Feira da Ascensão sem largadas de toiros deixa Grupo de Forcados Amadores de Alenquer descontente

GFA de Alenquer diz que as largadas "trazem um novo colorido às ruas da vila"
O Grupo de Forcados Amadores de Alenquer (GFA) criticou, em comunicado, a alegada falta de receptividade da organização da Feira da Ascensão 2013 para a realização de largadas de toiros nas ruas da vila durante o certame, que terá lugar entre 8 e 12 de Maio.
O GFA, em pareceria com o Clube Taurino Alenquerense, pretendia colaborar com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer (ACICA), que este ano substituiu a Câmara de Alenquer na organização da XXXI Feira da Ascensão, “enriquecendo o programa com actividades ligadas à Festa Brava, de forma gratuita”.
Salientando que “a corrida de toiros e as largadas trazem, por si só, um novo colorido às ruas da vila, dando uma dimensão ímpar ao comércio tradicional local, e que estas atividades, chamam a Alenquer forasteiros de concelhos vizinhos”, o GFA refere que efectuou “as diligências necessárias diante do presidente da ACICA, informando este que o grupo mais uma vez estaria disposto a colaborar de forma gratuita na feira sem qualquer exigência financeira, mas este mostrou-se irredutível na nossa colaboração recusando assim o regresso das largadas à vila”.
“Não solicitamos verbas para o efeito, apenas queríamos dar a Alenquer e a quem nos visita uma dimensão que a sede concelho merece”, sustenta o GFA, sublinhando que “foram muitos os comerciantes que nos incentivaram a implementar as actividades a que os vínhamos habituando, e os que nos confidenciaram que por ocasião do movimento pedonal no local viam a faturação do seu negócio crescer, da mesma forma que tantos são os que estão cansados com o marasmo que se apoderou da vila”.
O grupo lamenta, por isso, “a atitude de quem representa ou tem a obrigação de representar e ouvir os comerciantes do concelho”, mas assegura que estará “sempre receptivo a dar o seu contributo para que a vila seja um reflexo de um concelho com vida”.
Contactado pelo Nova Verdade, o presidente da ACICA refutou as críticas do GFA de Alenquer, dando uma outra versão do diferendo. “Efectivamente, no início de Março o cabo de forcados Jorge Vicente contactou-me para me dizer que o Grupo estava disposto a fazer largadas nas ruas da vila, porque estava a ser pressionado por um bar de Alenquer, Mas, quando lhe perguntei quem é que pagava a areia, os seguros e quem montava as tronqueiras e demais materiais nas ruas, respondeu-se apenas com possibilidades”, referiu Hélder Miguel, acrescentando que “não houve nenhuma proposta”. “Como é público, começámos a 3 de Dezembro a fazer reuniões e protocolos com a câmara e com outras entidades, e vir agora o Grupo de Forcados, a dois meses do início da feira, não com uma proposta, mas com ideias a contar com o dinheiro dos outros, não me parece correcto”, concluiu o responsável pela organização da Feira da Ascensão 2013.

Notícia desenvovlida na edição de 01MAI2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado assegura manutenção na última jornada

Aos 36 anos, Moisão despediu-se oficialmente do futebol
O Carregado assegurou, este domingo, a manutenção no campeonato nacional de futebol da 2.ª Divisão, ao empatar em casa, a uma bola, com o Casa Pia.
Na última ronda do campeonato, os azuis e brancos necessitavam de pontuar para não ficarem dependentes do resultado do rival direto na luta pela manutenção, o Oeiras, que recebeu o Pinhalnovense e acabou por ser derrotado (2-4), juntando-se, assim, ao Ribeira Brava na lista de despromoção.
No jogo que marcou a despedida oficial de Moisão dos relvados – aos 36 anos (28 de futebol) o capitão azul e branco decidiu arrumar as chuteiras! –, o Carregado voltou a não conseguir impor o seu futebol, alcançando, contudo, a requerida repartição de pontos.     
Depois de uma primeira parte mal disputada, os forasteiros adiantaram-se no marcador, com um golo de Tiago Mendes (48’). E foi já a jogar em superioridade numérica, após expulsão de Nelson, por acumulação, que o Carregado empatou a contenda, ao minuto 75, por intermédio de Castro, não voltando o marcador a mexer até final. 
A conclusão da última jornada ficou marcada pela subida do Farense (65 pontos) à Segunda Liga, acabando o Mafra (64 pontos) de Elói Zeferino por “morrer na praia”, ao ficar a um ponto dos algarvios na luta acesa pelo acesso ao escalão profissional.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica derrotado em Santa Cita

Encarnados correram sempre atrás do prejuízo, mas  não conseguiram a reviravolta 
O Sport Alenquer e Benfica foi, este sábado, goleado por 8-3 pelo Santa Cita num jogo a contar para a 25ª ronda do campeonato nacional da 2.ª Divisão, zona Sul. A jogar fora os alenquerenses viram-se a perder cedo na partida e nunca foram suficientemente assertivos para inverter este rumo. 
A turma encarnada até entrou bem no jogo, mas na primeira investida organizada do Santa Cita viu as redes de João Mendes balançarem pela primeira vez. Eliseu Raimundo foi o autor do tento inaugural da equipa do concelho de Tomar, que ampliou para 2-0 à passagem dos 19 minutos, através de Tiago Barreiro, resultado que vigorou até ao intervalo. 
Após o reatamento, Rúben Martins reduziu para a margem mínima, mas num livre direto, aos 28 minutos, Boavida apontou o terceiro para a formação da casa. Já depois de o árbitro portuense Joaquim Pinto ter anulado indevidamente um golo apontado por Alexandre Silva, de livre direto, Fábio Bogalho, com uma “sticada” do meio da rua reduziu para 3-2. 
Depois deste golo, os comandados de Diogo Ganchas mostraram-se determinados a discutir o resultado, pegando na bola e lançando-se no ataque. Todavia, foi um entusiasmo fugaz, por que a equipa da casa provocou total desnorte nas hostes encarnadas e, em menos de dois minutos (35’-36’), marcou três golos de rajada, com Nuno Nobre (2) e Tiago Pereira a assumirem-se como os marcadores de serviço.
Para agravar a diferença no marcador, Nuno Nobre fez “hat-trick”, aos 41 minutos, ampliando para 7 bolas a 2.
O coletivo alenquerense – apesar da enorme desvantagem com que se deparava – recusou em dar o jogo como perdido e ainda conseguiu reduzir para 7-3, por Pedro Lourenço, que, entretanto, viu o árbitro portuense fechar os olhos a duas grandes penalidades que efetivamente sofreu…  Aproveitou o Santa Cita para fixar o resultado final em 8-3, no penúltimo minuto da partida, através de Rui Oliveira.
Com este resultado o Alenquer e Benfica permanece no terceiro posto, com 49 pontos. Na próxima jornada os encarnados vão receber o HC Mealhada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Estado gastou 32 mil euros para arrendar espaço desocupado pelo Centro de Saúde de Alenquer

Renda do antigo edifício do CS continuou a ser paga pela ARSLVT 
O Ministério da Saúde gastou 32 mil euros no arrendamento do espaço desocupado há três anos pelo Centro de Saúde de Alenquer, transferido para instalações novas, propriedade do Estado.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) mantém, desde Junho de 2010, o arrendamento de instalações privadas do antigo centro de saúde, apesar de as ter desocupado nesse ano após inauguração do novo espaço.
O senhorio exigiu à ARSLVT o cumprimento do contrato de arrendamento, segundo o qual teria de voltar a deixar o espaço tal como o encontrou de início, explicou à agência Lusa o presidente da câmara, Jorge Riso (PS).
O Estado demorou três anos a fazer obras nesse sentido para denunciar o contrato de arrendamento, tendo gastado nesse período 32 mil euros, confirmou à Lusa a ARSLVT.
Segundo a entidade, o contrato foi denunciado a 08 de Março, mas o Estado vai pagar renda até Julho, para poder cumpri-lo, uma vez que estabelece um prazo de 120 dias de pagamento em caso de denúncia.
O novo Centro de Saúde de Alenquer foi inaugurado em Junho de 2010, sendo até essa altura aguardado há uma década pela população, que era obrigada a subir escadas para ir ao médico em instalações degradadas.
O edifício, que custou 2,2 milhões de euros, foi construído em terrenos cedidos pela câmara municipal.
A ARSLVT informou esta semana que iniciou um processo de reorganização do parque imobiliário com a libertação de 45 imóveis arrendados, que permitem à tutela poupar 760 mil euros.
"Em vez de uma rede dispersa e em muitos casos disfuncional, composta por edifícios desadequados ou degradados, a ARSLVT pretende uma renovação da rede dimensionando-a à procura real e qualificando os espaços existentes", acrescentou.
Até 2012, a ARSLVT desocupou 26 imóveis e prepara-se para libertar este ano outros 19.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MP acusa mãe que matou filhos em Alenquer de quatro crimes

A casa onde a família vivia, em Preces, na freguesia de Cadafais
O Ministério Público (MP) deduziu ontem acusação contra a mãe suspeita de ter morto os dois filhos em Alenquer, a 19 de Dezembro do ano passado, indica uma nota divulgada nesta terça-feira pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.
A mulher, de 32 anos, foi acusada pelo MP de um total de quatro crimes: dois de homicídio qualificado, um de incêndio e outro de maus-tratos, incorrendo por isso na pena máxima de 25 anos de prisão.
Terá trancado os dois filhos, de um e três anos, num quarto da sua casa, em Preces, e incendiado a habitação recorrendo a uma pilha de roupas. Depois do acto terá alegadamente ligado à sogra a confessar o crime. As crianças foram descobertas pelos bombeiros ainda com vida, mas acabaram por falecer presumivelmente por inalação de fumo.
A acusação do crime de maus-tratos agora conhecida reporta-se a factos ocorridos em Sesimbra quatro meses antes da morte dos menores, quando a mulher terá arrastado o filho mais velho pela rua, chegando a ferir-lhe os pés. A GNR tomou conta da ocorrência e participou os factos ao MP.
As crianças estavam sinalizadas desde Julho do ano passado. Depois de os pais terem recusado a intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, que só pode ser feita com consentimento parental, o processo da família foi remetido para os tribunais.
Em causa estariam sinais de que os menores apresentavam falta de cuidados de higiene pessoal e de vestuário. Foi também evidenciada a ausência de estimulação das crianças. Segundo os vizinhos, a mãe sofreria de uma depressão.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado obrigado a lutar pela manutenção até à última jornada

O Carregado continua a ocupar a antepenúltima posição no campeonato nacional de futebol da 2ª Divisão, zona Sul, depois de sofrer nova derrota, este domingo, desta feita no reduto do Louletano (1-0).
Num jogo pobre e com poucos motivos de interesse, o médio Filhó apontou, aos 42 minutos, o golo solitário que ditou o triunfo da formação algarvia, que na primeira volta tinha empatado a duas bolas no José Lacerda Pinto Barreiros.
Somando a sexta derrota consecutiva, a equipa carregadense mantém-se no 14.º lugar, só não caindo para a zona de despromoção porque a Associação Desportiva de Oeiras não conseguiu fazer melhor, tendo sido batida por 2-0, na deslocação ao campo do Futebol Benfica.
Separado por dois pontos de Oeiras (21), o Carregado (23) terá que pontuar na última jornada, agendada para o próximo domingo, perante o Casa Pia (9.º classificado), para não ficar dependente do resultado do rival direto na luta pela manutenção, que recebe o Pinhalnovense (10.º).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CFMFTA comemora o seu 73.º aniversário

 Coronel João Figueiredo faz entrega do estandarte da Unidade  ao novo portador
Realizou-se hoje, na Ota, a cerimónia comemorativa do Dia do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), que celebra este ano o seu 73.º aniversário.
As comemorações do aniversário do CFMTFA foram assinaladas com uma missa e com uma cerimónia militar, que foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Pinheiro, e que contou com a presença das altas patentes militares e de entidades civis da região.
A cerimónia militar foi marcada pela alocução do comandante da Unidade, coronel João Figueiredo, pela rendição dos porta-Estandartes Nacional e da Unidade, pela cerimónia de homenagem aos mortos e pela imposição de condecorações, terminando com o desfile das forças em parada.
O CFMTFA tem como missão ministrar a formação militar, humanística, técnica e científica do pessoal da Força Aérea, cujo âmbito não seja coberto pelos outros órgãos de ensino da Força Aérea.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bombeiros de Alenquer celebram 76º aniversário com novo comandante

Rodolfo Batista acumula com o cargo de comandante municipal 
Os Bombeiros Voluntários de Alenquer comemoram, a 28 de abril (domingo), o seu 76.º aniversário com um novo comandante. Rodolfo Batista, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários da Merceana, substituiu António Ribeiro, que após 12 anos em funções pediu a exoneração do cargo, alegando motivos pessoais. 
Rodolfo Batista, 35 anos, vai acumular as novas funções com o cargo de comandante municipal operacional.
O programa comemorativo do 76.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alenquer engloba uma homenagem aos antigos bombeiros falecidos e um desfile motorizado na vila de Alenquer e entrega de medalhas e os habituais discursos, seguido de almoço de confraternização.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Raquel Oliveira vence Open de Juvenis

 Raquel Oliveira orgulhosa com a conquista do seu primeiro troféu
A judoca alenquerense Raquel Oliveira, em representação da Secção de Alenquer do Judo Clube de Lisboa (JCL), sagrou-se vencedora do Open de Juvenis da Associação Distrital de Judo de Setúbal, que decorreu no passado dia 6 de Abril.  
Em vésperas do seu Campeonato Zonal e para preparação deste importante evento que lhe poderá permitir a participação no campeonato nacional, Raquel Oliveira apresentou-se particularmente motivada na prova, que habitualmente reúne elevado número de atletas de todo o País, e disposta a conseguir uma boa classificação. 
Se no primeiro combate a atleta alenquerense abanou, nos instantes iniciais em face da forte entrada da sua adversária, logo começou a equilibrar o mesmo até que conseguiu projectar a sua oponente, imobilizando-a de seguida e conquistando, assim, a primeira vitória da tarde. Depois, foi o festival proporcionado por Raquel Oliveira, que não deu quaisquer facilidades às adversárias, conseguindo uma vitória clara e inequívoca nesta sua segunda prova como Juvenil, depois de já em Janeiro se ter estreado neste escalão vencendo o Open de Lisboa. 
A duas semanas do campeonato zonal, a judoca de Alenquer apresenta-se como séria candidata ao título e consequente apuramento para o campeonato nacional. O seu treinador, apesar de reconhecer a grande evolução da jovem atleta, prefere fazer um discurso contido, dado que a mesma tem ainda um longo trabalho de aprendizagem pela frente, para além de recém chegada ao escalão de Juvenis, mas não negando que Raquel Oliveira é uma das novas atletas candidatas a grandes feitos aos serviço do seu clube e da sua terra. “A Raquel pode chegar onde quiser, continuando a trabalhar como tem feito até aqui, pois a evolução que temos vindo a constatar terá inevitavelmente os seus resultados”, conclui Vítor Pimenta.

Notícia desenvolvida na edição de 15ABR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ex-deputada municipal do BE integra grupo de novos voluntários da Cruz Vermelha

 Edil Jorge Riso (PS) felicitou a nova socorrista da CVP e antiga adversária política 
Aos 39 anos, Carla Castanheira decidiu abandonar uma carreira política ainda recente, como única deputada municipal do Bloco de Esquerda eleita nas autárquicas de 2009, para abraçar o voluntariado como socorrista da Unidade de Emergência do Carregado da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). “Estou aqui pelo facto de eu gostar do voluntariado, de ajudar as pessoas, já tinha tentado entrar antes, mas a CVP não permitia, devido a limite de idade imposto (35 anos), e quando surgiu a oportunidade, com a mudança dos estatutos da instituição, resolvi ingressar para ajudar os outros, porque me sinto bem desta forma”, justificou a ex-autarca bloquista, que ao longo dos cerca de três anos de mandato que cumpriu antes de romper com o partido, travou várias discussões acesas com o edil Jorge Riso, e a maioria PS, nas sessões da Assembleia Municipal de Alenquer. 
E o voluntariado na Cruz Vermelha é, para Carla Castanheira, uma alternativa à carreira política? “Sem dúvida, porque na política nós fazemos, e esperam sempre coisas, em troca e aqui não. Nós fazemos as coisas de livre vontade e a Cruz Vermelha é uma organização que faz de boa vontade, sem esperar nada em troca, apenas para ajudar”, assumiu a nova socorrista, que reside na vila do Carregado, salientando que “na política é só jogos que não interessam e a gente quer é fazer as coisas de coração e não esperarem outras coisas de nós que nós não podemos dar”.
No final da cerimónia de juramento do compromisso de honra, já com a boina que a identifica como socorrista da CVP na cabeça, Carla Castanheira foi surpreendida pelo presidente da câmara alenquerense, Jorge Riso, com um forte e caloroso abraço de felicitação, que o Nova Verdade oportunamente testemunhou. É caso para dizer que, política à parte, o respeito e a admiração mútuos, entre antigos adversários, prevaleceram.

Notícia desenvolvida na edição de 15ABR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jacinto Agostinho avança como independente em Olhalvo

Jacinto Agostinho diz que já recolheu as assinaturas necessárias para se candidatar 
Jacinto Agostinho confirmou ao Nova Verdade que vai concorrer, como independente, a um terceiro mandato à frente da Junta de Freguesia de Olhalvo. O autarca socialista, que conquistou maiorias absolutas em 2005 e 2009, diz-se “traído” pelo presidente da comissão política concelhia do seu partido, que confirma a aposta em Hélder Pereira, número dois da lista do PS nas últimas autárquicas, para suceder a Agostinho.
O ainda presidente do executivo de Olhalvo tece críticas ao líder concelhio do PS, Paulo Matias, e diz-se “magoado”. “O que me leva a avançar é o que posso considerar ter sido uma traição; ao fim de 20 anos a trabalhar para o partido, fizeram-se coisas nas minhas costas, sem meu conhecimento”, justifica Jacinto Agostinho, de 62 anos, acrescentando que aquilo que lhe fizeram “é uma ofensa muito grande e uma falta de respeito para pessoas como eu e como outros que andam há tantos anos a trabalhar em prol de uma bandeira e vestindo a camisola”.
(...) O presidente da comissão política concelhia do PS afirmou ao Nova Verdade que a substituição de Jacinto Agostinho por Hélder Pereira como cabeça de lista socialista à freguesia de Olhalvo “foi uma decisão do partido, com base na auscultação que foi feita junto dos militantes da zona de Olhalvo e depois ratificada numa eleição interna que decidiu os cabeças de lista de todas as freguesias”. Paulo Matias sublinha que “não há nenhuma razão de fundo para o afastamento de Jacinto Agostinho, não há nada contra ele, apenas houve uma proposta do Hélder se candidatar, foi por aí, mais nada”. (...)

Notícia desenvolvida na edição de 15ABR2013 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado já vai na quinta derrota consecutiva

Equipa  azul e branca já não conhece o sabor das vitórias há 12 jornadas
O Carregado vai já na quinta derrota consecutiva no campeonato nacional de futebol da 2.ª Divisão, zona Sul, e não ganha há 12 jornadas (desde a deslocação ao reduto do Ribeira Brava, da 16.ª ronda, vitória por 1-3). O último desaire da formação carregadense foi este domingo na receção ao Sertanense (0-1). 
O golo solitário que ditou a vitória do Sertanense foi apontado por Alex, logo aos 5 minutos. O marcador não voltou a mexer até ao apito final. 
Com este resultado, o Carregado continua no lugar acima da linha de água, com 23 pontos, tendo visto aproximar-se perigosamente o Oeiras, que soma agora 21 pontos, depois de derrotar o U, Leiria em casa, por 2-1. 
Faltando disputar duas jornadas, a deslocação na próxima ronda ao reduto do Louletano pode ser vital para as contas dos azuis e brancos em relação à desejada manutenção (o Oeiras desloca-se ao campo do Futebol Benfica). 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica vence Sesimbra em jogo intenso

Encarnados somam o pleno de vitórias em casa - 12 jogos, 12 triunfos
Cinco bolas nos ferros marcaram, esta noite, a vitória do Alenquer e Benfica, por 8-7, diante do GD Sesimbra, em jogo intenso e com muitas emoções, da 24ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins da 2.ª Divisão, zona Sul, disputado no pavilhão do clube das Paredes. André Garção foi o herói dos encarnados, ao apontar cinco golos, os dois últimos dos quais consumaram a reviravolta decisiva no marcador, a três minutos do apito final. 
Com uma entrada forte na partida, a equipa de Sesimbra viu o Alenquer e Benfica adiantar-se no marcador, aos 8 minutos, por André Garção. Três minutos decorridos, Marco Correia restabeleceu a igualdade e à passagem do minuto 18 Mário Conceição fez o tento que deu a volta ao resultado. 
A formação alenquerense reagiu de imediato, fazendo o 2-2, por Pedro Lourenço, mas no último minuto da primeira parte Eduardo Marques faturou e levou o Sesimbra com vantagem para o intervalo.
No segundo tempo assistiu-se a um jogo ainda mais inebriante, com as duas equipas a jogarem numa toada de parada e resposta. A marcha do marcador bem o demonstrava: 2-4 por Gonçalo Marcelino (38’), 3-4 por André Garção (38’), 3-5 por Mário Conceição (41’), de livre direto, 4-5 por André Garção (42’) e 4-6 por Gonçalo Marcelino (43’).
Na ponta final, perante um adversário experiente e bem organizado, os comandados de Diogo Ganchas conseguiram maior assertividade na finalização e deram mesmo a volta ao texto. Já depois de Pedro Lourenço ter reduzido para a margem mínima, de livre direto (44’), e de Rúben Martins ter empatado a contenda, de penalti (45’), Bernardo Pinhal ainda voltou a colocar o Sesimbra na frente do marcador, mas o inconformado, e endiabrado, André Garção fez claramente a diferença, ao apontar os dois tentos que garantiram aos encarnados o pleno de vitórias em casa (12) e, mais do que isso, a continuidade no 3º lugar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Condenados a prisão por roubo a idosa

Indivíduos agora condenados são suspeitos de vários assaltos a residências em Alenquer
O Tribunal de Alenquer condenou esta quarta-feira a penas efectivas de prisão de cinco anos e meio e sete anos e meio dois homens que assaltaram a residência de uma octogenária, agredindo-a, e absolveu um terceiro.
Dois arguidos, de 30 e 35 anos, foram condenados a penas de prisão efectiva, enquanto o terceiro, de 29 anos, foi absolvido, disse à agência Lusa fonte policial.
O colectivo de juízes deu como provado que, a 8 de Março, os dois entraram na habitação de uma mulher de 82 anos, na freguesia do Carregado, através do arrombamento da porta da entrada, quando a proprietária se encontrava deitada na cama.
Um agarrou-a pelas mãos e braços, ameaçando-a no intuito desta entregar dinheiro e ouro, e outro tapou-lhe o rosto com uma almofada, apesar de ela os informar de que sofria de problemas respiratórios, acabando por trancá-la à chave no próprio quarto.
A idosa acabou por abandonar a residência, saltando pela janela do quarto em busca de socorro, enquanto os alegados assaltantes procuravam objectos de valor nos vários compartimentos da habitação.
Vieram a retirar um anel e uma argola em ouro e um telemóvel, avaliados em 120 euros, abandonando depois a habitação e vendendo os artigos numa loja de compra e venda de ouro da mesma freguesia.
Depois da queixa apresentada pela idosa, a PJ veio a identificar um dos arguidos, por ter usado o cartão do telemóvel da companheira no telemóvel furtado à vítima. 
No decurso das investigações, em maio de 2012, a PJ veio a efectuar buscas na residência desse suspeito, tendo aí encontrado o telemóvel furtado.
Na ocasião, foram apreendidos um carregador de uma pistola, várias munições e um cartucho, encontrados nos automóveis.
Os arguidos condenados estavam a aguardar julgamento em prisão preventiva.
O relatório da Polícia Judiciária (PJ) que consta do processo, a que a agência Lusa teve acesso, refere que, além do crime ocorrido a 8 de Março na residência daquela mulher, os homens são suspeitos de terem assaltado várias residências de idosos na zona de Alenquer, usando sempre métodos idênticos de actuação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Novos socorristas da Cruz Vermelha de Alenquer juram compromisso de honra

Momento alto da cerimónia foi a imposição da boina aos novos elementos
Após um período de formação, dez novos voluntários integraram no sábado, oficialmente, a delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) como novos membros activos. A cerimónia, que teve lugar no pavilhão polidesportivo da Associação Desportiva do Carregado, no Carregado, contou com a presença de Carlos Pimenta Araújo, assessor do presidente nacional da CVP, e dos presidentes das câmaras de Alenquer e de Sobral de Monte Agraço, Jorge Riso e António Lopes Bogalho respectivamente, entre outras entidades.
Antes do juramento do compromisso de honra realizaram-se algumas intervenções, com  o presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Alenquer, Ramiro Rodrigues, a exortar os novos alistados a comungarem de princípios que são caros à instituição, como “união, camaradagem, esforço e dedicação”.
O momento alto da cerimónia foi o juramento de fidelidade dos novos voluntários, durante o qual foram relembrados aos 10 recém-formados os princípios fundamentais da Cruz Vermelha: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade”, tal como “servir a Cruz Vermelha e responder com prontidão em caso de emergência”. Seguiu-se a colocação da boina que simboliza a aptidão para as funções de socorrista.

Fonte: Rádio Voz de Alenquer

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

11ª Festival de Sopas e Merendas de Alenquer conta com muita animação

Atuação de escolas de Sevilhanas  faz parte das atrações do Festival
O 11ª Festival de Sopas e Merendas de Alenquer, que decorre no próximo fim-de-semana, (13 e 14 de Abril), no recinto da Adega Cooperativa da Labrugeira, conta com um vasto programa de animação. As atracões são muitas e variadas, estando a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, Grupo de Cantares da Vida Activa, Rancho Folclórico do Carregado, Sevilhanas de Penedos, Sevilhanas do Clube Taurino de Alenquer, Escola de Música da Sociedade Filarmónica Olhalvense, Rancho Flolclórico de Alenquer, Duo Borges e Nélson, Rancho Folclórico de Aldeia Gavinha e Ana Manso, Escola de Música da Associação Musical de Cabanas de Torres, Rancho Folclórico "Os Malmequeres do Fiandal", Sevilhanas Las Guapas - Academia Art & Dança, Cantares D'Amigos de Ota, Grupo Ribatejo e Daniel Silva.
Conheça o programa completo do Festival organizado conjuntamente pela Adega Cooperativa da Labrugeira e pela Câmara de Alenquer:
  
13-04-2013 - sábado 12:00 › 12:30 Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer
12:30 › 13:00 Inauguração do Festival com as entidades oficiais e convidados
14:00 › 15:00 Grupo de Cantares da Vida Activa
15:00 › 16:00 Rancho Folclórico do Carregado
16:00 › 17:00 Sevilhanas de Penedos
17:00 › 18:00 Sevilhanas do Clube Taurino de Alenquer
17:00 › 18:00 Sevilhanas do Clube Taurino de Alenquer
18:00 › 19:00 Escola de Música da Sociedade Filarmónica Olhalvense
19:00 › 20:00 Rancho Flolclórico de Alenquer
21:00 › 23:00 Fado com prova gastronómica e degustação de vinhos da Adega Cooperativa da Labrugeira
23:00 › 02:00 Noite popular com Duo Borges e Nélson

14-04-2013 - domingo 14:00 › 15:00 Representação etnográfica com Rancho Folclórico de Aldeia Gavinha e Ana Manso (Rainha das Vindimas de Alenquer)
15:00 › 16:00 Escola de Música da Associação Musical de Cabanas de Torres
16:00 › 17:00 Música popular
17:00 › 18:00 Rancho Folclórico da Sociedade Filarmónica Olhalvense
18:00 › 18:30 Rancho Folclórico "Os Malmequeres do Fiandal"
18:30 › 19:00 Sevilhanas Las Guapas - Academia Art & Dança
19:00 › 20:00 Cantares D'Amigos de Ota
20:00 › 21:00 Arruada com Grupo Ribatejo
21:00 › 23:00 Música popular com Daniel Silva 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer continua a reclamar compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota

 Riso diz que Alenquer "recebeu zero compensações"
O presidente da Câmara de Alenquer anunciou hoje ter pedido uma reunião ao secretário de Estado das Obras Públicas para exigir a concretização das promessas do atual Governo quanto às compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota.
"O concelho recebeu zero compensações e esteve 12 anos sob medidas preventivas, que restringiram o desenvolvimento do concelho", disse à agência Lusa Jorge Riso (PS).
Em fevereiro de 2012, o secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes transmitiu aos 16 municípios que iria rever até final desse ano o pacote de compensações que, apesar de acordadas com o anterior Governo de José Sócrates, não foram cumpridas

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer tem água das mais caras do País

Alenquerenses pagam preço elevado pela água
Alenquer faz parte do grupo de municípios com as tarifas de água mais elevadas do País: 184.4 euros para um consumo de 120 m3 por ano, sem IVA, é quanto pagam os munícipes alenquerense, segundo um estudo da DECO publicado na edição de abril da revista Proteste.
No rol dos concelhos da região, só os munícipes de Azambuja é que pagam a água mais cara: 190,53 euros.  No lado oposto está o município da Golegã, que é o que vende a água mais barata aos seus munícipes (52,14 euros).
Por sua vez, o município de Torres Vedras tem os custos de saneamento básico mais elevados do País (190,52 euros, para um consumo de 120 m3 de água por ano) contra os 24 euros de Estremoz  o município com a tarifa mais baixa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado averba nova derrota em Fátima

.
O Carregado perdeu, este domingo, no reduto do Fátima, por 3-0, em jogo da 27ª jornada do campeonato nacional de futebol da 2ªDivisão, zona Sul. 
Com o avançado Rui Marmelo na baliza carregadense – Sérgio Ricardo tem os guarda-redes todos lesionados –, a equipa de Fátima abriu o marcador logo aos 3 minutos, por intermédio de Diogo Alves.
A história da primeira parte é, de resto, curta e confrangedora, com responsabilidades para as duas equipas. O Carregado só efetuou o primeiro remate à passagem da meia hora de jogo, sendo digno de registo, até ao intervalo, apenas um remate de Castro, aos 36 minutos, que obrigou Bruno Costa a uma grande defesa. 
A formação azul e branca entrou com outra postura na segunda parte e podia ter empatado a contenda, aos 58 minutos, mas Leonardo, na cara do guardião do Fátima, desperdiçou ocasião tão soberana.
Não marcou o Carregado, aproveitou o recém-entrado Igor Sani, aos 60’, para fazer, de livre, o segundo golo da equipa da casa. Em cima do minuto 90, Manuel Liz - isolado por Igor Sani - fixou o resultado final em 3-0. 
Com este resultado, o Carregado continua no 14º lugar, com 27 pontos. Na próxima ronda recebe o Sertanense. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vitória difícil mas justa coloca Alenquer e Benfica no 3º lugar

Encarnados tiveram que se aplicar para garantir o triunfo
Foi com muita garra e muito crer que o Sport Alenquer e Benfica conseguiu vencer o Alcobacense, este sábado, em jogo da 23ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins da 2ª Divisão, zona sul. A vitória pela margem mínima (4-3) premeia a equipa alenquerense com a subida ao 3º lugar. 
Após uma primeira parte muita intensa, e bem disputada, a formação comdanda por Diogo Ganchas chegou ao intervalo a vencer por 1-0. Pedro Lourenço foi o autor do golo inaugural, aos 13 minutos.
No início da etapa complementar o Alcobancense restabeleceu a igualdade, por intermédio de Daniel Santos. Já depois de os visitantes desperdiçarem uma oportunidade soberana para consumarem a reviravolta, numa grande penalidade em que David Gonçalves levou a bola ao poste e não conseguiu na recarga bater João Mendes, o Alenquer e Benfica voltou para a frente do marcador, com três golos de rajada, com Rúben Martins a “bisar” (38’ e 41’) e Alexandre Silva a faturar o quarto (42’).
O Alcobacense reagiu com determinação, conseguindo reduzir, logo a seguir, para 4-2, por intermédio de Diogo Verde, e para a margem mínima no penúltimo minuto, numa grande penalidade convertida por David Gonçalves.
Vitória difícil e suada, mas totalmente justa, da equipa alenquerense, que ocupa agora a 3ª posição da tabela.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mau tempo: Vinicultores de Alenquer temem perder produção até às vindimas

Excesso de água nos solos impede produtores de entrarem nas vinhas
Os produtores de vinho de Alenquer, concelho com maior área de vinha da região vitivinícola de Lisboa, temem perder a produção deste ano, se continuar a chover, alertou hoje uma associação local.
João Carreira, vice-presidente da cooperativa Coopquer, que dá apoio aos viticultores do concelho, explicou à agência Lusa que, devido ao excesso de água nos solos, os produtores "não conseguem entrar nas vinhas para fazer tratamentos, o que aliado à forte humidade cria condições propícias para a propagação de doenças nas videiras".
"Podemos vir a ter uma vindima perdida", sublinhou.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mecânico com 300 ficheiros de pornografia infantil na Internet

Mecânico é acusado de 17 crimes de pornografia de menores
O Tribunal de Alenquer começou a julgar um mecânico, por 17 crimes de pornografia de menores, que partilharia na Internet vídeos e fotografias de crianças e adolescentes em poses eróticas.
No início do julgamento, a presidente do coletivo de juízes elaborou despacho de exclusão de publicidade do julgamento por se tratar de crimes de natureza sexual, motivo pelo qual a sessão decorre à porta fechada.
Entre abril de 2009 e março de 2010, o arguido, de 39 anos, descarregou ficheiros de imagens que mostram menores a «praticar relações sexuais e em poses eróticas e pornográficas», de acordo com a acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso.
O homem, residente no concelho, utilizou para o efeito programas de partilha de ficheiros na Internet, nomeadamente o emule, cuja sessão mantinha «constantemente» aberta no computador que, por sua vez, estava ligado à Internet.
Apesar de na fase de instrução ter negado a partilha de ficheiros com outras pessoas, o MP refere que, através do programa, «as imagens iam ficar no seu computador ao dispor de terceiros que a elas podiam livremente aceder, mediante a utilização do programa informático», pelo que contribuiu para a sua divulgação.
Segundo a acusação, o arguido descarregou mais de três centenas de ficheiros de imagens que tinha guardado em dois computadores, os quais foram apreendidos pela Polícia Judiciária aquando de buscas à sua residência.
O mecânico é ainda acusado de três crimes de usurpação, por ter descarregado mais de uma dezena de ficheiros de música no mesmo período, sem que tivesse autorização para reproduzi-los, utilizá-los ou partilhá-los.
O arguido aguarda julgamento com Termo de Identidade e Residência, acrescenta a Lusa.
O crime de pornografia de menores é punível com pena de prisão de um a oito anos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ADC recebe 36 mil euros da Federação Portuguesa de Futebol

Investimento  inclui a instalação de painéis solares no campo de jogos
A Associação Desportiva do Carregado (ADC) vai receber cerca de 36 mil euros para beneficiar o campo de jogos José Lacerda Pinto Barreiros, ao abrigo de um protocolo assinado com a Federação Portuguesa de Futebol.
Trata-se de um apoio prestado às equipas que militam na II divisão nacional, e que têm visto as suas receitas reduzir drasticamente, como explica Aurélio Lameiras, presidente do clube. “A Federação tem consciência de que é praticamente impossível aos clubes nesta divisão obter receitas suficientes para fazer face às despesas correntes, e por isso decidiu lançar este programa de apoio a que nós, obviamente, concorremos”, esclareceu.
A ADC obteve o valor máximo previsto para cada clube, verbas que vão servir para a instalação de painéis solares, remodelação do sistema de canalização e equipamentos da lavandaria.
“Inicialmente tínhamos um projeto para a remodelação dos balneários, mas dado o elevado número de clubes que concorreram aos apoios, a Federação estabeleceu um limite máximo de 36 mil euros por candidatura”, disse o dirigente do clube carregadense.
“Optámos por isso por um projeto mais modesto, mas que irá traduzir-se numa redução substanciasl da fatura energética do clube, para além dos benefícios parta os nossos atletas”, acrescentou Aurélio Lameiras.
“Estes equipamentos têm ainda a vantagem de serem facilmente amovíveis, e dado que estamos neste momento em tribunal pela posse do terreno onde está instalado o José Lacerda Pinto Barreiros, este fator é também de grande importância”, concluiu.

Fonte: “Nova Verdade”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội