Ana Correia vence Nacional de Sub-23

Ana Correia (à direita) não deu hipóteses à forte concorrência, arrebatando o título
A judoca Ana Correia, que tem somado nos últimos anos títulos consecutivos, depois de já se ter sagrado campeã nacional de Juniores, sagrou-se, no passado dia 15 de Junho, campeã nacional de Sub-23.
Este feito excepcional da jovem judoca, ocorre precisamente a seguir a três momentos particularmente importantes para a mesma. No final de Maio, a atleta alenquerense havia ganho a medalha de prata na Taça da Europa na Corunha, prova que se seguiu ao 5º lugar obtido na Taça da Europa em Lignano Sabbiadoro, Itália.
Estes excelentes resultados levaram a Júnior Ana Correia a ser integrada na Selecção Nacional de Séniores (o seu próximo e derradeiro escalão), que participou, no passado dia 9 de Junho, em Lisboa, no Open Europeu Feminino, e onde não teve uma estreia muito positiva, sendo de realçar o empenho para outra sorte, sabendo de antemão das grandes dificuldades em face da sua juventude.
As prestações da judoca levaram-na, entretanto, a ser convocada para um estágio internacional a realizar no Japão, nas Universidades do Budo e Tsukura, onde, entre outros, estarão atletas como Telma Monteiro, Joana Ramos e Célio Dias.

Notícia desenvolvida na edição de 01JUL2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mulher que matou filhos volta a não conseguir justificar crime

O julgamento de Kely Oliveira prossegue a 12 de julho, no Tribunal de Alenquer
A mulher acusada do homicídio dos filhos menores em Alenquer voltou hoje a não conseguir explicar em tribunal porque matou as crianças, quando queria impedir que, após uma separação do casal, ficassem com pai.
"Foi o que pensei fazer na altura. Estava muito doente", disse a arguida à presidente do coletivo de juízes, Isabel Calado, sem conseguir justificar de novo o ato, à semelhança do que aconteceu na primeira sessão do julgamento no Tribunal de Alenquer, em que explicou que alegou querer separar-se e vingar-se do pai das crianças e da avó paterna, com o objetivo de não ficarem com os filhos após uma eventual separação conjugal.
Na mesma sessão, o progenitor explicou que não ameaçava a arguida, mas antes a sensibilizava para o facto de que podia não ter condições para ficar com as crianças, já que estava desempregada e em situação irregular no país, caso viesse a separar-se dele.
Apesar de a sessão ser destinada a ouvir as restantes oito testemunhas de acusação, a juíza confrontou hoje a arguida, de 31 anos, com as declarações prestadas na sessão anterior e com o facto de que, a 19 de dezembro.
O coletivo de juízes aproveitou também para questionar a mulher por ter derramado algumas lágrimas apenas enquanto o ex-companheiro depunha e não quando explicou ao tribunal como procedeu no dia em que decidiu concretizar os crimes.
Em resposta, a arguida afirmou que chorou quando o ex-companheiro afirmou que "nunca lhe [tocou] com um dedo", desmentindo os factos, e ao lembrar-se do que ambos viveram.
Na sessão de hoje, a avó das vítimas confirmou que a arguida lhe ligou, na noite do crime, a dizer que tinha matado os meninos. A mulher explicou ainda que nada tinha contra a nora, considerando-a até uma "mãe galinha", mas que não frequentava a sua casa tantas vezes como gostaria porque, apesar de "trabalhar para tudo fazer pelo futuro dos meninos", sentia que “ela não gostava muito das visitas", alegadamente por reconhecer que "a sentia um pouco adoentada".
De acordo com a acusação do Ministério Público, a imigrante - que, segundo os peritos, estaria com uma depressão pós-parto - aproveitou o facto de estar sozinha em casa com os dois filhos, fechou-os no quarto, deitou-os na cama e pôs fogo àquela divisão. Ateou fogo a um sofá com um isqueiro, fez as malas e, antes de se pôr em fuga, deixou uma carta ao companheiro e pai das crianças, a responsabilizá-lo.
Telefonou à sogra a dizer que "pegou fogo à casa e [que] os meninos morreram", tendo a familiar alertado de imediato a GNR e os bombeiros, vindo a confirmar-se as duas mortes. No dia seguinte, foi detida pela Polícia Judiciária, após se entregar na GNR de Castanheira do Ribatejo.
A 12 de dezembro, tinha também fechado os filhos no quarto e posto fogo ao sofá, mas acabou por apagar as chamas.
Já em agosto, numa praia em Sesimbra, começou a discutir com o companheiro e abandonou o local, levando consigo um dos filhos. Como a criança estava descalça, "chorava compulsivamente" e "caiu diversas vezes", sendo de seguida puxado pela mãe. Chegou a bater com a cabeça num poste e sofreu "escoriações em ambos os pés", motivando a intervenção da GNR, refere a acusação.
O julgamento continua no dia 12 de julho.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Hermínio candidato pelo Bloco à Câmara de Alenquer

 João Hermínio não gostou de ver o PS escolher Pedro Folgado para candidato à câmara
Mais uma candidatura definida no concelho de Alenquer: João Hermínio será o cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda à autarquia alenquerense, ele que ainda é vice-presidente da Câmara eleito pelo PS, mas que viu Jorge Riso retirar-lhe os pelouros, naturalmente por falta de confiança política. Resta saber o que vai dizer Hermínio na campanha eleitoral, ele que não pode dissociar-se do estado a que o município chegou, uma vez que divide as responsabilidades com o ainda presidente. 
A respeito desta candidatura, Daniel Claro, eleito pelo Bloco de Esquerda de Azambuja na Assembleia Municipal, afirmou: "Há coisas que eu gosto de deixar claro! A decisão do Bloco de Esquerda, partido que represento na Assembleia Municipal de Azambuja, de candidatar à Câmara de Alenquer o sr. Hermínio, ex vice-presidente da dita Câmara e candidato derrotado nas eleições dentro do PS/Alenquer, comprometido com uma série de decisões que considero lesivas dos munícipes daquele concelho, é para mim totalmente estranha e em relação à qual não me identifico politicamente em circunstância nenhuma". 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

“Ela não merecia este fim triste”

 Centenas de pessoas estiveram no último adeus a Maria Manuela Rodrigues
Familiares, amigos e vizinhos estiveram presentes ontem de manhã, no último adeus a Maria Manuela Rodrigues, a mulher de 72 anos que foi brutalmente assassinada na passada segunda-feira na sua casa em Pedrulho, Alenquer.
Leonor, de dois anos, bisneta da vítima, também foi gravemente ferida por Diamantino Caetano, o homicida, continuando internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O prognóstico é muito reservado.
"Ela [Maria Manuela] não merecia este fim tão triste", disse ao CM um vizinho que estava na Igreja do Espírito Santo, Alenquer.
O cortejo fúnebre foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, que não contiveram as lágrimas durante o percurso de poucos metros que separa a igreja do cemitério.
Além da tristeza patente em todos os presentes, a revolta era também um sentimento dominante. "Isto não se faz a ninguém. E a menina, coitada, que não tem culpa de nada", desabafou outro morador.
Uma das irmãs do homicida acompanhou a família da vítima de perto. Um vizinho explicou ao CM que era "amiga das filhas de Maria Manuela".
Diamantino Caetano, de 64 anos, já foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Suspeito de matar vizinha em prisão preventiva

Homem é acusado de ter matado uma vizinha de 70 anos e de atingir  criança de dois anos
O homem suspeito de ter matado na segunda-feira à noite uma vizinha com uma enxada e de ferir com gravidade uma criança de dois anos em Alenquer vai ficar em prisão preventiva por ordem do tribunal.
Fonte policial adiantou à agência Lusa que o homem, hoje ouvido no Tribunal de Vila Franca de Xira, vai cumprir a pena de prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Lisboa.
O homem, de 64 anos, estava acusado de ter matado uma mulher de 70 anos, sua vizinha, e de ter atingido ainda uma criança de dois anos, bisneta da vítima, que foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Fonte hospitalar disse na terça-feira à noite à agência Lusa que a criança estava estável, mas com prognóstico reservado.
O caso ocorreu ao início da noite na casa das vítimas, na localidade de Pedrulhos, em circunstâncias que estão ainda a ser investigadas pela Polícia Judiciária.
Contudo, segundo fonte policial, problemas de vizinhança, alegadamente relacionados com terrenos, poderão estar na origem dos crimes.
O homem acabou por ser detido pela GNR de Alenquer ainda no local do crime, depois de queixa de outros vizinhos para a GNR.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mãe matou dois filhos para se vingar do companheiro

Kely Oliveira, de 31 anos, começou  aser julgada esta quarta-feira no Tribunal de Alenquer
A mulher acusada de maltratar e matar os filhos menores em Alenquer confessou esta quarta-feira em tribunal que cometeu os crimes para se vingar do pai, de quem pretendia separar-se, para aquele «não ficar com as crianças».
«Só ateei fogo ao sofá para matar as crianças pela inalação de fumo e não pelas chamas, porque sabia que era tóxico», disse a arguida ao coletivo de juízes, presidido por Isabel Calado, sem se emocionar.
Kely Oliveira está acusada de dois crimes de homicídio qualificado, um de incêndio, um de dano e outro de maus tratos.
«Eu não ficava com os meus filhos [de um e dois anos], mas ele [companheiro e pai das vítimas] também não ficaria», justificou, explicando que a relação conjugal não andava bem, porque não só aumentavam as discussões e agressões físicas, mas também porque o marido «só ligava às crianças» e pretendia separar-se.
Como o marido, alegou a mulher, não a deixava levar os filhos ao Brasil para a família dela os conhecer e a ameaçava de que iria ficar com a custódia dos menores, «sabia que perdia a ação judicial porque estava ilegal e desempregada» e decidiu atuar.
«Era incapaz de viver sem os meus filhos perto de mim», disse.
A afirmação levou a juíza a questioná-la se, depois de os matar também não os afastou de si. A arguida respondeu que, por isso, está a «sofrer muito», afirmando que o agudizar da relação conjugal estava a prejudicar-lhe a sua saúde mental.
Apesar de confessar os factos, recusou tê-los planeado. Ainda que uma semana antes tenha tentado matar os filhos e suicidar-se, pondo fogo à casa, justificou que voltou a usar o mesmo método, concretizando-o no dia 19 de dezembro, pelo facto de ela e o marido terem discutido nessa manhã e de ter sofrido um murro dele.
Nesse dia, segundo o MP, aproveitando o facto de estar sozinha em casa com os filhos, fechou-os no quarto, deitou-os na cama e pôs fogo àquela divisão. Ateou fogo a um sofá com um isqueiro.
Fez as malas, deixou uma carta ao companheiro, a responsabilizá-lo e a chamá-lo de «demónio», e fugiu, telefonando à sogra a dizer que «pegou fogo à casa e [que] os meninos morreram», o que veio a acontecer.
É também acusada de maus tratos por, em agosto, ter arrastado o filho mais velho pela mão, vindo este a cair várias vezes, a bater com a cabeça no poste e a sofrer ferimentos nos pés, por caminhar descalço.
A mulher, de 31 anos, que aguarda julgamento em prisão preventiva, foi detida quatro dias depois pela Polícia Judiciária.
O julgamento segue esta tarde no Tribunal de Alenquer, com a continuação do depoimento da arguida e a audição de várias testemunhas de acusação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Criança vítima de tentativa de homicídio está "estável"

 A menina de dois anos está no Hospital de Santa Maria, com prognóstico reservado
A criança vítima de tentativa de homicídio na segunda-feira em Alenquer, e cuja bisavó terá sido morta à enxada pelo mesmo agressor, está estável no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, mas com prognóstico reservado, disse, esta terça-feira, fonte hospitalar.
Fonte do hospital de Santa Maria disse à agência Lusa que a menina, de dois anos, está estável, apesar de ter prognóstico reservado nas próximas 24 horas, depois de ter sido sujeita a uma intervenção cirúrgica de urgência logo que deu entrada no hospital, na noite de segunda-feira.
A criança foi atingida, na casa da sua bisavó, com uma enxada alegadamente manuseada por um vizinho, tendo sido transportada em estado grave para o hospital pelos bombeiros de Alenquer.
O homem, de 64 anos, é ainda suspeito de ter matado uma mulher de 70 anos, bisavó da criança, usando o mesmo objeto, disse fonte policial.
O caso ocorreu ao início da noite na casa das vítimas, na localidade de Pedrulhos, em circunstâncias que estão ainda a ser investigadas pela Polícia Judiciária.
Contudo, a mesma fonte policial adiantou que problemas de vizinhança, alegadamente relacionados com terrenos, poderão estar na origem dos crimes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Matou vizinha com enxada e feriu gravemente criança de dois anos

O suspeito terá matado a vizinha com uma enxada, atingindo ainda uma criança de 2 anos
Um homem é suspeito de matar uma vizinha com uma enxada, em Alenquer, e de ferir com gravidade uma criança de dois anos, na segunda-feira à noite, tendo-se entregado de seguida à GNR.
Fonte policial adiantou à agência Lusa que os crimes ocorreram cerca das 20 horas, na localidade de Pedrulhos, Porto da Luz, Alenquer.
O suspeito, de 64 anos, terá matado uma mulher de 70 anos, sua vizinha, e atingiu ainda uma criança de dois anos, bisneta da vítima.
A mesma fonte adiantou que as circunstâncias em que ocorreram os crimes estão ainda por averiguar, mas estão relacionadas com "problemas de vizinhança".
O homem acabou por ser detido pela GNR de Alenquer ainda no local do crime e vai ser presente na terça-feira no Tribunal de Alenquer.
A criança foi transportada pelos bombeiros de Alenquer para um dos hospitais de Lisboa em estado considerado grave, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Lisboa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Judo: Alenquer tem três novos campeões distritais

Gustavo Reis, Margarida Gonçalves e Nuno Camelo conquistaram 1.º lugar do pódio
O Pavilhão do Inatel em Lisboa recebeu, no passado dia 25 de Maio, os distritais de Benjamins, Infantis e Iniciados, prova máxima dos escalões de formação onde os judocas alenquerenses da Secção local do Judo Clube de Lisboa (JCL) têm conquistado muitos dos seus títulos. E esta prova não foi excepção dado que, para além de ter colocado todos os  atletas no pódio, foram conseguidos três novos campeões a juntar aos vários já conseguidos esta época.
Na categoria de Benjamins, Miguel Carmo, Rodrigo Oliveira e Tomás Carvalho obtiveram o mais baixo lugar do pódio, enquanto Miguel Gonçalves conseguiu o 2.º lugar do mesmo. Qualquer um destes jovens judocas, do primeiro escalão a poder participar em provas oficiais, estiveram em muito bom plano e com muita determinação.
A categoria de Infantis foi representada por Margarida Gonçalves e por Gustavo Reis, que foram dominadores do princípio ao fim, conseguindo o tão desejado título. Se para o jovem Gustavo Reis este é o seu terceiro título em outras tantas épocas, para a judoca Margarida Gonçalves, tantas vezes classificada no segundo lugar das provas em que participou, esta primeira vitória teve um sabor especial por ser uma estreia vitoriosa e logo numa prova oficial. Na retina ficou o combate decisivo, precisamente com uma adversária a quem nunca havia ganho.
Já na categoria de Iniciados, os judocas Duarte Ferreira, João Coelho, João Pereira, Nicolae Graur e Nuno Miranda alcançaram o 3.º lugar do pódio. 
Para o judoca Nicolae Graur, foi uma estreia auspiciosa em competições, apesar do ainda pouco de tempo de treino e da natural falta de rodagem, mas cujo empenho o tornou merecedor desta estreia, tendo inclusive ganho o seu primeiro combate.
O judoca Jaques Rico, não conseguiu desta vez subir ao primeiro lugar do pódio, apesar da boa prova realizada, tendo ficado no 2.º lugar, por força dum erro que neste tipo de provas são decisivos para o resultado final.
E o dia terminou com a conquista de mais um título por parte do alenquerense Nuno Camelo, judoca que desde o último trimestre do passado ano tem coleccionado importantes vitórias, resultado do elevado empenho nos treinos.
No final da competição, o responsável técnico da Secção de Alenquer do JCL manifestou o seu contentamento, “não só pelos três novos títulos alcançados, mas, acima de tudo, pela postura evidenciada por todos os seus atletas e que, reforça, são a sua principal imagem de marca”. “No desporto, como na vida, é o empenho que permite alcançar os objectivos traçados e, neste caso, o judo funciona como um veículo importante para a formação dos nossos jovens”, sintetizou Vítor Pimenta.

Notícia desenvolvida na edição de 15JUN2013 do "Nova Verdade"ao de 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amadores de Alenquer pegam a solo em Corrida do Cartaxo

 Forcados enfrentarão toiros  do Eng. Jorge Carvalho (Foto: www. mitaurored.com)
O Grupo de Forcados Amadores de Alenquer, capitaneado por Jorge Vicente, irá pegar a solo os 6 toiros da corrida de toiros a realizar, no próximo dia 21 de Junho, na Praça de Toiros do Cartaxo, iniciativa inserida nas festas da cidade ribatejana. 
Os Forcados Alenquerenses vão ter pela frente toiros da ganadaria do Eng. Jorge Carvalho, numa corrida que terá como ponto alto uma homenagem ao cavaleiro Joaquim Bastinhas pelos seus 30 anos de alternativa. 
O cartaz é composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Manuel Jorge Oliveira, Rui Salvador, Marco José, Marcos Bastinhas e Ana Rita. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mãe acusada de matar filhos em Alenquer começa a ser julgada na quarta-feira

A mulher, de 31 anos, de nacionalidade brasileira, é acusada de dois crimes de homicídio
A mãe acusada de matar em Alenquer dois filhos, de um e dois anos, vai começar a ser julgada na quarta-feira pelo tribunal daquela comarca, disse hoje à Lusa fonte judicial.
A mulher, de 31 anos e de nacionalidade estrangeira, é acusada pela prática, em dezembro do ano passado, de dois crimes de homicídio qualificado, um de incêndio, um de dano e outro de maus tratos. Está a aguardar julgamento em prisão preventiva, devendo após o julgamento ser expulsa do país, para onde emigrou em 2006.
De acordo com a acusação, deduzida em abril pelo Ministério Público (MP) e a que a agência Lusa teve acesso, a mulher, aproveitando o facto de estar sozinha em casa com os filhos, fechou-os no quarto, deitou-os na cama e pôs fogo àquela divisão. Ateou fogo a um sofá com um isqueiro.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado: Três contratações e sete renovações

Sérgio Ricardo vai continuar a orientar  o  Carregado 
Os defesas Luís Maurício, que jogava no Sacavenense, e Bruno Mendes, que representava o Vilafranquense, e o avançado Bruno Rodrigues, que militava no Santo António, foram contratados.
Pedro Ganhão, João Paulino, Artur Lourenço, Henrique Gomes, Mauro, Florindo e Leonardo prolongaram os respectivos vínculos.
Garantida está também a continuidade de Sérgio Ricardo (na foto) no comando técnico da equipa.

Fonte: "A Bola"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado comemora 16 anos de elevação a vila

A vila do carregado vai estar em festa ao longo de  quatro dias
É com um vasto programa de atividades que o Carregado vai comemorar, entre 7 e 10 de Junho, 16 anos sobre a elevação da localidade a vila. Os arraiais e tasquinhas realizar-se-ão este ano na Rua da Paz, no Bairro 25 de Abril (junto à entrada do pavilhão da Associação Desportiva do Carregado e do polo da Biblioteca Municipal).
O arranque das comemorações acontecerá no dia 7, às 18h45, com uma homenagem a Luís Gírio (pela sua dedicação à causa desportiva) e José Medeiros (pela sua atividade em prol da sociedade), no salão nobre da autarquia.
Após a abertura das tasquinhas e da Feira de Artesanato, às 19h00, no Bairro 25 de Abril, à noite, terão lugar espetáculos com o acordeonista “Quim Miranda” (22h00) e com o conjunto “Chaparral Band” (22h30).
Para sábado, dia 8, está agendada uma caminhada solidária (08h30) organizada pelo “In Shape”, a favor da Loja Social, um minitorneio de futebol de sete (09h30), no Campo José Lacerda Pinto Barreiros e atividades desportivas ao longo do dia. O dia encerra com danças africanas e hip-hop (20h00), pela Comissão de Jovens do Carregado, e um Festival do rancho Folclórico do Carregado (21h30).
Já para domingo, dia 9, está programado o “1.º Passeio BTT Vila do Carregado” (09h00), a inauguração das placas toponímicas das ruas “Perpétua Aço” e “Álvaro da Costa e Silva” (10h00) e uma mostra motard organizada pelos “Tigres da Estrada” (11h45). Da parte da tarde terá lugar a atuação da Escola de Música “Tocarmonia” e do Clube da Música da Escola Básica Integrada, a partir das 14h00, no Bairro 25 de Abril. E à noite realiza-se um espetáculo com a banda “La Bomba” e atuação do cantor Daniel, também no Bairro 25 de Abril.
Para o quarto e último dia dos festejos, segunda-feira, 10 (Dia de Portugal), está agendado um espetáculo cómico, intitulado “Portugal das Bifanas”, organizado pela Associação Desportiva do Carregado, que terá lugar no pavilhão multiuso do clube.

Notícia desenvolvida na edição de 01JUN2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica fecha época com vitória

Encarnados terminam a época 2012/2013 num excelente 4.º lugar 
A equipa de hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica terminou a temporada da melhor forma. No jogo da 30.ª e última jornada, do campeonato nacional da 2.ª Divisão (Sul), disputado este sábado, os encarnados, receberam e venceram o CA Campo de Ourique, por 3-1.
Rúben Martins abriu a contagem para a turma alenquerense, à passagem dos 20 minutos, conseguindo os lisboetas levar a partida empatada para o intervalo, com um golo apontado por Hugo Santos, no último minuto da primeira parte.
Na etapa complementar, os comandados de Diogo Ganchas sentenciaram a partida, com mais dois golos, da autoria de André Garção e Rúben Martins.
Com este triunfo derradeiro, a equipa alenquerense termina o campeonato num excelente 4.º lugar, somando 55 pontos, atrás dos primodivisionários HC Mealhada e SC Tomar, e do HC Sintra.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội