Bombas da GALP em Alenquer reabrem hoje com preços antigos

Preços antigos destinam-se a atrair clientes
As bombas de gasolina da GALP em Alenquer reabrem hoje ao público, com o atrativo de os preços de gasolina e gasóleo serem os mesmos de quando fecharam há cerca de dois anos. Ou seja, gasolina 95 a 1.389 por litro e gasóleo a 1.189. Na prática, preços inferiores a 25 cêntimos por litro relativamente aos outros postos de abastecimento da GALP na região, sendo a diferença um pouco inferior, mas ainda assim significativa (cerca de 17 cêntimos/litro), nas bombas de gasolina de “linha branca”.
O M@is Alenquer não conseguiu apurar, junto dos responsáveis do posto, até quando se prolongará esta campanha de reabertura.

PS - Esta foi a nossa "partida" de 1 de abril. Era bom, mas ainda não foi desta que a vila de Alenquer voltou a contar com duas bombas de gasolina, muito menos com os preços de combustível de há dois anos. Embora muitos leitores tenham detetado que se tratava de uma "notícia de 1º de abril", fica aqui, no entanto, a confirmação, para que não subsistam dúvidas. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

«Levem-me preso já matei a Lurdes»

Bento Lopes foi levado para cadeia pela PJ depois de ouvido em tribunal
“Levem-me preso, levem-me preso porque já matei a Lurdes”. Foi com estes gritos que Bento Lopes, 79 anos, acordou anteontem à noite o amigo com quem tinha passado a tarde na adega. O idoso tinha acabado de matar a mulher, Maria de Lurdes, 75 anos, com um golpe de machado. A vítima foi atingida com um único golpe na cabeça e morreu antes de qualquer ajuda chegar. Este foi o segundo homicídio que o reformado da Câmara de Alenquer cometeu.
Em 1966 Bento Lopes matou uma vizinha a tiro de caçadeira e feriu o marido desta, na aldeia de Ribafria, no concelho de Alenquer. Na altura já estava casado com Maria de Lurdes. Cumpriu sete anos de cadeia em Alcoentre e voltou para a companhia da mulher.
Anteontem à noite, após 60 anos de casamento, as guerras entre o casal tiveram um desfecho fatal. Segundo o amigo Gilberto Franco, com quem tinha passado a tarde “a beber vinho e a comer caracóis”, há muito tempo que Bento Lopes “julgava que a mulher o andava a trair com um antigo escrivão do tribunal de Alenquer”.
Bento Lopes foi detido no centro de Alenquer. Ontem foi presente a tribunal, que decretou a prisão preventiva do homicida.

GNR tinha apreendido caçadeira

Há cerca de uma semana, após queixa de Maria de Lurdes por violência doméstica, a GNR de Alenquer apreendeu a caçadeira que Bento Lopes tinha. Na altura, segundo os amigos, o idoso “avisou que não precisava da arma para nada, pois havia outras formas de a matar”.
Segundo o CM apurou, já esta semana Bento Lopes fez um testamento a favor da irmã – o casal não tem filhos – que foi reconhecido no notário. A família do casal disse ao CM que este crime “já era esperado há algum tempo”.

Fonte: "Correio da Manhã"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica avassalador frente ao Entroncamento

Encarnados dominaram o jogo do primeiro ao último minuto
Foi com um belo espetáculo de hóquei em patins que o Sport Alenquer e Benfica alcançou hoje, no Entroncamento, mais uma vitória categórica, no campeonato nacional da 2ª Divisão, zona Sul. O domínio avassalador da turma encarnada, no Pavilhão Albano Mateus, redundou numa vitória folgada, por 1-6.
Frente a um Entroncamento que esta época tem sido um osso duro de roer quando joga em casa, os comandados de Diogo Ganchas dominaram por completo durante todo o jogo, contando com uma mão cheia de soberbas intervenções de João Mendes na baliza para travar a reação do adversário em momentos determinantes.
Sempre muito pressionante, intensa e criativa, a equipa alenquerense provocou uma autêntica avalanche ofensiva, obrigando o Entroncamento a um recuo constante no ringue que provavelmente não estaria nas suas previsões.
Na primeira parte, André Garção deu expressão no marcador à ambição encarnada com um “bis” certeiro (8’ e 18’) que garantiu a correspondente vantagem na recolha às cabinas para o intervalo. Superioridade que, diga-se, só foi possível porque João Mendes defendeu com grande categoria um livre direto (batido por Pedro Brazete) e uma grande penalidade (marcada por David Vieira) que só a dupla de arbitragem de Leiria (Paulo Carvalho e Vítor Roxo), em todo o pavilhão, conseguiu descortinar razões para serem assinalados.
O segundo tempo não foi muito diferente, com exceção da arbitragem mais regularizada a que se assistiu. Sempre ambiciosos, os encarnados continuaram avidamente à procura de mais golos, que acabariam por chegar com naturalidade. Pedro Lourenço (35’) apontou o terceiro, Alexandre Silva (37’) o quarto e Flávio Santos (43’) fez o 0-5. Já depois de Filipe Brizida apontar o golo de honra do Entroncamento, Alexandre Silva “bisou”, fechando a contagem. Vitória inquestionável do Alenquer e Benfica, que na próxima ronda recebe o Alcobacense e, caso vença, sobe ao 3º lugar!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado goleado em casa pelo líder Mafra

Na primeira parte o Carregado ainda conseguiu equilibrar a contenda
O Carregado foi hoje derrotado em casa pelo Mafra, por 0-4, em jogo da 26.ª jornada do nacional de futebol da 2ªDivisão, zona Sul. Com o zero a zero a prevalecer até ao intervalo, na segunda parte o líder do campeonato partiu para uma exibição notável, aniquilando completamente as aspirações de pontuar, e a estratégia, dos azuis e brancos, que continuam numa posição muito incómoda – no lugar acima da zona de despromoção – e podem ver, amanhã, o Oeiras (que tem menos 5 pontos) aproximar-se. 
A formação carregadense podia ter-se adiantado no marcador, aos 40 minutos, mas Ganhão, na marca de grande penalidade, rematou denunciado, permitindo a defesa fácil de Godinho.  
Após o reatamento, o Mafra inaugurou o marcador, através de Pedro Dionísio (48’), reforçando a vantagem por Tuga (75’). Já em tempo de compensação, com o Carregado reduzido a dez (após expulsão de Adilson), Eduardo (93’) e Viegas (96’) consolidaram a goleada para a turma visitante.
O resultado castiga de forma exagerada o desempenho pouco assertivo dos azuis e brancos, que sofrem a terceira derrota consecutiva, e 13ª, no campeonato.   
Na próxima jornada o Carregado desloca-se ao reduto do Fátima.        

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ana Correia conquista primeiro título nacional do ano

Ana Correia festeja  primeiro lugar do pódio com outras concorrentes
O Judo Clube de Lisboa (JCL) alcançou um número significativo de medalhas no Campeonato Nacional de Juniores, que decorreu no passado dia 3 de Março, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Quatro medalhas de bronze, duas medalhas de prata e três medalhas de ouro, atestam bem a valia dos atletas do clube que tem em Alenquer a única Secção fora de Lisboa.
De resto, a participação da Secção de Alenquer do JCL fica particularmente marcada pela obtenção do título nacional da atleta Ana Correia que, na categoria de -63 kg, não deu qualquer hipótese às suas adversárias, tendo-se apresentado na prova extremamente forte e motivada.
A categoria de -63 kg apenas contou com cinco atletas, obrigando cada participante a efectuar quatro combates que, no caso em concreto de Ana Correia, foram todos ganhos pela judoca alenquerense. E não se pense que foram combates fáceis, pois cada um deles foi uma verdadeira final entre atletas de valia muito aproximada. Mas era o dia de Ana Correia que, sem quaisquer facilidades mas com muita determinação, foi ultrapassando cada adversária.
Para o mestre Vítor Pimenta, “os bons resultados desta atleta que não pára de surpreender o panorama da modalidade são essencialmente fruto duma imensa humildade e enorme espírito de entrega ao treino, e ao seu desenvolvimento enquanto atleta de competição”. “A postura da Ana Correia é um exemplo para todos aqueles que querem fazer competição e que sabem que os resultados só se conseguem com muita dedicação pessoal”, conclui o técnico da Secção de Alenquer do JCL.

Notícia desenvolvida na edição de 01ABR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Outlet Campera do Carregado está à venda por 32 milhões de euros

'Outlet' Campera aguarda por um novo investidor 
É referido como “uma excelente oportunidade de investimento”: o Campera Outlet Shopping, do Carregado, está à venda e segundo agências imobiliárias sondadas pela RTP custa 32 milhões de euros. Os funcionários estão apreensivos, porque, apesar das garantias da administração de que “há interesse da empresa gestora em desenvolver e valorizar o empreendimento”, constatam que há cada vez menos clientes e várias lojas já fecharam as portas.
Inaugurado em 2000, o Campera Outlet Shopping foi o primeiro ‘outlet' a abrir em Portugal, mantendo-se o único na zona Sul do País até à abertura do Freeport, de Alcochete, quatro anos depois, que acabou por lhe roubar um número considerável dos dois milhões de visitantes anuais previstos. Propriedade do Fimoges, do grupo Espírito Santo, tem mais de 120 lojas - como a Nike, Zara ou Mango – com descontos até 70% e distribuídas por uma área de 25 mil metros quadrados. Em 2007 o centro recebeu uma nova gestão, que implantou um conjunto de medidas para transformar este ‘outlet' num verdadeiro destino de compras, num processo que englobou a abertura de uma grande superfície do Grupo Pão de Açúcar.
Ao terem conhecimento do anúncio de venda do ‘outlet’, mais preocupados ficaram, ainda, os trabalhadores do Campera, em relação ao futuro do empreendimento e à segurança das centenas de postos de trabalho. Em esclarecimento prestado à RTP, através de comunicado, o BES Imovéis e a administração do Campera Outlet Shopping asseguraram, contudo, que estão “interessados em desenvolver e valorizar o ‘outlet’, que já regista um nível de rentabilidade e ocupação muito satisfatórios”.
De acordo com as referidas entidades, “o funcionamento do ‘outlet’ está a decorrer com toda a normalidade, não existindo qualquer problema a nível operacional”. 
Enquanto se aguarda pela chegada de um novo investidor, os lojistas foram, entretanto, informados que, a partir de Março, o ‘outlet’ passa a ser gerido por outra empresa, a mesma que gere os centros comerciais designados ‘fóruns’ que estão espalhados por todo o País.

Notícia desenvolvida na edição de 01ABR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Hospital de Vila Franca abre com falta de médicos nas urgências

Urgência do hospital de Vila Franca atende 300 doente por dia
O diretor clínico do novo Hospital de Vila Franca de Xira, que recebe os primeiros doentes na quinta-feira, admitiu esta quarta-feira que faltam médicos para completar as equipas fixas de trabalho nas urgências.
«Continuamos à procura de mais algumas pessoas para completar estas equipas. É uma necessidade que sentimos, termos equipas treinadas e vocacionadas para um trabalho que é muito exigente e tem muitas particularidades. Trabalhar na urgência não é como trabalhar no internamento», explicou Carlos Rabaçal, à margem de uma visita ao edifício, um dia antes da abertura das consultas externas.
Segundo o responsável clínico, o hospital «delineou e projetou trabalhar na urgência com equipas dedicadas, com especialistas de medicina interna e com médicos da especialidade da medicina familiar» que, neste momento, estão em falta, havendo a necessidade de contar com clínicos de outras especialidades que também trabalham nas urgências.
A situação agrava-se devido à falta de médicos de família nos concelhos abrangidos pela nova unidade de saúde.
«Há alguma falta de médicos de família. Se a medicina familiar à volta do hospital tiver os seus quadros completos haverá uma menor necessidade de muitas pessoas se deslocarem ao hospital», frisou Carlos Rabaçal, dando um exemplo concreto.
«Em média, por dia, a urgência do hospital de Vila Franca de Xira atende cerca de 300 doentes. Desses, 200 no balcão de adultos e metade são efetivamente situações de consulta e não de verdadeiras urgências», disse.
O processo de transferência de serviços do atual para o novo hospital começa na quinta-feira de manhã, com a abertura das consultas externas, e termina a 03 de abril, dia em que «todos os serviços estarão a funcionar em pleno nas novas instalações», segundo a administração.
O novo equipamento é três vezes maior do que o atual hospital de Reynaldo dos Santos. Tem capacidade anual para 16 mil internamentos, oito mil cirurgias, 192 mil consultas externas, 104 mil urgências, 280 camas de internamento, nove salas do bloco operatório e 33 gabinetes de consulta externa.
Está equipado com cinco salas de parto e uma de cesariana - hospital espera fazer cerca de 1.900/2.000 partos por ano -, além de passar a ter três novas especialidades: hemodiálise, infeciologia e psiquiatria. Por todo o edifício estão espalhados 266 relógios de parede.
«Vamos ter capacidade de oferecer um serviço à população mais completo e em melhores condições do que aquilo que fazemos neste momento no velhinho hospital de Vila Franca de Xira», assegurou o diretor clínico.
A transferência de cerca de 300 doentes do atual para o novo hospital vai acontecer a 02 de abril.
«É um processo complicado e delicado. Há uma logística que está preparada conjuntamente com a autarquia, a polícia, bombeiros, os serviços das ambulâncias e com pessoal do hospital, para que tudo decorra dentro da maior das normalidades. Se assim for, contamos que os doentes tomem o pequeno-almoço no velho hospital e que almocem no novo hospital», salientou Carlos Rabaçal.
O equipamento vai prestar cuidados de saúde a uma população de perto de 215 mil utentes dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carlos Areal é candidato da CDU à Câmara de Alenquer

O bancário Carlos Areal tem 58 anos
O funcionário bancário Carlos Areal, membro da Assembleia Municipal de Alenquer, vai apresentar hoje a sua candidatura à Câmara Municipal local pela CDU, disse o candidato à agência Lusa.
"Conheço o concelho de Alenquer e os seus problemas, por isso julgo que consigo reunir consensos e condições para ser eleito e conseguir resolvê-los", disse à agência Lusa Carlos Areal, militante do PCP.
O candidato adiantou que José Catarino, vereador e cabeça-de-lista à Câmara em eleições autárquicas anteriores, vai ser o candidato à Assembleia Municipal.
Se for eleito, Carlos Areal vai querer renegociar contrato de privatização da água com as Águas de Alenquer, por considerar que "prestam um mau serviço e duplicaram a fatura da água".
O candidato quer também ter Orçamentos Participativos, com o intuito de aumentar a participação cívica dos cidadãos do concelho.
"Acabou o tempo de prometer tudo a toda a gente, porque não vai haver condições para isso. 70% das receitas da Câmara estão comprometidas com despesas fixas ou encargos financeiros assumidos e a nossa capacidade de gestão vai recair apenas sobre 30% da receita. Por isso vamos ter de fazer escolhas e discuti-las com a participação das pessoas", justificou.
O candidato, 58 anos, é desde 2005 membro da bancada da CDU na Assembleia Municipal. Integra a direção nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira.
Carlos Areal é o terceiro candidato a anunciar a sua candidatura à Câmara de Alenquer, depois do anúncio da candidatura de Pedro Folgado (PS) e da recandidatura de Nuno Coelho (PSD/CDS-PP/PPM/MPT).
Nas últimas eleições, o PS e a coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPP elegeram, cada um, três elementos para o executivo municipal e a CDU um.
O presidente da Câmara, Jorge Riso (PS), que cumpre o seu primeiro mandato nessa função, não vai recandidatar-se.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado não descola do antepenúltimo lugar

 No jogo da 1ª volta o Carregado tinha vencido por concludentes 3-0
O Carregado viu a sua situação complicar-se, no campeonato nacional de futebol da 2ª Divisão, zona Sul, este domingo, ao ser derrotado por 1-0 na deslocação a Sintra, onde defrontou o 1º Dezembro. O único golo desta partida da 25ª jornada foi apontado aos 15 minutos, por Godinho.  
Após uma primeira parte em que não efetou qualquer remate à baliza, a equipa carregadense mostrou outra postura na etapa complementar, mas o 1º Dezembro soube controlar a partida e foi mesmo a equipa mais perigosa nos minutos finais.
Com esta derrota, os azuis e brancos mantêm-se na antepenúltima posição (14ª) com 234 pontos, 5 pontos acima de Oeiras e 13 do Ribeira Brava, que estão abaixo da linha de água. Na próxima jornada, agendada para dia 29, recebem o Mafra, de Elói Zeferino, que lidera a classificação, isolado, com 53 pontos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Encarnados retomam o caminho das vitórias

Na 2ªparte, os encarnados conseguiram dar a volta ao marcador
O Sport Alenquer e Benfica retomou, este sábado, o trajecto de vitórias no campeonato nacional de hóquei em patins da 2ª Divisão, zona Sul, depois do tropeção na deslocação ao reduto do Oeiras. Os encarnados mantiveram o estatuto de única equipa só com vitórias em casa, entre as 16 equipas em prova (10.ª vitória em 10 jogos), depois de baterem o Biblioteca, por 4-2, na partida da 21ª jornada. 
Num jogo de duas faces, começou melhor o Biblioteca, que se adiantou no marcador logo aos 4 minutos, por Nuno Ricardo. Na resposta, Alexandre Silva restabeleceu a igualdade, aos 8 minutos, mas a formação alenquerense – dando indícios do desgaste sofrido no jogo da Taça, a meio da semana, frente à Oliveirense – acabou por permitir que os visitantes ficassem novamente em vantagem. Aos 17 minutos, Rafael Monteiro fez o 1-2 com que se atingiu o intervalo. 
Na segunda parte, a equipa comandada por Diogo Ganchas entrou mais assertiva e determinada a comandar as operações, incutindo velocidade e intensidade ao jogo. Acabou por recolher os frutos dessa postura, consumando a reviravolta no marcador, com Alexandre Silva em grande plano, primeiro a concretizar de livre direto (29’) e depois a desferir mais um golpe certeiro (34’) que colocou a turma alenquerense pela primeira vez na frente do marcador.
Já depois de João Mendes brilhar na baliza, impedindo o empate com uma grande intervenção, num livre direto de Rafael Monteiro, Flávio Santos dilatou a vantagem dos encarnados para 4-2. A 29 segundos do final, o Biblioteca beneficiou de uma grande penalidade, mas João Mendes voltou a transcender-se, com uma enorme defesa, negando o golo a Diogo Ruivo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Labrugeira volta a receber o Festival de Sopas e Merendas

Visitantes poderão saborear sopas tradicionais e respectivas merendas
A Labrugeira volta a receber, nos próximos dias 13 e 14 de abril de 2013, na sede da Adega Cooperativa, mais um Festival de Sopas e Merendas de Alenquer, que já vai na sua 11ª edição e que continua, este ano, com as saborosas sopas que prometem “aquecer” os dois dias do certame.
Este evento, numa organização conjunta da Adega Cooperativa da Labrugeira e da Câmara Municipal de Alenquer, contará com muitas sopas quentinhas e saborosas, e as suas respetivas merendas, confecionadas segundo a receita tradicional, por restaurantes e particulares. 
Sábado e domingo o recinto abre às 12h00 e haverá sempre animação, a cargo de grupos culturais e de música popular A entrada é gratuita.

Consulte o cartaz oficial do evento.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica arredado da Taça pela Oliveirense

Gonçalo Alves "bisou" e deu muito trabalho à turma alenquerense
O Sport Alenquer e Benfica perdeu esta quarta-feira com a Oliveirense, por 2-6, nos 16 avos de final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins.
Apesar da derrota e do afastamento da Taça, a formação alenquerense bateu-se bem frente ao detentor do troféu e deixou uma boa imagem perante o seu público, que compareceu em bom número no pavilhão do clube das Paredes. O grande ausente da partida foi Rúben Martins, melhor marcador da 2ª Divisão, que por razões pessoais não deu o seu contributo à turma comandada por Diogo Ganchas.
A primeira parte terminou com vantagem da Oliveirense, por cinco golos sem resposta, tendo Nelson Pereira (5’), Gonçalo Alves (13’), Miguel Rocha (18’), Diogo Silva (22’) e Ricardo Ramos (25’) sido os marcadores de serviço da experiente equipa da 1ª Divisão. 
No segundo tempo os alenquerenses entraram dispostos a vender cara a derrota e conseguiram reduzir para 2-5, por intermédio de Alexandre Silva (35’) e Fábio Bogalho (39’), mas a Oliveirense impôs as suas armas e voltou a marcar, à passagem do minuto 40, altura em que Gonçalo Alves “bisou” e colocou o marcador no 2-6 final.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vinhos da Casa Santos Lima premiados na China

Em concurso estiveram 3300 dos melhores vinhos do mundo
Os vinhos da Casa Santos Lima (Alenquer) arrecadaram quatro medalhas de ouro no prestigiado concurso China Wine & Spirits Awads.  Além da produtora do concelho alenquerense, a 4ª edição do maior e mais prestigiado concurso de vinhos da China premiou mais 25 produtores nacionais que competiram ao lado de concorrentes de 25 países de todo o mundo.
A produtora de Santos Lima (Alenquer) foi distinguida pelas suas produções de vinho branco, com "Portas de Lisboa" e "Vale Perdido", e de vinho tinto, com "Espiga e "Foral de Lisboa".
O CWSA 2013 bateu o recorde de participações nesta 4ª edição com a presença de 3.300 amostras dos melhores vinhos do mundo. A competição decorreu a 4 de Março, no Salão do Mira Hotel, em Hong Kong, e reuniu vinhos, bebidas espirituosas e produtos espumantes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Atores angariam dinheiro para recuperar teatro dos finais do século XIX em Alenquer

O Teatro Ana Pereira foi construído nos finais do século XIX
Um grupo de atores amadores tem vindo a efetuar obras no Teatro Ana Pereira, em Alenquer, e estreia uma peça na sexta-feira para angariar mais dinheiro para recuperar aquele teatro histórico, dos finais do século XIX.
"Já que não há dinheiro para recuperar, pusemos mãos à obra para ir fazendo algumas obras para não vermos o teatro degradar-se e termos melhores condições de trabalho", afirmou à agência Lusa Álvaro Gomes, encenador da companhia Os quatro e o burro.
Desde há quatro anos, data em que chovia dentro do teatro e o espaço estava degradado por falta de um teto, tem vindo a ser remodelado pela direção da Liga dos Amigos de Alenquer, que gere o espaço.
O grupo, com 11 elementos, tem agendado para sexta-feira a antestreia da comédia "O sangue dos Bamberg", uma adaptação da obra do dramaturgo inglês John Osborne, e para sábado a respetiva estreia.
A antestreia, com um custo de 10 euros, é dirigida a todos os que pretendem associar-se à campanha destinada a ajudar a liga e a companhia a comprar para o teatro cadeiras novas, um investimento de 1.300 euros a inaugurar na sexta-feira.
A peça estreia no sábado com um custo de cinco euros e fica em cena até ao final de maio, com 10 sessões previstas, para angariar mais donativos.
"Se a receita for favorável, queremos remodelar o teto e a instalação elétrica e comprar um pano para a boca de cena", disse à Lusa Filipe Rogeiro, da direção da Liga dos Amigos de Alenquer.
O dirigente adiantou que são necessárias obras no valor de mais de 10 mil euros.
Mas o voluntariado começou há mais tempo. Dirigentes associativos e atores estão desde há três meses a fazer obras agora em fase de conclusão: a remodelação dos camarins e da plateia, diversas pinturas e rebocos e a colocação de cortinas novas, investimentos na ordem dos 2.500 euros.
Filipe Rogeiro sublinhou tratar-se do único teatro do concelho, inserido num conjunto de imóveis da Santa Casa da Misericórdia local que estão classificados como interesse público.
"Temos de valorizar este património, para não só dignificar o espaço mas também dinamizar a vila em termos culturais, com encenação de peças de teatro", disse.
O Teatro Ana Pereira foi construído nos finais do século XIX e, apesar de ter alguns sinais de degradação, mantém-se fiel àquilo que foi por José Juvencio da Silva, que foi na mesma altura autor do projeto de arquitetura dos Paços do Concelho.
Característicos desse período histórico persistem diversos elementos decorativos: a boca de cena é ornamentada em estuque com frisos e pinturas que retratam a tragédia e a comédia e os dramaturgos Gil Vicente e Almeida Garrett.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Primeiros títulos do ano para judocas alenquerenses

Os jovens judocas alenquerenses com as medalhas conquistadas
No arranque deste mês, tiveram lugar em Lisboa os Campeonatos Distritais nas categorias de Benjamins, Infantis e Iniciados. A comitiva do Judo Clube de Lisboa integrou diversos atletas da sua Secção de Alenquer, que uma vez mais se portaram à altura, trazendo para o seu clube, e para a sua terra em particular, três títulos e muitos pódios representativos de excelentes exibições. 
Começando pelos mais novos, na categoria de Benjamins nascidos em 2004, Miguel Carmo, Miguel Gonçalves e Tomás Carvalho, alcançaram o 3º lugar do pódio, tendo Rodrigo Oliveira ficado em 2º lugar. Nos Benjamins nascidos em 2003, apenas Miguel Rucha participou, tendo ficado em 3º lugar. 
E se na categoria de Infantis a Secção alenquerense não apresentou desta vez quaisquer atletas, na categoria de Iniciados a participação foi de grande nível. Os judocas João Pereira e Nuno Camelo efectuaram uma prova de excelente nível, apenas perdendo o combate final que os colocou no 2º lugar do pódio. O atleta Duarte Ferreira, por força do seu mais elevado peso, participou em duas categorias, tendo conseguido o 3º lugar numa delas e vencido a outra. Os judocas Jaques Rico e Nuno Miranda foram apenas dominadores do primeiro ao último combate, tendo-se apresentado perfeitamente determinados a conseguir a vitória. E se para o judoca Nuno Miranda a tarefa foi fácil em face do seu poderio, mesmo no combate final contra um adversário que revelava muito potencial, para Jaques Rico, lesionado na articulação da mão e consequente maior dificuldade nas pegas, a sua vitória fica enobrecida pelo esforço e espírito de sacrifício revelados. Com esta vitória, Jaques Rico atinge mais um recorde na história do Judo em Alenquer igualando a atletas Inês Branco, vencendo em todos os escalões de formação.
Para o treinador Vítor Pimenta, “os resultados desta prova são um bom medidor do trabalho que se vem fazendo e quer continuar a fazer, assistindo, independentemente das vitórias, a boas e determinadas atitudes e posturas competitivas que mais tarde ou mais cedo darão os seus frutos”. 

Notícia desenvolvida na edição de 15MAR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Novo hospital de Vila Franca de Xira inicia atividade no dia 28 de março

Novo hospital resulta de um investimento de 100 milhões de euros
O novo hospital de Vila Franca de Xira inicia a sua atividade no dia 28 de março. Contudo, a transferência das atuais instalações para o novo hospital será faseada, de forma a garantir a continuidade e segurança na prestação dos cuidados de saúde. A nova unidade de saúde, que dispõe de 280 camas, 9 salas de bloco operatório e 33 gabinetes de consulta, irá servir cinco concelhos: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, num total de 245 mil pessoas. Refira-se que este Hospital tem, desde o dia 1 de Junho de 2011, um novo modelo de gestão, resultante da parceria entre o Estado português e o Grupo José de Mello Saúde.
Assente num modelo orientado para a eficiência dos processos e a otimização da prática clínica, este novo projeto começa por gerir a atual infraestrutura (Hospital de Reynaldo dos Santos) e está a construir, em paralelo, um Novo Hospital, que responde às necessidades da população. O novo hospital está a ser construído a norte da cidade de Vila Franca de Xira, num terreno cedido pela autarquia, num investimento que ronda os 100 milhões de euros.
Conheça a calendarização pormenorizada da entrada em funcionamento, a capacidade de resposta e as valências do novo hospital:

28 de março
Início de atividade de:
- Consulta externa
- Exames e análises
- Medicina física e reabilitação
- Hospital de dia oncológico

2 de abril
Início de atividade de:
- Bloco operatório
- Unidade de cuidados intensivos e intermédios
- Internamento especialidades médicas e cirúrgicas
- Hospital de dia psiquiátrico

3 de abril
Início de atividade de:
- Internamento de obstetrícia
- Bloco de partos e neonatologia
- Urgência geral, de pediatria e de obstetrícia/ginecologia
Conclusão do processo de transferência e funcionamento do novo hospital em pleno

 Novo hospital de Vila Franca de Xira em números 

Área de influência: cinco concelhos - Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, num total de 245 000 pessoas

Área clínica: 29 260 m2

Área não clínica: 11 742 m2

Estacionamento: 844 lugares (cobertos e descobertos)

Camas (número total): 280
Geral: 233
Psiquiatria: 24
Especiais: 23

Bloco Operatório: 9 salas
Ambulatório: 3
Convencional: 6

Gabinetes de consulta: 33

Maternidade
Salas de parto: 5 + 1 cesariana
Quartos: 30 (todos individuais com casa de banho)

Urgência (área):
Adultos: 2150 m2
Pediátrica: 660 m2
Obstetrícia/ginecologia: 360 m2

Novidades do novo hospital de Vila Franca de Xira 

Novos serviços: psiquiatria, hemodiálise e infecciologia
Com estas novas especialidades, o hospital vai aumentar ainda mais a sua abrangência, oferecendo à população dos cinco concelhos (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira) novos cuidados especializados, até agora não disponíveis na oferta clínica do hospital.

Novos equipamentos
O hospital vai também disponibilizar um conjunto de novos equipamentos como, por exemplo, a ressonância magnética, os lasers de oftalmologia ou a electroencefalografia, que trarão mais comodidade à população, evitando deslocações para fora do seu concelho de residência.

Novas unidades: cuidados intensivos e cuidados intermédios

Melhor maternidade
A maternidade é uma das áreas na qual o novo hospital vem melhorar a sua oferta.
Serão disponibilizados quartos individuais, com casa de banho, com a possibilidade de as mães poderem ter sempre a presença de um acompanhante.
Também no aspeto clínico a equipa foi renovada, havendo agora mais profissionais especializados, disponibilização de mais exames e melhor equipamento.

Reforço da equipa com a contratação de 100 profissionais

Ambientes mais espaçosos e ordenados
Com áreas maiores, o novo hospital oferece condições físicas de qualidade que permitem o desempenho da atividade em ambientes mais espaçosos, ordenados e luminosos.

Aposta tecnológica
O hospital registará também uma melhoria significativa em termos tecnológicos, que resulta do investimento em tecnologia médica para o diagnóstico e tratamento dos utentes.

Fonte: http://www.tintafresca.net/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado derrotado em casa pelo Oriental

Ganhão abriu marcador de penálti, aos 21'
O Carregado averbou, este domingo, a 11ª derrota da temporada, ao perder em casa perante o Oriental, por 1-2, em jogo da 24ª jornada do campeonato nacional de futebol da 2ª Divisão, zona Sul.
A formação carregadense até se adiantou no marcador, à passagem do minuto 21, numa grande penalidade convertida por Ganhão, mas o Oriental viria a empatar antes do intervalo, por intermédio de Figo.
Na segunda parte, os lisboetas acabaram por se superiorizar e operaram a cambalhota no marcador, com um golo de Mauro, aos 75 minutos.
Com esta derrota, o Carregado mantém-se no 14º lugar, primeiro acima da linha de água, somando 23 pontos. Na próxima jornada, agendada para 24 de março, desloca-se ao reduto do 1º Dezembro.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Guilherme Coelho reconduzido na liderança do CDS de Alenquer

Guilherme Coelho cumpre segundo mandato  
Os militantes do CDS de Alenquer reconduziram sexta-feira Guilherme Coelho, de 38 anos, na liderança da comissão política concelhia do partido, que cumprirá assim o segundo mandato à frente daquela estrutura.
Houve uma única lista a apresentar-se a sufrágio dos novos órgãos concelhios do CDS/Alenquer, para o mandato 2103/2015, repetindo assim o cenário da primeira eleição de Guilherme Coelho.
A comissão política concelhia liderada por Guilherme Coelho tem como vice-presidentes Nuno Teixeira da Silva e Luís Barros Mendes. Alexandra Barros Ventura é a secretária, enquanto Carla Bettencourt, Joana Moreira, Selma Coelho, António Brites e Ana Rita Taledo de Sousa ocupam o cargo de vogais. Gonçalo Maleitas Côrrea preside à mesa da assembleia concelhia.
“As eleições são apenas um mero formalismo que nos aumentam a responsabilidade de trabalhar pela nossa terra. Todos, sem excepção, têm a obrigação de, nas suas freguesias, trabalharem para o bem-estar da comunidade. Só assim faz sentido estar no CDS”, analisou o líder reeleito do CDS/Alenquer.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Autárquicas 2013: Folgado (PS) e Coelho (CPNT) aguardam por opositores de CDU e Bloco de Esquerda

CDU - Carlos Areal, André Escoval e Rogério Silva 
As estruturas concelhias da CDU e do Bloco de Esquerda (BE) deverão apresentar até final de Abril os respectivos candidatos à presidência da Câmara de Alenquer, que se juntarão, assim, ao socialista Pedro Folgado e ao social-democrata Nuno Coelho na corrida para as eleições autárquicas de Outubro próximo.
BE - Luís Ferreira,Fernando Marçal Graça e José António Porém

Por parte da CDU, há três nomes em cima da mesa, para suceder a José Manuel Catarino como cabeça de lista para a câmara: Carlos Areal, André Escoval e Rogério Silva. Dada a intensa actividade sindical desenvolvida pelo serralheiro civil Rogério Silva (número dois da lista da CDU nas Autárquicas de 2009), de 42 anos, a escolha estará, contudo, na prática, desde o início do processo, reduzida ao bancário Carlos Areal e ao animador sócio-cultural André Escoval. 
(...) Do lado do Bloco de Esquerda, as dúvidas ainda são maiores. José António Porém, o candidato derrotado em 2009, é um dos nomes possíveis para encabeçar a lista bloquista à autarquia, tendo sido ventilada, também, nos últimos meses, a possibilidade de Fernando Marçal Graça ser apresentado como candidato. Em última instância, pode ser o próprio líder concelhio do BE, Luís Ferreira, a avançar. Pode, no entanto, haver uma surpresa, restando aguardar pelas jornadas autárquicas que a estrutura bloquista concelhia promete realizar em Abril, onde deverá sair “fumo branco”. (...)

Notícia desenvolvida na edição de 15MAR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Simone Costa festeja conquista da Taça de Portugal pelo Algés

Simone Costa conquistou, aos 17 anos,o seu primeiro troféu 
A alenquerense Simone Costa sagrou-se vencedora da Taça de Portugal feminina de basquetebol ao serviço do Sport Algés e Dafundo, que derrotou na final disputada em Tábua, o CAB Madeira, por 80-72. 
Esta foi a sexta vez que a Taça de Portugal foi conquistada pela turma da Linha, que alinhou com: Jessica Almeida (7), Mariana Alves (8), Ana Oliveira (13), Kathryn Gearlds (6) e Laura Broomfield (31); Joana Soeiro, Joana Bernardeco (10), Catarina Coelho (5) e Simone Costa. 
Um dos aliciantes da final da 46ª edição da Taça era saber quem desempatava a igualdade de triunfos na prova, já que ambos os emblemas haviam ganho cinco vezes o respectivo troféu, na perseguição ao histórico CIF, que lidera ainda o ranking com sete vitórias.
Simone Costa, de 17 anos, iniciou a sua fulgurante carreira desportiva no Alenquer Basket Clube, em 2008, tendo ingressado no ano seguinte na equipa de iniciados do Sport Lisboa e Benfica, ao serviço da qual se sagrou vice-campeã nacional, na temporada 2010/2011, e se destacou como uma das maiores revelações da modalidade. Começou por ser convocada para a Selecção Nacional de cadetes femininos, mas depressa motivou o interesse dos responsáveis técnicos das Selecções Nacionais de sub-16 e sub-18, ao serviço das quais tem brilhado. 
Terminado o vínculo com o Benfica, no início desta época passou a representar o Algés e Dafundo, actual detentora do título de campeã da Liga Feminina de basquetebol.

Notícia desenvolvida na edição de 15MAR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

GNR apreende dezenas de armas

Na operação, foram apreendidas 44 espingardas e 12 revólveres
O Núcleo de Investigação da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alenquer desencadeou durante a tarde de ontém uma operação que resultou na apreensão de 56 armas e na detenção de um homem.   
Segundo o comando-geral da GNR, as armas foram apreendidas como resultado de três buscas domiciliárias e de outras três não domiciliárias, tendo a guarda encontrado 44 espingardas e 12 revólveres, para além de duas soqueiras e de vários punhais.
A guarda suspeita tratar-se de um caso de tráfico de armas ilegais, tendo deparado no decorrer da operação com alguns quilos de material explosivo, que tiveram que ser retirados por uma equipa de inactivação de engenhos explosivos, e de 90 quilos de chumbo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ralis regressam a Montejunto

O troço de Montejunto volta a receber rali a 27 de abril
Ora aí está uma daquelas ideias que levam espectadores aos troços. A pretexto da apresentação do Critérium de Rallyes do Centro, competição que é composta pelos ralis Rally do Oeste (27 de Abril), Rallye de Góis (11 e 12 Março), Rallye de Arganil – Capital do Rally (1 e 2 de Junho), Rally Capital do Cobre e do Latão – Oliveira do Hospital (29 de Junho), Rallye de Aguiar da Beira (31 de Agosto) e Rallye de Carnide (19 de Outubro), o Montejunto Rally Clube faz regressar uma das míticas especiais dos ralis portugueses, Montejunto, palco de grandes capítulos do Rali de Portugal, desde os tempos em que se realizava em terra, à segunda metade dos anos 80 e 90, já quase todo em asfalto, passando pelo alto da serra. Assim, o troço de Montejunto, com os seus 9,770 km está de regresso, com os concorrentes desta competição e desta prova específica a poderem mostrar a 27 de Abril o que evoluíram os ralis desde essa altura.
Para ajudar à festa, talvez fosse interessante que o Montejunto Rally Clube levasse a cabo o seu troço com a exata quilometragem da especial de 1993, 9,57 Km, para ver se o recorde do troço, que está na posse de Miki Biasion e François Delecour, ambos em Ford Escort Cosworth, seria batido. Vinte anos depois, há algum candidato para bater o recorde?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Suspeitos de assalto a casa de idosos vão ser julgados

O Julgamento começa esta quarta-feira. no Tribunal de Alenquer
O Tribunal de Alenquer começa esta quarta-feira o julgamento de três homens, acusados de assaltarem a residência de uma senhora de 82 anos, que agrediram e sequestraram.
O relatório da Polícia Judiciária (PJ) que consta do processo, refere que além deste crime, os três arguidos, de 29, 30 e 35 anos são também suspeitos de terem assaltado várias residências de idosos na zona de Alenquer, usando sempre métodos idênticos de atuação.
A 8 de março, o trio entrou na habitação da senhora de 82 anos, na freguesia do Carregado, arrombando a porta de entrada.
Segundo a acusação do Ministério Público (MP) "agarrou-a pelas mãos e braços", ameaçando-a para que ela lhes entregasse dinheiro e ouro.
Taparam-lhe o rosto com uma almofada, apesar de ela os informar de que sofria de problemas respiratórios, acabando por trancá-la à chave no próprio quarto.
A idosa acabou por abandonar a residência, saltando pela janela do quarto em busca de socorro, enquanto os alegados assaltantes procuravam objetos de valor nos vários compartimentos da habitação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pedro Folgado apresenta lista às autárquicas

O professor Rui Costa, de Abrigada, foi o escolhido para número dois
Pedro Folgado, actual chefe de Gabinete do presidente da autarquia de Alenquer, formalizou ontem a sua candidatura às autárquicas de Outubro próximo pelo Partido Socialista, e apresentou os seis elementos que compõem a lista à Câmara Municipal.
O professor Rui Costa actual presidente do agrupamento de escolas de Abrigada, foi o escolhido para número dois da lista, enquanto a arquitecta Dora Pereira surge no terceiro lugar.
"Conhecimentos, disponibilidade e empreendedorismo", são as características transversais a todos os elementos da lista socialista, como explicou Pedro Folgado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Câmara de Alenquer aprova retomar obras de 5,6 ME suspensas devido à crise

Executivo aprovou retomar obras que já tinham sido adjudicadas
A Câmara de Alenquer aprovou hoje retomar três obras no valor de 5,6 milhões de euros cujas empreitadas já tinham sido adjudicadas, mas que foram suspensas há dois anos devido à contenção orçamental.
O executivo municipal aprovou por maioria, com três abstenções (duas da coligação PSD/CDS-PP e outra da vereadora independente eleita pelo PS), o arranque da segunda fase das obras da Circular Interna de Alenquer, que liga o sul à zona oeste da vila, dentro da freguesia de Santo Estêvão.
A autarquia aprovou por unanimidade avançar com a construção dos centros escolares de Cabanas de Torres e de Vila Verde dos Francos, orçados, cada um, em 1,9 milhões de euros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado empata com Quarteirense


O Carregado empatou, este domingo, a duas bolas com o Quarteirense, em jogo da 23ª jornada do campeonato nacional de futebol da 2ª Divisão, zona Sul.
Adilson inaugurou o marcador, para o emblema do Carregado, aos 10 minutos,  enquanto Hugo Èvora igualou, à passagem do minuto 35.
Na segunda parte o Quarteirense conseguiu a reviravolta, com um tento de Kadú (65’), e criou ocasiões suficientes para dilatar  a vantagem, mas o Carregado acabou por fazer o empate, com um golo de Vítor Hugo (78’).
Com este resultado, a equipa carregadense cai para o lugar à beira da linha de água (14º). Na próxima ronda volta a jogar em casa, recebendo o Oriental (6º classificado).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tentativa de homicídio investigada

O início do julgamento de quatro indivíduos acusados da tentativa de homicídio de um ourives durante um assalto foi remetido pelo Tribunal de Alenquer para inquérito para ser deduzida nova acusação.
O julgamento, quanto ao crime de homicídio qualificado na forma tentada, foi mandado repetir pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Os quatro arguidos recorreram da condenação porque três deles não estavam acusados da tentativa de homicídio e foram condenados por esse crime.

Fonte: "Correio da Manhã"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica perde com Oeiras pela margem mínima

 Jogada de perigo junto à baliza defendida por André Valério
O Sport Alenquer e Benfica saiu derrotado, este sábado, pela AD Oeiras por 4-3, num jogo referente à 20.ª jornada da 2.ª divisão nacional de hóquei em patins (zona Sul). Foi uma partida insólita pois não registou golos na primeira parte e a equipa alenquerense até se adiantou no marcador, parecendo ter o jogo na sua mão, mas a formação da Linha de Cascais galvanizou-se e acabou por justificar a vitória pela margem mínima. 
O marcador só mexeu no primeiro minuto após o reatamento. Rúben Martins colocou o Alenquer e Benfica em vantagem, mas a formação oeirense respondeu de imediato, empatando a contenda, por intermédio de Leandro Santos. Os comandados de Diogo Ganchas reagiram bem e voltaram para a frente do marcador, no minuto seguinte, através de uma grande penalidade convertida por Rúben Martins.
Com boa organização defensiva e grande assertividade no ataque, a formação de Oeiras não só empatou, por intermédio de Bruno Januário (31’), como passou mesmo para a frente do marcador, dilatando a vantagem para 4-2, através de Marco Gatinho (33’) e Paulo Rosa (46’). Numa derradeira investida, quando faltavam três minutos para o final, o Alenquer e Benfica ainda reduziu para a margem mínima, numa altura em que jogava com menos um jogador, por intermédio de André Garção. No entanto, o marcador não voltou a mexer e a última oportunidade pertenceu mesmo ao Oeiras, num livre direto que André Valério defendeu.
Com este resultado, o Alenquer e Benfica mantém-se na 4.ª posição, com 27 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Alcobacense. Na próxima jornada recebe o Biblioteca.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Trio envolvido em burlas informáticas

Arguidos usavam o esquema de 'phishing'
Uma mulher de nacionalidade russa, de 40 anos, com residência em Alenquer, é acusada de pertencer a uma rede envolvida em acessos ilegítimos e crimes de burla informática.
Em conjunto com um indivíduo de nacionalidade ucraniana, de 35 anos, com residência nas Caldas da Rainha, e um português, de 42 anos, residente em Leiria, são arguidos num processo em julgamento, relacionado com uma burla de 15 mil euros através do esquema de `phishing´, acedendo à conta bancária de um empresário.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado perde por 2-1 em Faro e cai para o 14º lugar

 Leonardo ainda atenuou a derrota com um golo
O Carregado foi a Faro, este domingo, perder por 2-1, em jogo da 22ª jornada do Nacional da 2ª Divisão, zona Sul, e caiu para o 14º lugar, tendo agora atrás de si apenas Oeiras e Ribeira Brava, que estão abaixo da linha de água. 
O Farense entrou melhor na partida disputada no Estádio São Luís, na capital algarvia, criando duas boas oportunidades, que obrigaram o defesa central Paulino a tirar uma bola em cima da linha de golo e o guardião Fialho a desviar para o poste um remate de Matias. Como corolário do caudal ofensivo inicial, a equipa da casa inaugurou o marcador à passagem do minuto 26, numa grande penalidade assinalada por Luís Catita,
a sancionar corte de Mauro com o braço, que Ibukun não desperdiçou.
Reagiu da melhor maneira a equipa carregandense, que conseguiu empatar a contenda aos 35 minutos, após um cruzamento de Adilson que Leonardo concluiu de forma certeira.
Na segunda parte o jogo foi muito dividido, mas ao cair do pano a vitória acabou por sorrir aos algarvios, com Matias a fazer o 2-1. No último minuto do tempo de compensação, o Carregado quase chegava ao empate, mas o portentoso remate de Paulino foi correspondido por Tiago Martins com a defesa da tarde. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Benfiquistas de Alenquer organizam 4º almoço-convívio

.
Os Benfiquistas de Alenquer vão realizar um almoço convívio que terá lugar no próximo dia 12 de Maio, pelas 12:30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Penafirme da Mata (Olhalvo). 
Os organizadores do evento, que já vai na 4.ª edição, estão convictos que, ano após ano, desta forma simples vão conseguindo dignificar o Clube, homenageando-o com esta festa em que estimam juntar algumas centenas de residentes no concelho de Alenquer que têm em comum a paixão que nutrem pelo Sport Lisboa e Benfica. 
O convite à participação está a ser dirigido a sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica, para que o almoço-convívio dos Benfiquistas de Alenquer continue a ser um dos maiores eventos do género realizados na região.
A exemplo das edições anteriores, o evento irá contar com a presença de vários antigos jogadores do clube encarnado. Os campeões europeus José Augusto e Artur Santos, e os campeões nacionais Vítor Martins, Carlos Manuel, Chiquinho Carlos, Padinha, Abel Silva e Pedro Valido estão entre os convidados.
A aquisição de bilhetes para o almoço, que estão marcados a “18 Gloriosos”, deverá ser feita através dos membros da comissão organizadora, podendo ser realizado contato para Francisco Franco (916016500), Kit Jones (966503909), Joaquim Manuel Simões (917946002) ou João Francisco Domingos (968116425).

Fonte: "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica bate Académica (5-1)

Encarnados dominaram o jogo, levando a melhor sobre os estudantes
O Sport Alenquer e Benfica derrotou este sábado a Académica de Coimbra por 5-1 no jogo referente à 19ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins da II Divisão. André Valério brilhou na baliza. 
Foi um jogo completamente dominado pela formação alenquerense, que ainda assim pareceu ter ficado deslumbrada com tantas facilidades, chegando ao intervalo a vencer por duas bolas a zero, com golos de Rúben Martins e Alexandre Silva.
Após o reatamento, os encarnados ampliaram a contagem para 3-0, novamente por intermédio de Alexandre Silva. A reação da Académica, já depois de André Valério ter defendido dois livres diretos, surgiria à passagem do minuto 41, reduzindo para 3-1, através de Alexandre Marques. 
O conjunto alenquerense tratou, então, de resolver a questão, fixando o resultado final em 5-1, com golos de Pedro Lourenço e Flávio Santos.
O Alenquer e Benfica entrou em ringue com um cinco inicial composto por: André Valério, Fábio Bogalho, Pedro Lourenço, Rúben Martins e André Garção. Jogaram ainda: Alexandre Silva, Flávio Santos e Fábio Júnior. Já a Académica alinhou de início com: André Rodrigues, Gonçalo Oliveira, Diogo Lobo, Alexandre Marques e Nuno Monteiro. Jogaram ainda: Filipe Duarte e Pedro Campos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

José Carlos Morais abandona CPNT e renúncia a cargos autárquicos

José Carlos Morais sente-se um "corpo estranho" na política local
Farto de se sentir um “corpo estranho” no sistema político local, considerando-se “marginalizado” pela Coligação Pela Nossa Terra (CPNT) cujas listas integrou nos dois últimos mandatos autárquicos, José Carlos Morais decidiu bater com a porta. O professor de biologia e dirigente ambientalista, de 52 anos, anunciou a sua renúncia aos mandatos como eleito independente na Assembleia de Freguesia do Carregado e na Assembleia Municipal de Alenquer.
Numa declaração pública, o fundador da associação ambientalista concelhia (Alambi) esclareceu que “quando convidado pelos responsáveis locais do PSD e CDS para integrar uma coligação que se perspetivava para candidatura ao próximo mandato autárquico, disse que só o faria nas mesmas condições em que me encontro atualmente envolvido na CPNT: com uma equipa de pessoas em que confiasse, com um programa eleitoral com objetivos e princípios semelhantes aos anteriormente apresentados e assumindo na plenitude a qualidade de independente, uma vez que não sou militante nem me encontro ideologicamente ligado a nenhum dos partidos que integram a coligação”. Os partidos presentes terão ficado de estudar as suas “exigências”, informando-o desde logo que “a equipa e o programa não deviam sofrer grandes alterações”.
Certo é que desde essa reunião realizada em 19 de novembro de 2012, ficou a aguardar uma resposta que tardou em aparecer. “No início de Fevereiro, e porque continuava sem qualquer informação sobre a situação, relembrei [os dirigentes concelhios de PSD e CDS] que continuava à espera de uma resposta. No dia seguinte soube pela comunicação social nacional que a coligação tinha avançado com a candidatura. Hoje (25 de Fevereiro) soube da apresentação pública em Alenquer de uma candidatura conjunta PSD/CDS/MPT/PPM para o concelho de Alenquer, liderada pelo arquiteto Nuno Coelho”, relata José Carlos Morais, sublinhando que “sem a esperada resposta do líder”, apenas a concelhia do CDS lhe apresentou justificações, “dizendo que lamentava não haver condições para me integrarem na coligação - deduzi que a CPNT 2013 não contava comigo”.
Vincando que não procura lugares políticos, o antigo representante do Partido da Terra (MPT), que nos últimos anos – após a alegada “mudança de direção e linha política do MPT” – voltou a assumir o estatuto de independente, salienta que a sua intervenção “sempre foi feita numa perspetiva de participação e cidadania”. “Não abdico, nem nunca abdicarei, da minha liberdade e de pensar por mim próprio. Tendo sido eleito no atual mandato nas listas de uma coligação, que irá continuar, mas que deixou de contar comigo para a sua equipa, entendo que devo renunciar ao meu mandato na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia do Carregado”, sustenta José Carlos Morais, sublinhando que termina aqui a sua ligação à CPNT e a sua representação política nas assembleias de que fazia parte.
Para José Carlos Morais, “é fácil perceber que a minha forma de estar na política não se encaixa muito bem nas regras da nossa democracia. Cada vez que sou eleito o sistema encarrega-se de me expulsar como um corpo estranho. Um sistema político que, perante a apatia participativa da nossa sociedade, não favorece candidaturas ou eleitos independentes”. Na sua opinião, “a renovação da democracia precisa de desenvolver a cidadania, promover a participação e estar aberta a todos os que pretendam apresentar soluções e candidatarem-se à representação de comunidades e de eleitores nos órgãos de decisão, sem que para tal tenham que recorrer (e tantas vezes usar…) um partido político com que não se identificam”, defendendo que “este é um caminho que falta percorrer e a mudança de que todos falam mas que parece assustar muitos”.
Magoado, eventualmente por não ver reconhecido pelos dirigentes da CPNT o seu trabalho autárquico – lembrando que foi o deputado municipal que apresentou mais propostas e recomendações na assembleia, a esmagadora maioria das quais aprovadas –, abandona a “guerra” política mas promete regressar à “guerrilha” da participação cívica".

Fonte: "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội