Alenquer e Benfica avança na Taça de Portugal

Dário Santo marcou os três golos dos encarnados
A equipa sénior de hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica (2ª divisão) já está na 3ª eliminatória da Taça de Portugal da modalidade. O emblema alenquerense visitou, esta terça-feira, o reduto do Grupo Desportivo de Vialonga (3ª divisão) onde arrancou um triunfo (2-3) que lhe valeu a passagem à próxima fase da competição. Os três golos da formação encarnada foram apontados por Dário Santo.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vitória importante fora de portas

Rafael inaugurou o marcador aos 65'
O Carregado venceu esta tarde, no distrito de Coimbra, o Tourizense, por 0-2, e subiu assim ao 4º lugar da classificação, ultrapassando o Pinhalnovense, que empatou a uma bola em Mafra.
Rafael e Marco Neves foram os autores dos golos da equipa de Sérgio Ricardo, que viu ainda Moisão falhar uma grande penalidade.
Com esta importante vitória o Carregado passa a somar 39 pontos, os mesmos que o Oriental, que ocupa o 3º lugar da classificação. O líder, Torreense, perdeu terreno, ao empatar em casa com o Sertanense (1-1), somando 43 pontos, mais dois que o Fátima, que está na 2ª posição.
Na próxima jornada o Carregado recebe, no Campo José Lacerda Pinto Barreiros, o Oriental.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica vence em Sesimbra (4-5)

A equipa sénior e hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica regressou às vitórias no campeonato nacional da 2ª Divisão, uma semana depois de ter sido derrotada em casa pelo Oeiras. Na deslocação ao pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra, em jogo alusivo à 17ª jornada, os comandados de Paulo Alves arrancaram uma vitória por 4-5.
Pedro Lourenço e Ivo Saldanha, na primeira parte, e Rúben Martins, Dário Santo e André Garção, na etapa complementar, foram os marcadores encarnados neste jogo que coloca a equipa alenquerense, isolada, no 5º lugar, com 29 pontos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Acidente com autocarro do Legia em Lisboa causa morte de jovem de Alenquer (actualizada)

Uma coluna de quatro autocarros com adeptos, escoltada pela PSP, deslocava-se para o aeroporto quando, pelas 00h20, na Av.ª Fontes Pereira de Melo, junto ao Saldanha, Lisboa, se deu o acidente. O condutor da viatura ligeira, um Audi, ficou encarcerado ainda com vida, mas acabou por morrer momentos mais tarde, apesar das várias manobras de reanimação por parte das várias equipas de socorro no local. Há ainda registo de ferimentos leves entre alguns passageiros, mas os adeptos acabaram por seguir viagem.
"Confirma-se que há uma vítima mortal. Quando chegámos ao local ainda estava com vida e o desencarceramento demorou algum tempo. Mas o condutor acabou por falecer apesar das manobras de reanimação, tendo sido declarado o óbito", disse o subchefe do Regimento de Sapadores de Lisboa, Joaquim Lopes.
A colisão foi fatal para Gustavo Macedo, um jovem de Ribafria, no concelho de Alenquer. O estudante de gestão hoteleira, de 22 anos, filho de uma professora e de um inspector-chefe da PJ, foi abalroado por um dos veículos, tendo morte imediata. Familiares da vítima disseram ao CM que o jovem tinha estado com a família em Ribafria, Alenquer, e regressava a casa ao volante do seu Audi A3.
Pelas 00h15, a apenas 500 metros da casa, propriedade da avó e situada na rua Gomes Freire, onde residia em tempo de aulas, o jovem, acabou por colidir com um dos autocarros, na avenida Fontes Pereira de Melo. A vítima, que ficou encarcerada, foi socorrida pouco depois, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
As circunstâncias em que ocorreu a colisão estão a ser investigadas pelas autoridades, desconhecendo-se qual dos veículos terá desrespeitado os sinais luminosos e se a marcha de emergência era a adequada. 

Fonte: “Correio da Manhã” 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado apresenta Moção que exige medidas contra insegurança

José Manuel Mendes fala num "barril de pólvora"
O agravamento da insegurança no Carregado, caracterizado, nas últimas semanas, por uma sucessão de assaltos, nalguns casos envolvendo criminalidade violenta, está a condicionar fortemente o dia-a-dia da freguesia mais populosa do concelho de Alenquer.
O presidente da junta carregadense classifica a situação como “um barril de pólvora” e dando voz ao sentimento de insegurança e à preocupação da população pelos constantes assaltos, José Manuel Mendes afirmou que vai apresentar na reunião da Assembleia Municipal de Alenquer uma moção, a enviar ao Primeiro-Ministro, ministro da Administração Interna e comandante-geral da GNR.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cinco ausências para Touriz

Paulino continua a recuperar de lesão
Eduardo, Ivo, Ganhão, Russo e Carlos Fernandes, lesionados, falham o jogo com o Tourizense.
Depois do desaire na última jornada frente ao Torreense (1-2), o Carregado já aponta ao Tourizense. Para a deslocação a Touriz, o treinador Sérgio Ricardo não vai contar com os préstimos de Eduardo (estiramento na perna direita), Ivo (lesão na virilha), Ganhão (operado ao cotovelo esquerdo), Carlos Fernandes (lesão nos adutores) e Russo (com um problema dentário).
Paulino (na foto), que abandonou o jogo com o Torreense, com queixas no gémeo da perna direita, deverá recuperar a tempo.

Fonte: "A Bola"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ota foi palco do I Open de Portugal: Agarra que é lebre

A Ota recebeu o I Open de Portugal, uma largada de lebres vivas perseguidas por galgos. Um desporto para estômagos fortes.
Trinta corridas depois, os galgos ‘Texas de Bente’ e ‘Morante’ estão presos à mesma trela, prestes a partir para a última corrida. Dos 32 cães e cadelas que se apresentaram ao concurso do I Open de Portugal, estes dois machos são os eleitos para disputar a final. Os cerca de dois mil espectadores que se acotovelam à volta do recinto, montado na Quinta de Paços, nos arredores da vila de Ota, concelho de Alenquer, esperam, ansiosos, pela prova. E eis que sai a lebre a correr esbaforida, logo perseguida pelos dois galgos a grande velocidade. 
A lebre não corre para muito longe, tenta safar-se dos cães com uma série de fintas curtas. Inverte a marcha e, em menos de um minuto, escapa-se do recinto para uma liberdade conquistada ao preço do maior susto da sua vida. Segundos depois, o júri montado a cavalo agita a bandeira branca, cor da coleira do vencedor. 

Ganhou o ‘Texas de Bente’, um cão que Fernando Lopes e a sua equipa trouxeram de Vila Nova de Famalicão. "Não estávamos à espera, é a primeira vez que este cão corre às lebres. Foi uma grande vitória", diz Fernando Lopes, que explica o nome do galgo de dois anos e meio: "Veio da Irlanda com um nome inglês, pusemos ‘Texas’ por que eram as últimas letras do nome original e ‘Bente’ por que é a minha freguesia."

VELOCIDADE E DESTREZA

A primeira prova organizada pela Federação Portuguesa de Galgueiros começa por volta das 10h30 da manhã. Uma fila imensa de carros entope a estrada de terra batida que dá acesso à Quinta de Paços, onde há mais de 20 anos não se faziam largadas de lebres. Os bilhetes custam cinco euros e permitem aos 2 mil espectadores ver as 32 corridas previstas. As regras são simples: os galgos competem aos pares e têm por missão perseguir a lebre, que parte com 100 metros de avanço. Ganha o cão que mais vezes tocar na lebre antes de esta sair do recinto ou até a lebre acabar morta na boca dos cães – o que acontece em mais de metade das corridas. 

Fonte: "Correio da Manhã"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carregado falha «assalto» ao primeiro lugar

O Carregado saiu derrotado, este domingo, em casa, frente ao Torreense (1-2), em jogo da 20.ª jornada do Nacional da II Divisão / zona Sul, perdendo, assim, a hipótese de subir à liderança do campeonato.
Num jogo disputado a ritmo elevado e com grande intensidade, o Torreense colocou-se em vantagem logo aos 3 minutos, com um cabeceamento certeiro de Diego Zaporo. 
A equipa carregadense reagiu bem e fez o suficiente para não sair para o intervalo a perder, mas só aos 64 minutos é que conseguiu empatar, através de Marco Neves. E foi numa altura em que os comandados de Sérgio Ricardo lutavam para dar a volta ao marcador que o Torreense marcou o segundo, aos 73 minutos, num lance confuso, em que o remate do recém-entrado Hugo Firmino acabou por sofrer desvio infeliz de um jogador azul e branco. 
Após esta derrota injusta, o Carregado desce para a quinta posição a seis pontos do líder Torreense (42), vendo-se ultrapassado por Fátima (38), Pinhalnovense (37) e Oriental (36).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica batido em casa pelo Oeiras (2-3)

O Alenquer e Benfica perdeu, este sábado, na receção ao Oeiras, por 2-3, em jogo relativo à 16ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, zona Sul, de hóquei em patins.
A equipa alenquerense entrou bem na partida – disputada no Pavilhão Desportivo Municipal – e colocou-se em vantagem, aos 12 minutos, com um golo de Pedro Lourenço. O Oeiras reagiu bem e deu a volta ao marcador, com tentos de Paulo Rosa (13’) e Hugo Costa (14’), marcando ainda pela terceira vez antes do intervalo, por intermédio de Marcos Pinto.
Na segunda parte, os encarnados reduziram para a margem mínima, por Dário Santo (41’), mas a formação da Linha conseguiu guardar os três pontos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Loja de ouro assaltada no Carregado

Uma loja de compra e venda de ouro no centro do Carregado, no concelho de Alenquer, foi, esta sexta-feira, assaltada, com a funcionária do estabelecimento a ser agredida a murro por um dos assaltantes, informou a GNR.
No assalto, que ocorreu pelas 18:40, foram roubados vários artigos em ouro e dinheiro, cujo montante está a ser apurado. 
A GNR desconhece ainda o número exacto dos suspeitos envolvidos, que fugiram, mas admite mais do que um.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Impasse deixa Concelhia do PS sem líder

Há muito que Riso e Hermínio não se entendem
A liderança da comissão política concelhia de Alenquer do Partido Socialista caiu num impasse, depois de João Hermínio ter apresentado a demissão do cargo em Novembro último, devido ao alegado “clima de instabilidade” que disse existir internamente. Jorge Riso, na condição de número dois da estrutura partidária, deveria assumir a liderança, mas o também presidente da Câmara de Alenquer diz que se vê impedido de o fazer porque o também vice-presidente da autarquia “apresentou internamente a sua demissão, mas não a fez ainda chegar aos órgãos nacionais do partido”.

Notícia desenvolvida na edição de 15FEV2012 do Nova Verdade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Governo reavalia compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota

O secretário de Estado das Obras Públicas transmitiu a 16 municípios do Oeste e da Lezíria do Tejo que vai rever até ao final do ano o pacote de compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota, revelaram as autarquias.
O Governo, cujo interlocutor é o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, e os municípios reabriram hoje as negociações, tendo em vista a concretização dos investimentos prometidos às duas regiões pelo anterior Governo e entretanto congelados pela crise do défice.
Passados mais de três anos após a assinatura do pacote de investimentos, então designado ‘Plano de Acção do Oeste', a Comunidade Intermunicipal do Oeste referiu que o grau de execução das duas centenas de projectos contratualizados não atinge os cinco por cento.
Depois de os investimentos terem sido congelados em 2011 pelo anterior Governo devido à contenção orçamental, os autarcas não querem que o Governo PSD/CDS-PP se esqueça dele, depois das promessas feitas na campanha eleitoral pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
Dezasseis câmaras municipais da zona Oeste e da Lezíria assinaram com o governo socialista, em 2008, o Plano de Acção do Oeste, que contemplava investimentos na ordem dos 2,1 mil milhões de euros até 2017.
O plano, assinado na presença do anterior primeiro-ministro, José Sócrates, destinava-se a compensar os municípios pela deslocalização do futuro aeroporto de Lisboa da zona da Ota (Alenquer) para o campo de Tiro de Alcochete.
O acordo foi assinado com os doze municípios do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e mais quatro da Lezíria do Tejo (Santarém, Cartaxo, Azambuja, Rio Maior).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conheça os títulos da edição de 15 de Fevereiro de 2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Benfica e Sporting participam no Torneio de Carnaval ADC de Futebol de 7

O já tradicional Torneio de Carnaval ADC / EDP de Futebol de 7, que decorre este fim-de-semana, no Carregado, reúne este ano, na categoria de Benjamins, um total de oito equipas, com destaque para a participação de Benfica e Sporting. 
Organizado pela Associação Desportiva do Carregado, com o patrocínio da EDP – Central Termoeléctrica do Carregado, o torneio realiza-se, no sábado, das 9h30 às 18h00, e domingo, das 8h30 às 13h00, no Campo José Lacerda Pinto Barreiros. A competição, que se realiza pelo quinto ano consecutivo, decorrerá dividida em dois grupos de quatro equipas. Almada A.C., Sport Alenquer e Benfica, Sport Lisboa e Benfica e Associação Académica de Santarém integram o grupo A, enquanto o grupo B é composto por Carregado, Sporting Clube de Portugal, G.D.P.C: Costa da Caparica e Sport Lisboa e Cartaxo.

Fonte: "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Águas de Alenquer leva consumidores ao desespero

Faturas com quantias astronómicas, 50 dias de período facturado, contas enviadas em cima da data-limite para pagamento... assim anda a Águas de Alenquer. Poderíamos até escrever (mais) um bom artigo, mas nada melhor que deixar os nossos próprios leitores contarem de viva voz o que lhes tem sucedido... e o que lhes vai na alma.
"Escrevo estas linhas para manifestar a minha revolta e indignação pela situação criada pelas Aguas de Alenquer aos seus utilizadores em geral.
No passado dia 24 de Janeiro, recebo na caixa do correio uma fatura para pagamento do consumo de água relativa ao mês de dezembro 2011.
Ao verificar o valor absurdo a pagamento, tentei desde logo perceber qual a razão do mesmo e noto que a mesma é referente a um total de 50 dias.
Que eu saiba, no nosso calendário o maior mês ainda só tem 31 dias. Para alem disto, enviam a fatura praticamente em cima da data limite para pagamento, que é a 27/1 e sem qualquer aviso prévio de isto iria suceder.
Tento perceber mais e vou à página das ADA e verifico que existe um comunicado, só que está datado de 2/1/2012, ou seja, posterior à data de entrada em vigor das alterações previstas. Recordo que estas alterações foram assinadas e aprovadas de acordo com informações disponíveis no sitio das ADA nas seguintes datas: "A adaptação obrigatória do Contrato de Concessão ao D.L. 194/2009 de 20 de Agosto e a aplicação da Recomendação Tarifária da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos foi alcançada através do Segundo Aditamento ao Contrato de Concessão Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Alenquer, celebrado a 16 de Novembro 2011 após aprovação por deliberação do Executivo Municipal de 05 de Setembro de 2011 e deliberação da Assembleia Municipal de Alenquer de 29 de Setembro de 2011."
Ora, nestes termos, porque é que as AdA não informou atempadamente os seus utilizadores através de uma nota junta às faturas dos meses seguintes, Outubro, Novembro e Dezembro?
E agora como vai ser, será que todos os munícipes irão ter dinheiro para fazer face a um pagamento equivalente a dois meses de faturação? 
E se não o tiverem, vão-lhes cortar o abastecimento? Quais as alternativas disponíveis para o pagamento fracionado sem acréscimo ao valor total da fatura?
Não pode a AdA " mexer nos bolsos" das pessoas e ainda para mais numa altura do ano e da conjuntura económica nacional tão difícil para todos.
Basta de continuarmos a ser os paus mandados destas empresas que abusam do povo só porque não têm quem lhes faça concorrência!
Eu, pessoalmente, irei escrever no respetivo livro a minha reclamação e tudo farei para que outros me sigam nessa intenção.
Basta ...
Alfredo Duarte"
Nota da Directora-Adjunta: No meu caso pessoal, a factura foi de 45 dias. Onde é que estava a indignação de Jorge Riso quando aprovou o contrato de concessão?

Fonte. "Fundamental"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

RAMIRO RODRIGUES «Alenquer é um concelho com viabilidade, mas há que estruturar, criar oportunidades e inovar»

O empresário carregadense Ramiro Rodrigues é de opinião que “alguns concelhos da região desenvolveram-se mais do que Alenquer nas últimas décadas, aproveitando melhor as oportunidades dos fundos europeus e investindo na altura certa, nomeadamente na criação de parques industriais e de emprego”, e considera, por isso, premente “ir à procura de soluções e criar condições para o concelho ser mais dinâmico e mais agressivo”. Na sua perspectiva, Alenquer “é um concelho com viabilidade, mas há que estruturar as coisas e criar oportunidades para os agricultores, para os empresários e para os comerciantes, e tentar arranjar alguma inovação, com os seus produtos, para que possamos marcar alguma diferença e conseguir conquistar algum mercado”.
Em entrevista ao Nova Verdade, o presidente do Grupo Sobralpeus, faz um balanço dos 41 anos de vida da empresa-mãe, com sede no Carregado, que ocupa um lugar de destaque entre as maiores empresas nacionais do sector automóvel. Uma empresa que, sendo um dos principais empregadores da região, está a ressentir-se fortemente da crise e luta neste momento para não ter que despedir nenhum dos seus actuais 170 trabalhadores.
Ramiro Rodrigues, de 62 anos, foi presidente da direcção da Associação Desportiva do Carregado e eleito (como independente) do PS na assembleia de freguesia carregadense, tendo assumido no ano passado a liderança da Delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa. Em relação à crise que atirou Portugal para uma recessão profunda, diz que “é fruto de uma má gestão política” e que, agora, “o Governo pouco manda ou nada, porque, infelizmente, chegámos a um ponto em que o nosso primeiro-ministro tem que copiar as ordens que lhe são escritas [pela “troika”] para cumprir”.


Entrevista que pode ler na edição de 15FEV2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Idosa fica sem a reforma

Uma mulher de 72 anos foi ontem vítima de roubo por esticão, no centro de Alenquer, tendo ficado sem a reforma. A vítima foi ao balcão dos CTT local e, à saída, foi alvo do ataque de uma mulher que ia num automóvel. A assaltante puxou a mala da vítima, onde estavam 300 euros. A GNR investiga.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carlos Granadas reeleito líder da Federação Regional do Oeste da JS

Carlos Granadas, natural de Alenquer, foi reeleito presidente da Juventude Socialista da Federação Regional do Oeste (FRO-JS). Na Convenção Regional, que decorreu em Torres Vedras, no sábado, a moção “Oeste de Frente para o Futuro”, apresentada pelo vencedor, foi a escolhida unanimemente pelos jovens militantes socialistas presentes.
Como prioridades para o próximo biénio, Carlos Granadas destacou “o combate ao desemprego jovem e a aposta na qualificação e educação pública de qualidade, a formação política de militantes e simpatizantes da JS através da constituição de plataformas de discussão abertas à sociedade e realização de iniciativas de discussão e formação, e as eleições autárquicas de 2013”.
A sessão de encerramento da Convenção contou com a presença de representantes de todos os concelhos que compõem a FRO (Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e intervenções do presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Miguel, do presidente da FRO-PS, Rui Prudêncio e do secretário-geral do PS António José Seguro que, de forma unânime, felicitaram e enalteceram o trabalho desenvolvido pela JS na pessoa do líder reeleito e sua equipa.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Empate que até é lisonjeiro

Carlos Fernandes foi titular, tal como no jogo da 1ª volta
O Carregado conquistou um ponto na deslocação à Sertã, este domingo, graças a um golo de Moisão obtido de grande penalidade, em jogo da 19ª jornada do Nacional da II Divisão / Zona Sul.
Custódio colocou a equipa da casa em vantagem, aos 42 minutos, mas o Carregado reagiu de imediato e empatou ainda antes do intervalo, numa grande penalidade convertida por Moisão.
A segunda parte foi toda ela dominada pelo Sertanense, que podia ter feito o segundo de grande penalidade, aos 66 minutos, mas Diogo Ribeiro atirou ao poste.
Apesar do mau jogo realizado, o Carregado aguentou a carga do Sertanense na ponta final da partida, que remeteu a equipa comandada por Sérgio Ricardo completamente para a defesa. Godinho entre os postes e Paulino num corte de carrinho aos 80’, seguraram o empate. 
Com este resultado, o Carregado mantém o 2º lugar, mas fica agora a três pontos do líder Torreense (venceu em casa o Monsanto, por 2-1), que recebe na próxima jornada.  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica vence Campo de Ourique (5-1)

Dário Santo "bisou"
O Alenquer e Benfica venceu este sábado o Campo de Ourique, por 5-1, em jogo da 15ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, zona Sul, de hóquei em patins.
A formação alenquerense chegou ao intervalo em vantagem (2-0) sobre o conjunto visitante, tendo acabado por controlar o resto do jogo e vencido por uma margem de quatro golos.
Os tentos dos encarnados foram apontados por Dario Santo (2), Rúben Martins (2) e Pedro Lourenço (1). Pedro Teixeira marcou o tento de honra do Campo de Ourique.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Balcão único para melhor atender e optimizar recursos

Um pequeno investimento mas uma grande mudança. Pode ser esta definição do projecto de Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Alenquer. 
Com um investimento de mil euros, a autarquia passou a ter centralizado num único local no edifício da câmara o atendimento referente aos serviços municipais do urbanismo e ao departamento administrativo, ficando, por agora, de fora a acção social, da educação, da topografia, dos direitos de autor e da contabilidade. Também a tesouraria está dentro deste projecto. 
Este é um balcão recente, tendo a sua entrada em funcionamento ocorrido a 16 de Março de 2011, mas os objectivos são claros. De acordo com Ana Brázia, Directora do Departamento Administrativo e Financeiro da Câmara Municipal de Alenquer e responsável pelo BUA, este espelha «o esforço que a autarquia está a realizar no âmbito da modernização administrativa. A implementação desta medida decorre da necessidade de rentabilizar e optimizar recursos e de prestar serviços integrados e em tempo útil, garantindo uma resposta cada vez mais pronta e eficaz às necessidades dos cidadãos e das empresas». 
Com este balcão a edilidade de Alenquer pretende simplificar e agilizar os processos, o que irá trazer benefícios tanto para os cidadãos como para a própria autarquia. 

Munícipes e funcionários beneficiados

No que concerne aos cidadãos estes passam a ter um acesso mais cómodo e rápido aos serviços de atendimento presencial, uma vez que os mesmos estão centralizados num só local e ainda terão um atendimento mais eficiente, por força da necessidade que houve de integrar a informação para a mesma estar acessível a quem faz esse mesmo atendimento. 
Do lado dos serviços internos da autarquia, o projecto veio optimizar recursos, permitindo uma maior racionalização dos mesmos, assim como levando a uma maior partilha e integração de meios e de informação entre serviços. 
Para o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Jorge Riso, e embora o BUA seja recente, «se os pressupostos que estão inerentes à criação de um atendimento centralizado forem alcançados, todos serão beneficiados. Os funcionários melhoram a sua imagem junto dos munícipes e estes usufruem de serviços de maior qualidade, competitivos e consentâneos com as necessidades e desafios globais». 
Por agora esta centralização do atendimento é apenas presencial, contando o BUA com quatro funcionários, que são responsáveis por uma média mensal de 800 a 1000 atendimentos, mas os planos passam por disponibilizar o atendimento online, embora a autarquia até já conte com um balcão virtual no seu site. 


Projecto: Balcão Único de Atendimento 
Entidade Responsável: Câmara Municipal de Alenquer 
Responsável: Ana Brázia 
Início da Implementação: 16 de Março de 2011 
Data de Lançamento Público: 16 de Março de 2011 
Contactos: Telefone: 263 730 900; E-mail: geral@cm-alenquer.pt ; Morada: Paços do Concelho, Praça Luís de Camões, 2580-317 Alenquer

Fonte: www.i-gov.org

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Municípios criam rede nacional de rotas de vinhos

Autarquias produtoras de vinho querem aumentar a competitividade do enoturismo português, promovendo em conjunto no exterior as 14 rotas regionais existentes no País.
Reunida hoje em Alenquer, a Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV) decidiu criar o Clube Rotas de Vinho para haver em Portugal “um turismo de vinho de qualidade, organizado, integrado e coordenado”, já que “só através deste modelo se poderá eficazmente aumentar a competitividade a partir da soma dos valores diferenciais de cada uma das rotas do vinho, que irão compor este Clube”.
O plano passa por promover o produto turístico "Rotas do Vinho de Portugal", que poderá vir a juntar as actuais 14 rotas do vinho – Alvarinho, Cister, do Porto, Trás-os-Montes, Verdes, Bairrada, Dão, Lisboa, Bucelas, Carcavelos e Colares, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores –, embora neste momento só nove delas estejam a operar em pleno.
De acordo com o documento distribuído na reunião, a que o Negócios teve acesso, o “clube” irá organizar toda a oferta existente de enoturismo nas suas várias vertentes (hotéis, restaurantes, vinícolas, Agências de Viagens, bares de vinho, entre outros) e “incentivar o trabalho em parceria entre o sector público e privado para garantir aos turistas um serviço de qualidade, para tornar as rotas mais competitivas e assim poderem alcançar uma maior quota de mercado”.
Dirigido tanto a consumidores ocasionais, interessados e profissionais, o plano da AMPV prevê que o processo de adesão das diferentes rotas regionais ao Clube Rotas de Vinho decorra durante o segundo semestre de 2012.
Segundo os dados gerais do Turismo de Portugal, publicado em 2006, a procura primária na Europa pelo enoturismo era de 600 mil viagens internacionais por ano, o que correspondi a 0,25% das viagens de lazer realizadas para europeu. A previsão de crescimento anual apontava então para valores entre os 7% e os 12%.
Na mesma apresentação são apontadas vantagens para os territórios deste modelo integrado para a promoção das rotas: promove o desenvolvimento turístico sustentável, dinamiza as economias locais, promove a inversão da sazonalidade do turismo, melhora o índice de satisfação pela qualidade dos serviços oferecidos; oferece um produto de maior qualidade e mais competitivo. atrai investimentos para os territórios, promove novos oportunidades de negócio e promove a fixação da população no território.
Além do Clube Rota dos Vinhos, outra acção estratégica que saiu da reunião desta manhã dos autarcas foi a de operar um modelo de certificação de cada uma das rotas, sendo proposta a adesão a um “manual de boas práticas”.

Fonte: www.jornaldenegocios.pt

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer incentiva a leitura Feira do Livro Low Cost

O Município de Alenquer organiza durante o mês de Fevereiro uma Feira do Livro Low Cost.
O evento decorre no espaço da Biblioteca Municipal e à venda estarão várias centenas de livros, dos mais variados géneros desde o romance, passando pela aventura e não esquecendo os dedicados aos mais pequenos.
A autarquia espera com esta iniciativa fortalecer hábitos de leitura, apoiar a educação e estimular o conhecimento. Quanto às receitas desta iniciativa, 20% das vendas revertem a favor da biblioteca em livros para enriquecer o seu espólio. 
A Biblioteca Municipal de Alenquer encontra-se aberta de Segunda a Sexta das 10:00 às 19:00 e Sábados das 10:00 às 17:00.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vereador da CPNT propõe instalação da GNR em escolas desativadas de Carregado e Alenquer

A Coligação Pela Nossa Terra (CPNT), através do vereador Nuno Coelho, apresentou na última reunião de câmara a proposta para que possa ser transmitido ao Ministério da Administração Interna (MAI) a disponibilidade da autarquia em ceder as instalações da antiga escola do 1º ciclo do ensino básico do Carregado (perto da junta de freguesia) para a instalação de um posto de segurança naquela vila.
Defendendo que “a construção de um novo quartel a meio caminho das vilas de Alenquer e Carregado não seria uma boa opção para um policiamento de proximidade”, a CPNT avançou com a proposta de localização do quartel em escolas descativadas, adiantando para isso que se fosse necessário uma nova localização para o posto existente em Alenquer pudessem também ser cedidas pela câmara as instalações do antigo Jardim de Infância das Paredes. O objetivo seria manter os postos de segurança dentro das respetivas áreas urbanas, em imóveis que, alegadamente, “requerem apenas obras de adaptação, ao invés de [ser necessária e se fazer] nova construção”.  
A proposta do vereador social-democrata foi aceite pelo executivo camarário alenquerense como solução a apresentar ao MAI.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

AMPV reúne com as Rotas de Vinho em Alenquer

A AMPV no seguimento da Conferência Nacional sobre as Rotas de Vinho, realizada a 11 de Novembro de 2011, em Barcelos, vai em parceria com a Rota do Vinho de Lisboa e a Rota de Vinhos de Bucelas, de Carcavelos e de Colares promover uma reunião de trabalho com as todas as Rotas de Vinho de Portugal, no próximo dia 9 de Fevereiro (quinta-feira), na Porta da Rota de Vinho de Lisboa, em Alenquer.
Esta reunião terá como ponto principal a preparação e a organização de acções em conjunto com todas as rotas, para o 2.º semestre de 2012 e, também, a criação de uma rede formal de cooperação e promoção do produto enoturístico “Rotas de Vinho de Portugal”.
Programa
10h:00m - Recepção aos convidados;
10h:30m - Inicio da Reunião
(Boas Vindas pelo Presidente da CVR Lisboa, o Presidente da Rota de Vinho de Lisboa e o Presidente da Câmara de Alenquer);
11h:00m - Apresentação das conclusões da Conferência Nacional dasRotas do Vinho e da reunião de trabalho do Grupo Nacional das Rotas do Vinho;
11h:30m - Discussão de actividades a realizar em conjunto com todas Rotas do Vinho, para o ano de 2012, e a apresentação do projecto do Clube Rotas do Vinho;
12h:30m - Apresentação da Expo.tur – 1.ª Feira do Turismo Rural e Natureza - Luís Galvanito - Turi Portugal;
13h00m - Almoço - Convidado Dr. Timóteo Gonçalves - Halcon Viajes - Oferta do Produto Rotas do Vinho;
15h:30m - Visita ao Monte d’ Oiro - do Eng.º Bento dos Santos;
17h:00m – Encerramento.

Fonte: www.rostos.pt

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ninguém dava nada por eles e já estão no 2º lugar

Com golos de Marco Neves (2) e Eduardo, o Carregado venceu este domingo o Moura por 3-0, em jogo da 18ª jornada do Nacional da II Divisão / Zona Sul.
O triunfo dos carregadenses começou a ser construído aos 16 minutos, na sequência de um canto batido na direita por Russo que mereceu emenda certeira, de cabeça, por parte de Marco Neves. 
O destaque da partida vai para o golo espetacular do mesmo Marco Neves, aos 77 minutos, um remate de fora da área, misto de força e colocação, digno do melhor em campo. Que grande golo de Marco Neves!
A quatro minutos dos 90’, Eduardo, assistido por Carlos Fernandes, confirmou a vitória categórica da equipa comandada por Sérgio Ricardo, que sobe ao 2º lugar da classificação (35 pontos), beneficiando da derrota do Oriental (0-1) em Fátima, e fica a apenas um ponto do líder Torreense, que empatou (2-2) no reduto do Reguengos de Monsaraz.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alenquer e Benfica regressa às vitórias

O Alenquer e Benfica regressou este sábado às vitórias no Nacional da II Divisão de hóquei em patins, zona Sul, batendo o Parede por 1-5, em jogo da 14.ª jornada da prova, disputado no pavilhão do clube da Linha.
Os encarnados, que passaram a somar 23 pontos, contaram com a inspiração e a eficácia de Rúben Martins, que apontou três golos, e de André Garção, que marcou por duas vezes. Pelo meio, João Silva ainda teve tempo para apontar o golo de honra da equipa da casa.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conheça os títulos da edição de 01 de Fevereiro de 2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Autarquia de Alenquer solicita reunião com o Governo para discutir aumento da criminalidade no concelho

O CARREGADO TEM ESTADO debaixo do foco mediático, e não pelas melhores razões: assaltos, carjacking e vandalismo têm estado na ordem do dia, com cinco jovens detidos no espaço de apenas uma semana.
As obras na envolvente do novo centro escolar do Carregado, não têm sido poupadas a esta onda de assaltos, e na última reunião de Câmara o presidente da autarquia informou o executivo do furto de uma retro-escavadora, o último de uma série de roubos nas imediações do complexo escolar.
Jorge Riso não esconde a sua preocupação, pelo aumento da criminalidade, um fenómeno nacional a que Alenquer não tem escapado incólume.
O autarca vai reunir-se com o secretário de estado da Administração Interna para debater o tema, e reconhece que o ideal seria a construção de um posto da GNR no Carregado. Um cenário contudo muito pouco provável dado o quadro de austeridade e contenção como reconheceu Jorge Riso.

Fonte: http://www.radioalenquer.com/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Melhor primeira volta que na última época

AO FIM DA PRIMEIRA VOLTA do campeonato, o Carregado ocupava o 5º lugar, com 26 pontos, correspondentes a 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas - no reduto do Moura (ainda sob o comando de Elói Zeferino) e na deslocação a Vendas Novas e Mafra. Um registo claramente positivo para a equipa carregadense, que na 6ª jornada passou a ser orientada pelo ex-treinador adjunto Sérgio Ricardo, após a saída de Elói Zeferino para o Mafra, já que na última temporada, no final das primeiras 15 jornadas, o Carregado estava na 10ª posição, somando 19 pontos. 
Tendo em conta a turbulência vivida pela formação azul e branca no arranque da época, em que chegou a ser colocada, pela direcção do clube, a possibilidade de desistir da competição, ao ser confrontada com cortes de verbas protocoladas por parte do município, e vendo-se forçada a baixar drasticamente o orçamento da equipa, o que levou à saída de alguns dos habituais titulares (Hugo Cardoso, Tópê, Carolo e Marco Baixinho), a trajectória desportiva do Carregado na primeira volta do campeonato é no mínimo surpreendente e… tem que ser considerada excelente!

Análise desenvolvida na edição de 01FEV2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

LUÍS BARROS MENDES «Alenquer deveria ser um modelo da renovação urbana»

O JOVEM EMPRESÁRIO LUÍS BARROS MENDES considera que “o grande problema do concelho de Alenquer é o mau ordenamento do território” e defende, por isso, que Alenquer deve adoptar como marca distintiva “ser um exemplo de excelente renovação urbana”. No seu entender, é também “fundamental criar um gabinete de apoio ao investimento, para receber de braços abertos, mas com profissionalismo, todos os possíveis investidores no concelho”. 
Em entrevista ao Nova Verdade, o administrador da EMBA – Comércio e Indústria de Embalagem, faz um balanço dos 35 anos de vida da empresa, com sede em Cheganças, cuja gestão partilhada assumiu há seis anos, que tem vindo a consolidar uma posição de liderança no mercado de papel especial, revestido, impresso a flexo ou rotogravura, para embalagem de açúcar em saquetas e pacotes de um quilo. Uma empresa com 11 acccionistas, que emprega 26 trabalhadores e que iniciou em 2011 a aposta na exportação.
Licenciado em Química Tecnológica, Luís Barros Mendes, de 39 anos, foi líder concelhio do CDS-PP entre 2006 e 2010, e é membro da Assembleia Municipal de Alenquer desde Outubro de 2005, eleito pelo CDS-PP nas listas da coligação Pela Nossa Terra. Sem surpresa, assume total concordância com as políticas de austeridade implementadas pelo governo PSD/CDS, que na sua opinião, “além de serem positivas, são as possíveis, mas ainda não são suficientes”.

Entrevista que pode ler na edição de 01 de Fevereiro de 2012 do "Nova Verdade"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội