feira. Nuno Coelho referiu que quem fica penalizado com esta alteração serão as forças políticas sem pelouros, nomeadamente a CDU e o PSD/Coligação Pela Nossa Terra, e refere uma intenção de redução de custos da autarquia para anuir a esta medida... 
A verdade é que a oposição acabou por ceder e Jorge Riso e a maioria socialista levaram a melhor, conseguindo fazer valer a posição que sempre defenderam desde 2009, de que afinal as reuniões semanais não eram uma necessidade para a gestão da autarquia. Uma vitória importante a menos de um ano das eleições autárquicas, denotando a oposição uma inacreditável inabilidade política, porquanto deixa cair por terra o princípio que sempre defendeu, ou seja, a imprescindibilidade das reuniões serem realizadas semanalmente com vista à boa gestão da autarquia.



Catarino não concorda com reuniões quinzenais e ataca forte e feio Nuno Coelho

 José Manuel Catarino demarcou-se da posição do PSD na câmara
José Catarino demarcou-se da tomada de posição do PSD na Câmara de Alenquer e afirmou que está frontalmente contra a alteração da periodicidade das reuniões de Câmara de Alenquer. "Esta alteração apenas surge proposta pelos vereadores do PSD porque estes arranjaram emprego e agora não lhes dá jeito virem à reuniões todas as semanas", atacou Catarino, dirigindo-se a Nuno Coelho e também ao já ausente Pedro Afonso. O eleito da CDU (na foto) garantiu que se dependesse de si as reuniões mantinham-se todas as segundas feiras de manhã, tal como vem sucedendo desde o início dom actual mandato. "Vejam lá que agora estão preocupados com as finanças da Câmara a ponto de proporem uma reunião quinzenal para poupar nas senhas de presença, mas para andarem aí a roubar o povo já não há preocupação que lhes chegue", concluiu catarino, bem ao seu estilo.

Fonte: http://www.facebook.com/fundamental.jornal

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado dá luta mas perde com Farense

Algarvios impuseram aos azuis e brancos a primeira derrota caseira nesta temporada
O Farense venceu este domingo o Carregado, no Campo José Lacerda Pinto Barreiros, por 1-2, em jogo da 7ª jornada do campeonato nacional da II Divisão, zona Sul.
Com uma entrada muito forte, a equipa algarvia chegou à vantagem aos 7 minutos, por intermédio do avançado senegalês Diop. 
O segundo golo do Farense surgiu na segunda parte, com o recém-entrado Fajardo a converter, aos 79 minutos, uma grande penalidade assinalada por João Mendes (AF Santarém), após derrube de Pedro Mendes na área pelo defesa central Ricardo.
Como corolário do ligeiro ascendente que conseguiram na última meia hora de jogo, os carregadenses  ainda reduziram para 1-2, com um grande golo apontado por Castro, num remate a 30 metros da baliza.
Apesar de Sérgio Ricardo ter colocado “a carne toda no assador”, juntando Marmelo a Henrique Gomes e Artur Lourenço na frente de ataque dos azuis e brancos, a formação visitante fez valer a sua maior experiência e conseguiu levar na bagagem os três pontos, evidenciando porque é que se assume como candidata ao regresso ao escalão profissional.
Com este segundo desaire consecutivo – primeiro em casa –, o Carregado cai para a sétima posição, somando 10 pontos. O Sertanense continua na liderança, com 16 pontos, seguido de perto por Farense e Fátima, ambos com 15.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica soma e segue no Nacional da II Divisão

Encarnados iniciaram o campeonato em grande, somando cinco vitórias em cinco jogos
A equipa sénior de hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica continua o seu percurso imaculado no Nacional da II Divisão, zona Sul. A formação alenquerense, comandada pelo jovem ex-jogador Diogo Ganchas, somou este sábado o 5º jogo consecutivo a vencer no campeonato, depois de bater a AD Oeiras, por 9-3. 
A jogar diante do seu público, a equipa encarnada alcançou uma vitória categórica sobre o conjunto da Linha de Cascais, que lhe permite continuar no topo da tabela classificativa, com 15 pontos.
Na próxima jornada o Alenquer e Benfica desloca-se ao reduto do Biblioteca IR. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PSD e CDS avaliam rumo da coligação

Nuno Coelho (PSD) e Guilherme Coelho (CDS) ponderam continuidade da CPNT
O futuro da Coligação Pela Nossa Terra (CPNT) já começou a ser traçado em conversações entre os dois principais partidos. As direções concelhias do PSD e do CDS estão nesta altura a avaliar a aliança nos últimos sete anos e o caminho a seguir, que pode passar por um acordo a dois, com vista às eleições autárquicas de 2013, dado que o MPT – Partido da Terra deixou de contar com o seu único representante no concelho (o agora deputado municipal independente José Carlos Morais), e o PPM não tem efetivamente expressão, nem representatividade, no contexto local. A fórmula mais simplista, e redutora, será vista como o prolongar da “fachada” de coligação, formada pelas atuais quatro forças políticas de centro direita que a compõem, o que implicará sempre acordos diretamente formulados com as direções nacionais do MPT e do PPM.

Notícia desenvolvida na edição de 01NOV2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Equipa “pobre” mas ambiciosa

Equipa do Carregado ocupa o 5º lugar à sexta jornada  (Foto: M@is Alenquer)
“Contem connosco”, a declaração, em forma de aviso, parte da boca de Sérgio Ricardo, treinador do Carregado, uma das sensações da zona Sul da 2.ª Divisão. Em seis jornadas, o conjunto dos arredores de Lisboa ocupa o quinto lugar com dez pontos (três triunfos, um empate e dois desaires), apenas menos três que o líder Sertanense.
O técnico do Carregado não assume a candidatura à subida mas… “Contem connosco. O plantel é formado por muitos jogadores jovens. Vamos para cada jogo como se de uma final se tratasse”, assegura. Por cada ponto conquistado, cada um dos 27 jogadores do plantel recebe 10 euros. Domingo segue-se o Farense.

Fonte: “A Bola”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội